Thursday, January 17, 2019

Um Cristão PODE BEBER? (Carta Pastoral do Conselho Doutrinário da Igreja Metodista IPEG)





Carta Pastoral do Conselho Doutrinário da Igreja Metodista IPEG 



Brasília 17 de janeiro de 2019

João Wesley, fundador do movimento Metodista, não se conformou com os estragos que o álcool causou às famílias e aos/as cidadãos/ãs ingleses do século 18. Será que hoje é diferente? Violência, divórcios, brigas e centenas de milhares de mortes, sejam por doenças ou acidentes de trânsito.

Será que devo me privar da liberdade, pois alguns não fazem bom uso dela? Será que uma atitude proibicionista é a solução? A Igreja Metodista IPEG está aberta a estas questões e se posiciona da seguinte maneira:

- Os cristãos metodistas devem adotar uma postura de equilíbrio e moderação quanto ao consumo de bebida alcoólica;
- Pessoas que têm predisposição ao vício, são aconselhadas a se absterem totalmente do consumo;
- Quando os encontros e reuniões com familiares e amigos só são plenos com o consumo de bebida alcoólica, é sinal de que as relações interpessoais estão estragadas e precisam ser revistas e corrigidas;
- O consumo frequente de bebida alcoólica ao ponto da embriaguez não encontra respaldo bíblico e pode promover brigas, degradação moral, separações e doenças;
- Recomenda-se aos cristãos metodistas que não frequentem ambientes onde as pessoas são dadas a bebedeira desenfreada ao ponto da embriaguez. Caso seja necessário estar nestes ambientes, que possam influenciar positivamente a vida de todos, por meio do domínio próprio e temperança;
- Os cristãos metodistas que adotaram a posição de abstêmios, não devem julgar por isso, serem mais santos que os demais que adotaram uma posição de moderação em relação ao consumo de bebida alcoólica;
- Nas festividades e eventos oficiais realizados pela Igreja Metodista IPEG (Reuniões, Retiros, Cultos, Celebrações em geral) é terminantemente proibido o consumo de bebida alcoólica;
- As finalidades do consumo de bebida alcoólica, quando motivado por problemas emocionais, tendem a ser prejudiciais e podem se tornar um aprisionamento;
- A exposição nas redes sociais, com apresentação de rótulos, copos, latas e garrafas de bebidas alcoólicas, com o intuito de ser fazer descolado, é fútil e não reflete a seriedade que nos é confiada pelo Evangelho de Cristo. Os cristãos devem prezar pela pregação do Evangelho em todos os espaços que lhe são acessíveis;
- Em nenhuma instância da fé o vício do álcool é admitido como algo normal.

Leitura bíblica recomendada: Gálatas 5:13-26; Efésios 5:18; Provérbios 23:29-30; Provérbios 23:20-21; Romanos 12:1-2.



Atenciosamente,

Conselho Doutrinário da Igreja Metodista IPEG

Tuesday, January 15, 2019

Posicionamento da Igreja Metodista IPEG quanto ao armamento da população civil

Igreja Metodista IPEG



Posicionamento da Igreja Metodista IPEG quanto ao armamento da população civil:

Brasília 15 de janeiro de 2019

Preocupados com as ações do governo do presidente Jair Bolsonaro quanto ao armamento da população civil, o Conselho Doutrinário da Igreja Metodista IPEG, vem por meio deste, posicionar-se a favor do Evangelho da paz, amor, regeneração, salvação, fé e graça.

Rejeitamos enfaticamente toda tentativa de construção da paz que se dê pela reprodução dos mecanismos de morte. Cremos que Segurança Pública se faz com políticas públicas que combinem mecanismos de redução e prevenção da violência com garantia de direitos, superação das desigualdades históricas do nosso país, planejamento e gestão da informação, qualificação do aparato de segurança e investimento na juventude.

Por isso, com amor e firmeza, nos posicionamos em defesa da manutenção do ESTATUTO DO DESARMAMENTO no Brasil. Cremos não apenas na sua contribuição como instrumento importante para a redução do número de vítimas letais, mas também na sua coerência com o princípio do fomento da Paz, tão importante na mensagem do Cristo e nas palavras dos Evangelhos.

Exigimos, sim, políticas públicas e leis que tenham como prioridade e referência a Paz, a Justiça e a Defesa da vida para todos.


Assim, crendo, assinamos:

Conselho Doutrinário da Igreja Metodista IPEG (Pr Marvel Souza, Pra Ana Rantie e Evg Raphael Lira)

Friday, January 11, 2019

Evolucionismo X Criacionismo

EVOLUCIONISMO X CRIACIONISMO - QUESTÃO JÁ SUPERADA - Por Hermes C. Fernandes (Doutor em Ciência da Religião)

