Wednesday, December 27, 2017

Votos de Casamento - Voto Sacerdotal

Texto por Marvel Souza  (Pastor da Comunidade Cristã IPEG)
Um dos momentos mais especiais na cerimônia de casamento é o momento dos votos sacerdotais, quando os(as) nubentes, diante de todos os presentes firmam compromisso de amor, cumplicidade e fidelidade. Para que este momento seja marcante e reflita com exatidão os princípios fundamentais da vida a dois, os(as) nubentes devem escolher, juntamente com o sacerdote oficiante o voto adequado.

Veja logo abaixo alguns exemplos de votos matrimoniais guiados e recitados:

1. Voto recitado (o sacerdote cita o texto e os(as) nubentes apenas respondem sim no final): 
     -"Você , ...... (nome) está  disposto(a) a prometer diante de Deus e de todos aqui presentes a tomar a este(a) homem(mulher),..... (nome),  para amá-lo(a), honrá-lo(a), consolá-lo(a) e conservá-lo(a), tanto na saúde como na enfermidade, na prosperidade como em seus sofrimentos, e te conservar exclusivamente para ele(a) enquanto ambos viverem?"
2. Voto guiado (o sacerdote cita as frases que serão repetidas pelos(as) nubentes (um por vez)):
      -"Eu,.... (nome), com o coração livre para te amar, respeitar e honrar, diante de Deus e de todos os presentes te recebo como meu(minha) legítimo(a) esposo(a)". 
3. Voto recitado (o sacerdote cita o texto e os nubentes apenas respondem sim no final):
      -"Diante de Deus e de todos os presentes, cumprindo o que a Bíblia nos orienta quanto à constituição familiar,.... (nome),  você está disposto(a) a lutar pela felicidade, paz, permanência e integridade do casamento, a despeito das adversidades das vida a dois - seja na saúde ou na doença, na riqueza ou na pobreza, na alegria ou na tristeza enquanto vivermos? "
4. Voto guiado (o sacerdote cita o texto que será repetido por cada um dos nubentes):
     -"(Nome do outro (a)), eu quero pertencer a você, quero ser seu(sua) companheiro(a), seu(sua) amigo(a),  seu(sua) amante, na dor e na alegria, na aflição e no ânimo, nas derrotas e nas vitórias, nas trevas e na luz. Para isto, estou disposto(a) a colocar minha experiência de vida ao seu alcance. Quero dar-lhe coragem quando você desanimar, dar-lhe esperança quando você estiver descrente, quero ser sua força e escudo nas aflições da vida. (Nome), quero fazer você feliz, muito feliz, todos os dias da minha vida. Conto, para isto, com a luz e a força de Deus."

Sunday, December 24, 2017

Natal Cristão: Cristo Gerado em Nós

Natal Cristão: Cristo Gerado em nós...

(Foto: membros e congregados da Igreja Metodista IPEG)

"Natal é momento de comunhão e devoção. Relembramos o nascimento, alegramo-nos com a salvação e celebramos a libertação - pois Cristo, o verbo de Deus, se fez carne e habitou entre nós, cheio de Verdade e Graça.
Os cristãos devem refletir sobre o Amor, a Graça e a Verdade messiânica. Bem como, sobre as suas práticas - "será que temos vivido o verdadeiro Natal? "
Cristo precisa ser gerado em nossos corações. Somente assim conseguiremos vencer o mal com o bem, a indiferença com o amor, a guerra com a paz, a injustiça com a justiça e a condenação com a graça.

Feliz Natal!"

Texto: Reverendo Marvel Souza (@marvelsouzaoficial)

Tuesday, December 19, 2017

O pior estágio da mágoa - Uma reflexão

Mensagem fruto de uma devocional pela madrugada.


 Leia  e reflita: "o pior estágio da mágoa é quando ela cria raízes no coração - "são as raízes de amargura". É uma ação maligna que mata a vida espiritual do magoado(a) e o(a) conduz a um isolamento fúnebre.

Liberte-se de situações fúteis que aconteceram,  por meio de uma boa dose de maturidade espiritual,  que gera comunhão e santificação. Não deixe que o seu achismo e criticismo te conduzam à frieza espiritual. Em oração, cite as situações ruins que aconteceram e diga eu 'perdoo'.  Se for necessário repita várias vezes, mas não saía do altar sem antes ter seu coração leve. Procure as pessoas e se concerte com elas - não traga bagagens de mágoas para este novo ano. Geralmente o magoado (a) é enganado(a) com a ideia de que quem o(a) magoou é que tem por obrigação de procurá-lo (a). Isso pode ser um engano maligno, pois nem sempre quem feriu o fez com intenção - é irônico esperar pedido de perdão de quem nem sabe o que fez de errado e está levando a sua vida, enquanto o(a) magoado (a) está definhando sem causa, enganado (a). 


Veja algumas ações que caracterizam uma pessoa com raízes de amargura no coração:

1. Isolamento; 

2. Está sempre na defensiva; 

3. Faz críticas destrutivas. 

Siga os seguintes passos para se libertar de toda raíz de amargura:

1. Em oração cite a situação que feriu seu coração e reflita sobre a real procedência dos fatos. Tem sentido a sua mágoa?
2. Libere perdão em oração em voz alta - repita por várias vezes. Narre os fatos e peça ajuda a Deus.
3. Se os fatos tem razão para o concerto, não queira ter razão, seja humilde e procure pela cura e não por explicação. Lembre-se que você também é falível. 
4. Peça ajuda ao seu líder espiritual, converse - isso é uma terapia válida.
5. Peça maturidade espiritual, não se permita ser uma criança birrenta pelos cantos, que está morrendo, mas não aceita ajuda.
6. Reflita se a sua mágoa é fruto da soberba de não reconhecer que errou e precisou ser repreendido(a), ou realmente foi uma falta cometida contra você. Na maioria dos casos o magoado (a) não precisa de receber pedidos de perdão e sim, reconhecer que errou e corrigir sua falta.
7. Não deixe o sol se por sobre a sua ira. Apresse-se!  Você pode estar morrendo por situações fantasiosas.
8. Reflita sobre quantas coisas boas a pessoa com você está magoado(a) já te fez. São mais numerosas do que as faltas? Então, se concentre no fato de que os seres humanos, inclusive você, são falíveis, mas têm muitas coisas boas a oferecer.  Olhe para o bem e deixe que Deus julgue o que de fato é o mal.

Espero ter ajudado você a viver. Não aceite que as mágoas conduzam a tua vida"". 

Texto por Marvel Souza  (Pastor da Comunidade Cristã IPEG)

Bible Study Recap - October 1

📖 Bible Study Recap – October 1 Matthew 14–15: Grace that Provides, Heals, and Transforms On October 1, our Bible Study at Jason Lee Mem...