Saturday, February 24, 2018

Níveis de Relacionamento com Jesus - esboço de pregação

Esboço de pregação ministrada pelo Pastor Marvel Souza na Comunidade Cristã IPEG, no dia 18/02/2018.

"Jesus quer um relacionamento íntimo  conosco! "

Leitura oficial: Lucas 6:12-13 (versão Graça sobre Graça - GsG)

Introdução: Dentre as pessoas que cercaram o ministério de Jesus Cristo, encontramos várias grupos que possuíam objetivos diferentes. Observando cada um destes grupos podemos aprender várias lições para a vida e prática cristã. Cada um dos grupos que será apresentado representa um nível de proximidade maior com Cristo.

Objetivos:
  1. Despertar o interesse de cada pessoa sobre os benefícios de se ter um relacionamento cada vez mais íntimo com Cristo;
   2. Levar os ouvintes à  reflexão sobre o tipo de relacionamento que cada um tem com Cristo;
    3. Mostrar um pouco das diferenças de personalidade de cada apóstolo, para provar a diversidade presente no grupo mais próximo de Cristo. Com isso, conduzir os ouvintes à compreensão de que Cristo escolhe pessoas diversas para torná-las unas, por meio do seu poder transformador.

-Pessoas que cercavam Jesus:

  Multidão (curiosos, necessitados): Mt 4:24-25
  Opositores:Mt 16:1;  22:15-34
  Discípulos:Mt 5:1
  Apóstolos: Lc 6:12-18

-Nível de relacionamento com cada categoria:

   1. Multidão: o Deus dos necessitados (Mc 1:34);
   2. Opositores: o agitador das multidões (Mt 22:15-34)
   3. Discípulos: o Mestre (Mt5:1)
   4. Apóstolo: amigo (Jo15:15)

-Cada categoria possui interesses diferentes

   1. Multidão: Quer resposta das suas  necessidades;
   2. Opositores: Querem culpar Jesus;
   3. Discípulos: Querem aprender com Jesus; 
   4. Apóstolo: Querem aprender sobre Jesus e ensinar  sobre Jesus.

-Em qual categoria você se encaixa? :

   Nós já fomos multidão, opositores e discípulos, e também podemos aprofundar mais ainda o nosso relacionamento com Cristo, ao ponto sermos seus representantes (2Co 5:20), exalando seu bom perfume  (2Co 2:15) - ensinando o que vemos e ouvimos do próprio Cristo.

Conclusão: contar a parábola 'O Senhor e seus 4 filhos (o judicialista, o ímpio, o justiça própria, o arrependido). 

Obs. Sugerir a leitura do livro 'Eu Creio, mas tenho dúvidas' (Ricardo Gondim). E 'Simplesmente como Jesus' (Max Lucado).


Tuesday, February 6, 2018

Família, lugar de perdão.

"O perdão é a assepsia da alma, a faxina da mente e a alforria do coração"


'FAMÍLIA, LUGAR DE PERDÃO'...

"Não existe família perfeita. Não temos pais perfeitos, não somos perfeitos, não nos casamos com uma pessoa perfeita nem temos filhos perfeitos. Temos queixas uns dos outros. Decepcionamos uns aos outros. Por isso, não há casamento saudável nem família saudável sem o exercício do perdão. O perdão é vital para nossa saúde emocional e sobrevivência espiritual. Sem perdão a família se torna uma arena de conflitos e um reduto de mágoas.

Sem perdão a família adoece. O perdão é a assepsia da alma, a faxina da mente e a alforria do coração. Quem não perdoa não tem paz na alma nem comunhão com Deus. A mágoa é um veneno que intoxica e mata. Guardar mágoa no coração é um gesto autodestrutivo. É autofagia. Quem não perdoa adoece física, emocional e espiritualmente.

E por isso que a família precisa ser lugar de vida e não de morte; território de cura e não de adoecimento; palco de perdão e não de culpa. O perdão traz alegria onde a mágoa produziu tristeza; cura, onde a mágoa causou doença."

Papa Francisco.

Bible Study Recap – September 17, 2025

Exploring Expressions of Grace in Matthew 10 & 11 One of the beautiful things about gathering for Bible study is how God’s Word continu...