* Não preciso ser conservador para ser cristão.
* Não preciso ser homofóbico para ser cristão.
* Não preciso ser misógino para ser cristão.
* Não preciso ser criacionista para ser cristão.
* Não preciso ser nacionalista para ser cristão.
* Não preciso apoiar o atual governo para ser cristão.
* Não preciso ser xenófobo para ser cristão.
* Não preciso ser contrário a qualquer manifestação cultural para ser cristão.
Sobre a teoria da evolução, muitos cristãos sinceros acreditam piamente nela. Um dos primeiros deles foi Pierre Teilhard de Chardin (Leiam "O fenômeno humano"). Atualmente, um dos mais proeminentes defensores do chamado evolucionismo teísta é o Dr. Howard J. Van Till, um cristão evangélico, professor de física no Calvin College em Grand Rapids, Michigan. Outro famoso Evolucionista Teísta que despontou na mídia recentemente é o Dr. Francis Collins, diretor do Projeto Genoma, autor do livro "A Linguagem de Deus". Collins era ateu e converteu-se à fé durante o projeto Genoma. Para um evolucionista teísta, o Criador usou de processos naturais que Ele mesmo instituiu para ordenar o universo como o conhecemos.
Há questões que só vêm para dividir. Algumas delas já não têm qualquer relevância, ainda que tenham tido em algum período da história. O fato é que já foram superadas, ficando para trás.
Mas sempre tem quem queira ressuscitá-las.
Constatamos isso na conversa entre Jesus e a Samaritana. Quando percebeu que Jesus a conhecia de maneira sobrenatural, ela tentou desviar o foco para uma questão que já deveria ter sido superada: Onde, afinal, se deveria adorar a Deus, no Templo em Jerusalém, como alegam os judeus, ou no Monte Gerizim, onde a bênção do pacto foi proferida, como advogam os samaritanos?
Obviamente, ela esperava que Jesus tomasse partido pela opinião dos judeus, porém, Ele percebeu sua tentativa de desviar o foco da conversa, e respondeu:
“Mulher, crê-me, a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai (...) Vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade” (João 4:21,23a).
Hoje temos nossas próprias questões. Algumas delas remontam séculos de discussão acalorada, como as que se seguem:
* Batismo por aspersão x batismo por imersão.
* Arminianismo x Calvinismo (Livre arbítrio humano x Soberania Divina)
* Cessacionismo x Contemporaneidade dos dons
* Mulheres podem ser pastoras?
E tantas outras!
Mas talvez a que mais tem rendido pano para manga ultimamente seja Criacionismo x Evolucionismo, ou se preferirem, Fé x Ciência.
Imagine se naquela época Jesus insistisse com a Samaritana que o lugar correto de se adorar a Deus era o Templo em Jerusalém. Ora, samaritanos não eram bem-vindos ali. Sua entrada era vetada pelos sacerdotes. E a recíproca era verdadeira. Judeus não eram bem-vindos nas cercanias de Samaria.
De maneira análoga, não podemos insistir com a ideia de que os cientistas de nosso tempo aceitem o criacionismo da maneira como tem sido exposto e acreditado por séculos. E nem podemos exigir que seja ensinado nas escolas como ciência. Lugar de se ensinar o Criacionismo ou qualquer outro dogma religioso é na igreja!
Posicionar-se radicalmente contra os postulados científicos é adotar uma postura anacrônica. Basta deixar cada coisa em seu devido lugar.
As questões com que lida a Ciência são distintas das questões com que lida a Fé.
A Ciência se preocupa em responder “onde”, “quando”, “como”. Enquanto a Fé se preocupa em responder “quem” e “por que”.
Feito do barro, a Bíblia apresenta o homem como um vaso em processo de modelagem. Parece-me plausível acreditar que a roda usada pelo oleiro para modelar-nos ao longo das eras tenha sido a evolução. Isso não muda o fato de que fomos feitos para o louvor de Sua glória.
Tal qual fez Jesus em Sua sábia resposta à Samaritana, podemos antever o dia em que Fé e Ciência caminharão de mãos dadas, deixando para trás os antigos conflitos, e reconhecendo sua dependência mútua. Onde a ciência se cala, a fé se pronuncia. Onde a fé se cala, a ciência investiga.
Vai chegar a hora, e já chegou, em que o importante não será se o homem foi feito diretamente do pó da terra, ou se foi fruto de um longo processo evolutivo, mas o propósito para o qual veio a existir.
Vai chegar a hora, e já chegou, em que teólogos e cientistas deixarão suas trincheiras, e unirão esforços para atenuar o sofrimento humano, e prover-lhe esperança de dias melhores.

Tuesday, January 1, 2019

Votos de Año Nuevo de la Iglesia Metodista IPEG

La Iglesia Metodista IPEG desea a todxs un año nuevo lleno de bendiciones de parte de Dios!
Creemos que los nuevos logros en 2019 dependerán de nuestros esfuerzos en lo que es el propósito de Dios para nuestras vidas. Por tanto, descubra el propósito de Dios para su vida, consultando su palabra y por medio de la oración.
Que este año que se inicia podamos valorar más la vida con Dios y en comunidad de fe - vamos a congregar más y vivir en comunión!
¡Que este año que se inicia podamos sustituir la murmuración por el optimismo ferviente!
¡Que seamos llenos de compasión, amor, fe, gracia y esperanza!
¡Que llevemos la palabra de la Reconciliación a todas las personas!
Que la humildad sea un ancla, la felicidad un propósito, la fe una práctica, la paz una realidad y el amor la fuerza que nos mueve!
¡Feliz 2019 !!!!
Votos de Año Nuevo de la Iglesia Metodista IPEG

Bible Study Recap - October 1

📖 Bible Study Recap – October 1 Matthew 14–15: Grace that Provides, Heals, and Transforms On October 1, our Bible Study at Jason Lee Mem...