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A Graça que Elege

  No Antigo Testamento encontramos a graça soberana de Deus como elemento primordial no processo de constituição do seu povo. Os personagens envolvidos com o plano divino não possuíam algo que pudesse fazer com que Deus as escolhessem - veja que o último dos patriarcas no livro de Genêsis é um indivíduo complicado que se mostra um exímio enganador, no entanto, ele foi escolhido para ser pai daqueles que precederiam as doze tribos de Israel e mais, de onde viria o salvador; a saber, Jesus o Cristo. No processo de constituição encontramos a graça que elege apesar das virtudes ou defeitos que alguém possa ter. Veja a seguinte disposição que aponta para a manifestação graciosa de Deus em eleger pessoas:   O filho mais velho de Abraão era Ismael, mas foi Isaque quem recebeu a promessa; O filho mais velho de Isaque era Esaú, mas foi Jacó quem levou a benção a frente; O filho mais velho de Jacó era Rúben, mas seria de Judá que surgiria a linhagem messiânica. Estes hom

ATROPOLOGIA TEOLÓGICA DA SALVAÇÃO

"Por isso, a salvação aponta muito mais para o futuro que para o passado, para o que podemos ser e seremos, muito mais que para o que fomos"... ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA DA SALVAÇÃO  "A vida e a ação de Jesus mostram, claramente, que a salvação que Ele realiza em nome de Deus não é tirar-nos de nossa humanidade mas, antes, tirar-nos daquilo que nos impede de sermos humanos. É nesse sentido que podemos entender, por exemplo, os relatos evangélicos que narram as curas e os exorcismos operados por Jesus: são gestos salvadores que devolvem às pessoas a plena capacidade de humanidade. Nesse sentido fica mais fácil entender que a salvação não é apenas conserto da natureza corrompida pelo pecado, mas muito mais que isso, ela é dom, acréscimo, dádiva, graça, excesso, abundância. Não se trata de refazer o que o humano foi, mais de dar realização plena às suas potencialidades, isto é, fazer com que o humano seja aquilo que é chamado a ser. Por isso, a salvação aponta muito

Peneiras da palavra

Três são as peneiras da palavra: Verdade - só devemos falar o que for verdade  Proveito - só devemos falar o que é proveitoso Momento - só devemos falar no momento certo  Ao falarmos devemos considerar se o que estamos falando é verdade ou apenas boato. Não podemos reproduzir nada sem antes uma boa peneirada na peneira da verdade. A mentira não agrada a Deus, antes é filha do próprio diabo."(...) é mentiroso e pai da mentira" (Jo 8:44 última parte) Após termos peneirado na peneira da verdade, devemos então usar a peneira do proveito. Nem tudo que é verdade deve ser dito - sinceridade demais quebra relacionamentos, traz feridas ao coração. Evite falar o que não tem proveito. Sua palavra tem que ser como semente, deve produzir frutos de alegria.  A última peneira se refere ao tempo certo de falar, pois em alguns momentos temos algo que é verdade que é proveitoso, mas só devemos falar no momento certo. Evite falar demais, a bíblia diz: "Como

A Simplicidade do Evangelho

Vivemos uma época em que o estrelismo se faz cada vez mais forte ante as conjunturas sociais e religiosas. É comum encontrarmos outdoors com imagens de cantores, artistas, bispos, pastores, padres, etc. Quando isto está presente na exterioridade dos meios é preocupante e, muito mais, quando se faz presente no interior do cristianismo - o pensamento dominado pelo desejo de querer aparecer e fazer sucesso, ser notado/a pelos outros. No que atine à religião, em especial, líderes lutam para mostrar quem trabalha melhor, quem é mais organizado, quem tem eventos mais atrativos, quem prega melhor, quem canta melhor, quem tem o maior número de membros e por fim, quem tem mais poder financeiro. Uma série de pessoas se vê refém de igrejas altamente competitivas, de pensamentos complexos, de fé estressante e vivência religiosa distante da simplicidade do Evangelho - a imagem do Cristo que se assenta para ensinar multidões no monte é substituída pela do grande Deus que está cercado de anjo

Dignificados por Jesus

"A multidão comprimia Jesus de modo que o clamor do cego não era ouvido e a visão do cobrador de impostos impedida de alcançar o mestre Jesus. Para piorar a situação do cego, alguém o manda calar a boca, pois o mestre não o ouviria. No entanto, cada vez mais alto ele clamava: “Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim”. O cobrador de impostos sobe em um pé de figueira, por ser de pequena estatura. O cego precisa ser ouvido por Jesus. O cobrador precisa ouvir Jesus. O primeiro está à beira do caminho. O segundo em cima de uma árvore também no caminho. Jesus passa pelo caminho. O clamor é ouvido. Zaqueu é visto. Ao cego Jesus pergunta: “O que queres que eu te faça?”. Para Zaqueu Ele diz: “Hoje me convém pousar em sua casa.”. O cego tinha um problema no corpo e queria a cura. Zaqueu tinha um problema na alma e também queria a cura. O cego queria ver o mundo colorido, vivo. Zaqueu precisava ser vivificado para ver as cores de um novo amanhecer. J

