Monday, March 11, 2019

Igreja Metodista IPEG - Uma Igreja Reconciliadora no Brasil

"(...) considerados Reconciliadores em relação ao ensino e prática da Inclusão Eclesial Plena de todas as pessoas, e Povo Metodista de Coração Aquecido em relação à Tradição Cristã Metodista da Santidade Social, do Aperfeiçoamento em Amor e da Pregação da Graça Divina". 



A Igreja Metodista IPEG faz parte do movimento de Reconciliadores, que hoje conta com mais de 1320 Igrejas que pregam e exercem a Fé de Inclusão Eclesial Plena de Pessoas LGBTQI+ .

As Igrejas Metodistas Reconciliadoras, em contrapartida do Plano de uma Igreja Tradicional, voltada apenas para tradições e concepções doutrinárias anti-LGBTQIA+, fortalece suas coalizões regionais para se organizarem em função da implantação de uma Teologia Afirmativa, progressista e prática em todas as suas igrejas. Isso sem deixar o fervor e ardor metodista ensinados por seu fundador João Wesley no século XVIII - considerados Reconciliadores em relação ao ensino e prática da Inclusão Eclesial Plena de todas as pessoas, e Povo Metodista de Coração Aquecido em relação à Tradição Cristã Metodista da Santidade Social, do Aperfeiçoamento em Amor e da Pregação da Graça Divina.  

A Igreja Metodista IPEG alinha sua fé e prática à das Igrejas Metodistas Reconciliadoras espalhadas pelo mundo e abre as suas portas para receber a todas as pessoas. E estreita seu relacionamento com a coalizão de Igrejas Metodistas Reconciliadoras da America Latina e Porto Rico, e mantém a filiação às Igrejas Metodistas Reconciliadoras dos Estados Unidos, reafirmando sua luta para que dentro em breve todas as Igrejas Metodistas do mundo se tornem Igrejas Metodistas Reconciliadoras, inclusive as Igrejas Metodistas Brasileiras.

Como prova do seu empenho em ajudar no fortalecimento do movimento, a Igreja Metodista IPEG tem promovido vários eventos com a temática, "Reconciliação, Teologia Afirmativa, Teologia Prática e Teologia Progressista". E elaborou uma agenda de atividades que já estão sendo desenvolvidas. Confira abaixo: 

  1. Prática da justiça social: A Igreja Metodista IPEG tem estabelecido projetos bilaterais de cooperação em Ações Sociais com instituições que acolhem pessoas em situação de rua e/ou em tratamento de saúde. O projeto versa sobre doações, atendimentos e integração com as atividades de culto no templo da Igreja; 
  2. Promoção do conhecimento teológico: A Igreja Metodista IPEG tem provido Conferências semestrais com a presença de pastores e membros Reconciliadores vindos de outros países, com o fito de compartilhar suas experiências com respeito a implantação da Teologia Afirmativa, Prática, Progressista e da doutrina da Reconciliação. Já estiveram aqui no Brasil o Reverendo Israel Izzy Alvaran de São Francisco - Califórnia (EUA) e o Pregador Laico, Lucas Dias Fiel da Igreja Metodista da Ressurreição de Rosário (Argentina); 
  3. Projeto de expansão do movimento de Metodistas Reconciliadores: A Igreja Metodista IPEG tem planos de estabelecer dois Pontos de Pregação em duas cidades brasileiras até o fim de 2019. Para tanto, algumas ações foram adotadas, dentre elas está a ordenação de pastorxs, diáconos (isas) e presbíterxs para que estxs assumam, juntamente com o Pastor Presidente da Igreja Metodista IPEG, os trabalhos de pregação e evangelização. Ademais, a partir deste ano terá início no mês de julho o projeto "Uma Semana para Jesus", que tem como propósito a união das Ações Sociais ao Trabalho de Evangelização para expansão da Igreja. 
Assim, a Igreja Metodista IPEG tem delineado seu perfil social, teológico e espiritual em solo brasileiro.


PERFIL DOUTRINÁRIO DA IGREJA METODISTA IPEG ABERTA AO PÚBLICO LGBTQIA+

É possível ser gay e ser Cristão sim!

