Monday, October 30, 2017

Deus suscita avivamentos

Alguém foi usado, o fundamento é a palavra, o combustível é o arrependimento, o resultado é a Glória de Deus.





Esboço da pregação feita pelo Pastor Marvel Souza à Comunidade Cristã IPEG, no dia 29 de outubro de 2017


Deus suscita avivamentos: 

  1. Por meio da disposição espiritual de indignação contra o fracasso, Deus suscita avivamento - Juízes 6;
  2. Avivamento acontece quando há coerência com a vontade de Deus - 2Crônicas 34:1 -14; 
  3. Por meio da palavra em meio ao quebrantamento, Deus ergue os seus - Neemias 8:1-; 
  4. Deus provoca o homem a buscar a sua face, por meio da sua ausência - Oséias 5:15 "de madrugada me buscarão";
  5. Deus provoca avivamento por meio do silêncio - Amós 8:11 "fome e sede, não de pão, nem de água, mas das minhas palavras";
  6. Um exemplo mais próximo de avivamento é o da reforma protestante (há cerca de 500 anos atrás), por Martinho Lutero, que fundamentado em cinco "solas" elabora as 95 teses que deram forma ao protestantismo.

Os cinco solas:

  1. Sola fide (somente a fé) 
  2. Sola scriptura (somente a Escritura) 1.3 Solus Christus (somente Cristo)
  3. Sola gratia (somente a graça) 
  4. Soli Deo gloria (glória somente a Deus


Obs. O que há em comum entre estes avivamentos: alguém foi usado, o fundamento é a palavra, o combustível é o arrependimento, o resultado é a Glória de Deus.



Thursday, October 19, 2017

Coming Out Day - Saia do Armário

Os cristãos LGBTQs devem viver sem máscaras, sendo exemplo de amor e verdade. 


Seja quem você é. Assumir a sua própria identidade é uma atitude de FÉ!

Texto por Marvel Souza

Desde 1988, a organização americana Human Rights Campaign fundada em 1980, realiza no dia 11 de outubro o National Coming Out Day. O dia simboliza o movimento de gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros se assumirem. 

Segundo a instituição, “26 anos atrás, no aniversário da Marcha Nacional de Washington para o direito de Gays e Lésbicas, o National Coming Out Day foi um lembrete de que nossa ferramenta mais poderosa é o poder de se assumir”. 

Aumentar a visibilidade e ajudar as pessoas a entenderem melhor o que realmente significa ser transgênero, bissexual, lésbica, gay ou assexuado é crucial para superar o ódio, o preconceito e o medo. 

Neste contexto, encontram-se as Igrejas que anunciam a Comunhão Aberta aos LGBTQs. Estas devem conscientizar os seus fiéis sobre a importância de reconhecer e proclamar que Deus ama a todos os LGBTQs e os vê de forma plena. Muitas pessoas ainda são reféns do medo e da indiferença, mas os cristãos LGBTQs devem viver sem máscaras, sendo exemplo de amor e verdade. 

É desafiador para os cristãos LGBTQs assumir a própria identidade e proclamar o amor acolhedor de Deus. Mas,  ao mesmo tempo, é gratificante quando entendemos que essa é a nossa missão, pois o amor de Deus nos coloca em movimento em direção a tantos outros que ainda se veem aprisionados pelo medo. 






 

Monday, October 16, 2017

Ideologia de gênero

No Brasil, o debate sobre a "ideologia de gênero" se intensificou com a estruturação do Plano Nacional de Educação (PNE), em 2014.







A "ideologia de gênero" é uma expressão usada pelos críticos da ideia de que os gêneros são, na realidade, construções sociais. Para os defensores desta "ideologia", não existe apenas o gênero "masculino" e "feminino", mas um espectro que pode ser livremente escolhido pelo indivíduo.
A chamada "ideologia de gênero" representaria o conceito que sustenta a identidade de gênero. Consiste na ideia de que os seres humanos nascem "iguais", sendo a definição do "masculino" e do "feminino" um produto histórico-cultural desenvolvido tacitamente pela sociedade.
Tradicionalmente, a palavra gênero costuma ser interpretada como sinônimo do sexo atribuído, ou seja, correspondente ao órgão sexual que o indivíduo nasceu (pênis é masculino, vagina é feminino). Mas, de acordo com a identidade de gênero, o fato de determinada pessoa ter nascido com o órgão sexual masculino, não faz com que esta se identifique obrigatoriamente como um homem. 
Deste modo, os defensores da nomeada "ideologia de gênero" identificam gênero como a projeção de tudo aquilo o que a sociedade e a cultura esperam que seja típico do comportamento masculino e feminino, por exemplo. E, neste caso, estes comportamentos não precisam estar obrigatoriamente ligados ao sexo atribuído.
Outra confusão comum é entre a identidade de gênero e orientação sexual, sendo esta última referente a preferência sexual que determinada pessoa possui, e que pode ser dividida em: assexual; homossexual; bissexual e pansexual, por exemplo.
Assim, a "ideologia de gênero" seria a abrangência destas ideias, colocando o "gênero" como algo que pode ser mutável e não limitado, como define as ciências biológicas.
No Brasil, o debate sobre a "ideologia de gênero" se intensificou com a estruturação do Plano Nacional de Educação (PNE), em 2014. Neste caso, a proposta do Ministério da Educação (MEC) era incluir temas relacionados com a identidade de gênero e sexualidade nos planos de educação de todo o país.
Os críticos à "ideologia de gênero" acusam esta de servir para doutrinação das crianças, desconstruindo os tradicionais conceitos de família, principalmente aqueles que estão baseados em preceitos religiosos.
No entanto, os defensores da chamada "ideologia de gênero" alegam que o projeto visa reforçar a necessidade para que seja discutido identidade de gênero nas escolas, ajudando a diminuir o preconceito e promover uma futura sociedade com igualdade entre as pessoas.

Bible Study Recap - October 1

📖 Bible Study Recap – October 1 Matthew 14–15: Grace that Provides, Heals, and Transforms On October 1, our Bible Study at Jason Lee Mem...