A Graça Através dos Tempos

Interessante que as mudanças que ocorrem através da história acabam sempre revelando porções da graça de Deus em todas as épocas. Como hoje temos a união de pessoas do mesmo sexo legitimada pela justiça brasileira e de vário outros países, a inserção de classes que outrora estavam à margem do convívio social e familiar. Isso nos prova que Deus se revela gracioso para com os necessitados, cumpre-se o salmo de número 12, verso 5: "Por causa da opressão dos pobres e dos gemidos dos necessitados eu me levantarei agora, diz o Senhor; e porei a salvo a quem por isso suspira." Leia o artigo abaixo: John Boswell, historiador e religioso católico, dedicou grande parte de sua vida acadêmica ao estudo do tempo entre o final do Império Romano e início da Igreja cristã. Analisando os documentos legais e da igreja a partir desta época, ele descobriu algo incrível. Havia dezenas de registros de cerimônias da igreja, onde dois homens se juntaram em sindicatos que usaram os

Nascidos de Deus

Jesus aceitou o propósito de Deus antes que qualquer outro ser celestial pudesse aceitar, por dois motivos: primeiro, por quem Ele era: (Filipenses 2:6); segundo, por quem Deus queria que ele se tornasse: (Filipenses 2:7-8) – é importante que reconheçamos quem somos e entendamos que o fato de sermos quem somos não impedirá que Deus nos torne em quem Ele quer que sejamos. Jesus não disse para Pedro, André ou Tiago: “Deixem de ser quem vocês são e sigam-me”. Ele não disse para a mulher: “Deixe de ser mulher para seguir-me”; e ao homem: “Deixe de ser homem”. Quando Cristo chama os seus discípulos, Ele apenas exige que deixem de fazer o que estavam fazendo e passem a uma nova atividade – “Vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens.” (Mateus 4:19). Da mesma forma ao se deparar com a prostituta, que estava prestes a ser apedrejada, a ordem não para que ela deixasse de ser mulher, mas de ser pecadora – “(...) vai e não peques mais.” (João 8:11) – jamais seremos condenados p

Teologia Inclusiva

A Teologia Inclusiva está baseada nos ensinos de Jesus sobre o julgamento e graça: "Não julgueis para que não sejais julgados." (Mateus 7:01), "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho único, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16). A maioria dos cristãos passou a acreditar de forma contrária, alguns deles são líderes de igrejas, no entanto, decidiram que é perfeitamente adequado julgar os outros e declarar uma abominação o que não é condenado pela Bíblia, geralmente, condenam apenas algumas práticas ou crenças que eles decidem ser contrárias à vontade de Deus. Assim, a Igreja muitas vezes tem permitido preconceito para se tornar excessiva e até mesmo dominante em sua filosofia de vida. A Teologia Inclusiva se esforça para aceitar e não julgar ninguém. Ademais, o cristianismo tradicional tem excluído pessoas – alguns são excluídos porque se divorciaram, outros, porque são pais solteiros, outros ai

REFLEXÃO SOBRE CIÊNCIA E RELIGIÃO

"A religião se constitui de dois aspectos: o divino e o humano.  A forma como o homem entende a religião, a cultura que absorveu e que o levou a sua forma de viver, a presença de valores os quais ele preserva para manter esta forma de religiosidade, pode ser sim a sua religião.  Assim há uma diversidade de religiões porque há uma grande diversidade de entendimento entre os homens. O aspecto divino é a grande Lei da Vida , é a harmonia Universal e são as leis que regem a natureza desde o nascimento até a morte de cada célula e, desde a constituição de cada átomo, sobre tudo o que podemos imaginar. De tempos em tempos nasce alguém com a missão de melhorar o entendimento humano sobre essa grande Lei da Vida . Interessante que a maioria deles não está dentro das religiões, mas tornam-se exemplos de liderança espiritual. Todos nós conhecemos sobre a criação divina: somos a imagem e semelhança de Deus. Mas nem todos os homens são iguais. Para que possamos explicar estas

Sal da terra

"Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens."                                                                                                                                                                                                                                                                                                 Mateus 5:13 A escassez de pessoas que sejam exemplos está acontecendo dentro das igrejas de forma intensa – a valorização do ter em detrimento ao ser, o autoritarismo, as disputas por poder, as discussões infundadas para dizer quem é salvo e quem não, a medida do cabelo, tamanho das saias, os cifrões como índice de espiritualidade, tem cegado a igreja, fazendo com que ela se esqueça da ordem de Jesus: “ide por todo o mundo e pregai o Evangelho”. Temos em muito perdido nossa característica maior de chamados para fora