A Igreja Metodista IPEG alinha sua prática religiosa à abertura da Comunhão Cristã Aberta a todos os LGBTQIA+, assim como a Rede de Reconciliadores tem feito na Igreja Metodista Unida Americana. Denominada Igreja Reconciliadora (2Co 5:18-19), a Igreja Metodista IPEG acredita que a salvação é realizada por meio da graça divina, mediante a fé em Jesus, que é um dom de Deus, dado independentemente de etnia, idade, gênero, identidade de gênero ou orientação sexual ou status socio-cultural, pois Deus não faz acepção de pessoas; pelo contrário, em qualquer lugar, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável.

Os fundamentos aceitos e ensinados pela Igreja Metodista IPEG são:
  • Amor
  • Graça
  • Comunhão
  • Santidade Social (Ação Social, Compaixão e Piedade)
  • Reconciliação
  • Unidade
  • Diversidade
  • Caridade


ALGUMAS RAZÕES PARA CONGREGAR NA IGREJA METODISTA IPEG...

  1. Porque somos uma Igreja de Comunhão Aberta;
  2. Porque temos como regra de fé e prática a Inclusão Eclesial Plena de todas as pessoas, independentemente de etnia, idade, gênero, identidade de gênero, orientação sexual ou status socio-cultural;
  3. Porque possuímos uma visão teológica progressista, afirmativa e prática;
  4. Porque fazemos parte da maior rede de Igrejas abertas ao público LGBTQIA+ do mundo;
  5. Porque valorizamos a vocação, formação e prática de ministros (Pastores/as, Presbíteros/as, Diáconos/nisas e Evangelistas);
  6. Porque entendemos que o direito à fé é um direito originário de todos e precisa ser exercido por todos;
  7. Porque temos como regra de fé e prática a Tradição Metodista da Graça Preveniente, Graça Justificadora e Graça Santificadora;
  8. Porque prezamos pela Santidade Social (Piedade, Ação Social e Compaixão);
  9. Porque pregamos e promovemos Inclusão Eclesial Plena de todas as pessoas LGBTQIA+.


ENTENDA O NOME E A DENOMINAÇÃO DA IGREJA METODISTA IPEG:

A Igreja Metodista IPEG faz parte da tradição Metodista nascida na Inglaterra no século XVIII. Seu fazer litúrgico, doutrinário e ministerial é pautado na tradição metodista, nas  interpretações do seu fundador das Escrituras Sagradas e na Visão Teológica Progressista Afirmativa.

A denominação 'Igreja Reconciliadora' provém da sua filiação ao movimento de Reconciliadores da Igreja Metodista Unida dos Estados Unidos e encontra respaldo na proclamação bíblica de que "a nós foi confiado o ministério da Reconciliação e a palavra da Reconciliação" - (2 Coríntios 5: 18-19).

CONHEÇA A LIDERANÇA DA IGREJA METODISTA IPEG NO BRASIL:

  • Pastores presidentes: Pastor Marvel Souza e Pastor Raphael Lira;
  • Corpo de obreiros: Diaconal (10 pessoas) e Presbiteal (1 pessoa).

ONDE ESTAMOS PRESENTES:

  • Taguatinga Norte Brasília DF - Igreja Metodista IPEG Sede                      (Localização:  https://goo.gl/maps/1PM9DKKuFMfiqtfm6);
  • Luziânia GO - Igreja Metodista IPEG de Luziânia;
  • Goiânia GO - Igreja Metodista IPEG de Goiânia;
  • Chegando ao Espírito Santo ES;
  • Córdoba Argentina.



Os canais pelos quais a Igreja Metodista IPEG pode ser contactada são: 

E-mail: ipeg.sec@gmail.com
WhatsApp e Telefone: +55(061)99958-8435

Thursday, March 7, 2019

Dia Internacional da Mulher

"Desejo que este dia seja de reflexão e aceitação do propósito divino. Que assim como Maria, as mulheres de hoje possam dizer a este mundo: (João 2:5) "Façam tudo o que Jesus lhes ordenar". Pois ela reconheceu que o plano divino era o melhor para todos".




Maria escolheu a melhor parte!

Jesus acabara de chegar e merecia a melhor acolhida. Marta, conhecedora de seu lugar e função, sem pestanejar começa a trabalhar. Cozinhar aqui, varrer ali, limpar acolá e a casa foi acolhendo quem ali chegava. Maria, conhecedora do seu lugar e função, talvez pestanejando, foi em busca de outro espaço: sentou-se aos pés de Jesus, posição característica de um/a discípulo/a. Em um tempo onde o pensamento dominante era: “aquele que ensina a lei à sua filha, ensina-lhe a devassidão e que é preferível queimar a Torá que ensiná-la às mulheres”, Maria afirmou que desejava e podia ocupar outro espaço naquele cenário. 

Marta foi ensinada a estar, especificamente, num lugar. A possibilidade de mudança, pode tê-la assustado. Além disso, ao sentir-se sozinha no trabalho, precisava de ajuda, mas entre Lázaro e Maria, ela havia aprendido que só tinha uma pessoa a chamar: Maria. Para isso, Marta quer o apoio de Jesus. Diferente do que ela e outras pessoas esperavam, Ele legitima o lugar que Maria escolheu e chama Marta para ocupar o mesmo espaço. 

Hoje, no dia Internacional das Mulheres, eu, Pastor Marvel Souza da Igreja Metodista IPEG, tenho a alegria de felicitar mulheres que aceitaram o convite de Cristo para ocuparem espaços que antes lhes eram negados. Inclusive no que tange ao exercício dos dons e ministérios eclesiásticos. E ao mesmo tempo, convido a outras mulheres para serem empoderadas pelo chamado de Cristo Jesus.

Desejo que este dia seja de reflexão e aceitação do propósito divino. Que assim como Maria, as mulheres de hoje possam dizer a este mundo: (João 2:5) "Façam tudo o quê Jesus lhes ordenar". Pois ela reconheceu que o plano divino era o melhor para todos.

Desejo que este dia seja um dia de alegria e celebração por todas as conquistas realizadas em Cristo Jesus. 

Que os espaços outrora ocupados majoritariamente por homens sejam cada vez mais compartilhados com determinação, inteligência, ousadia, resiliência, coragem, força, alegria e amor feminino. Que assim como Maria, as mulheres de hoje entendam que Cristo as convida para ocupar posições de destaque não apenas na vida religiosa, mas em todas as áreas da vida humana. 

Que Deus, em Cristo Jesus, abençoe a todas as mulheres! E aos que possuem alma feminina também! 


Att...Pastor Marvel Souza

Wednesday, March 6, 2019

O que fizeram de Jesus no carnaval e o que a Igreja tem feito de Jesus no seu dia a dia?

"O que fizeram de Jesus no carnaval e o que os cristãos têm feito de Jesus no seu dia a dia?"



"O diabo não se opõe diretamente a Deus, e nem a Jesus, que foi o próprio Deus encarnado. De maneira que não houve e não há relatos que evidenciem uma luta direta de Jesus contra Satanás. Na verdade, o coisa ruim se opõe diretamente à humanidade, fazendo com que esta brigue entre si, odeie uns aos outros, tenha inveja, seja preconceituosa, sem afeto, sem valor, sem compaixão e etc. Nesta luta podemos dizer que muitos, milhares, dezenas de milhares, grande maioria, tem perdido a batalha. Preocupados com uma encenação de escola de samba, caminham a passos largos para a derrota na batalha do bom senso e do discernimento espiritual. Ao invés de dar comida ao que tem fome, água ao que tem sede, veste ao que tem frio, abrigo ao que está na rua, tornaram-se juízes da sociedade e de suas manifestações, sejam elas culturais ou não. Tentam defender o que não precisa de defesa - o Evangelho se auto-defende!" 

Monday, March 4, 2019

Razões para você Jejuar.

7 Razões Para O Cristão Jejuar’. A primeira razão é…



1) Porque o jejum é uma ordem divina. Homens e mulheres de Deus ao longo da História, têm compreendido claramente essa ordem de Deus. Está escrito, em Jl.2.12: “Ainda assim, agora mesmo, diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto”. A órdem de Deus é tão clara que Jesus nem a repetiu, tão somente ensinou aos discípulos a maneira correta de jejuar, dizendo, em Mt.6.17,18: “Tu, porém, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto, com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará”. A expressão ‘quando jejuares’ sugere uma prática constante. Portanto, precisamos jejuar porque Deus nos ordenou jejuar. A segunda razão para jejuar é…
2) Porque o jejum é um meio de nos humilharmos diante de Deus. Esse é o caminho para o poder e a graça de Deus na vida do cristão. A Escritura Sagrada, nos diz, em Tg.4.10: “Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará”. E o jejum é um meio que Deus nos deu para nos humilharmos diante Dele. E isso nos dará sensibilidade espiritual para percebermos o nosso pecado e consertarmos nossa vida com Deus. O salmista entendeu isso e disse, no Sl.35.13: “Eu humilhava a minha alma com o jejum”. Certamente, você será levantado por Deus, quando se humilhar diante Dele. Leia também os textos de II Cr.7.14; Is.58; Dn.9.3-5. A terceira razão para jejuar é…
3) Porque o jejum é um meio para obtermos vitória sobre ataques e tentações malignas. O Senhor Jesus é nosso modelo perfeito e Ele nos deixou o exemplo em relação ao jejum. Foi bem no começo de Seu ministério, logo após o Seu batismo nas águas e no Espírito. O escritor sagrado diz, em Lc.4.1,2, que “Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto, durante quarenta dias, sendo tentado pelo diabo. Nada comeu naqueles dias, ao fim dos quais teve fome”. Nesses quarenta dias de jejum, o Senhor alcançou a vitória sobre os ataques e as tentações do inimigo. E, isso, de tal maneira que o V.14, diz: “Então, Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galiléia”. Por isso, precisamos jejuar. A quarta razão para jejuar é…
4) Porque é um meio para receber capacitação de Deus na realização de Sua Obra. A Igreja buscou a capacitação de Deus, em jejum e oração, quando enviou os primeiros missionários. É o que lemos em At.13.2,3: “E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram”. Os apóstolos escolhiam os presbíteros para as novas igrejas, em Jejum e oração. Está escrito em At.14.23, que, “depois de orar com jejuns, os encomendavam ao Senhor em quem haviam crido”. Esse foi o modelo estabelecido pelo Espírito Santo na Igreja primitiva. E, a quinta razão para jejuar é…
5) Porque o jejum é um meio para alcançarmos vitória em tempos de crise. A História do povo de Deus revela a importância do jejum em tempos de crise. Um dos maiores exemplos que temos é o de Ester, juntamente com seu povo. Um decreto do rei determinava o extermínio de todo o povo judeu. Por isso, Ester mandou um pedido a seu tio Mardoqueu, em Et.4.16, dizendo: “Vá e reúna todos os judeus que estiverem em Susã, e todos vocês jejuem e orem por mim. Durante três dias não comam, nem bebam nada, nem de dia nem de noite. Eu e as minhas empregadas também jejuaremos. Depois irei falar com o rei, mesmo sendo contra a lei; e, se eu tiver de morrer por causa disso, eu morrerei”. E Deus lhes concedeu uma vitória tão grande, que é comemorada pelos judeus até o dia de hoje. Portanto, precisamos jejuar para alcançarmos vitória em tempos de crise. A sexta razão para jejuar é…
6) Porque o jejum é um meio para buscarmos direção e proteção de Deus. Esse foi o entendimento de um grande homem de Deus – Esdras. Eis o testemunho que ele nos deixou escrito, em Ed.8.21-23: “Então, apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos perante o nosso Deus, para lhe pedirmos jornada feliz para nós, para nossos filhos e para tudo o que era nosso. Porque tive vergonha de pedir ao rei exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo no caminho, porquanto já lhe havíamos dito: A boa mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas a sua força e a sua ira, contra todos os que o abandonam. Nós, pois, jejuamos e pedimos isto ao nosso Deus, e ele nos atendeu”. Por isso, você também pode jejuar para pedir direção e proteção de Deus. E, a sétima razão porque necessitamos jejuar é…
7) Porque o jejum é um meio para buscarmos restauração espiritual. O profeta Joel descreve uma situação de calamidade espiritual na vida do povo de Israel. E mesmo depois de falar sobre o juízo prestes a vir, ele diz, em Jl.2.12: “Ainda assim, agora mesmo, diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto. Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade”. E o resultado dessa busca em jejum e oração se encontra nos Vs.18,28, onde está escrito: “Então, o SENHOR se mostrou zeloso da sua terra, compadeceu-se do seu povo… E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne”. Sim! Deus restaura aqueles que o buscam de coração, em jejum e oração.


Bible Study Recap - October 1

📖 Bible Study Recap – October 1 Matthew 14–15: Grace that Provides, Heals, and Transforms On October 1, our Bible Study at Jason Lee Mem...