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Segunda-feira Santa: Jesus é ungido

Neste segundo dia da Semana Santa somos convidados a refletir sobre o momento em que Jesus foi ungido por Maria (João 12:1-11). Maria possuía vários motivos para prestar honras a Jesus - dentre eles podemos destacar a ressurreição do seu irmão Lázaro (João 11) e a visita que Jesus fizera à ela e à sua irmã Marta (Lucas 10:38-42). Ela é um exemplo daqueles que são abençoados e querem expressar a gratidão de alguma forma.  Maria havia escolhido uma forma aparentemente muito cara para expressar isso, mas ela o fez sem hesitar e, de fato, sem ter a plena consciência do quão importante este ato seria para o ministério de Jesus. Ela queria apenas demonstrar sua gratidão e acabou por preparar o próprio Cristo para sua entrega, sofrimento e morte.  Parece um paradoxo - tentar agradecer  e acabar prenunciando a morte do Cristo. É justamente neste ponto que aprendemos a grande lição sobre o sacrifício expiatório: Ninguém poderia impedir que isso acontecesse,  e ninguém poderia fazer

SEMANA SANTA - A ENTRADA TRIUNFAL

Hoje tem início um dos períodos litúrgicos mais significativos da fé cristã: a Semana Santa. Neste dia, Jesus foi recebido em Jerusalém com louvores e honras. As pessoas estenderam ramos pelo caminho à entrada de Jerusalém, para que Ele passasse.  Hoje, domingo de ramos, marca a trajetória do Messias, da sua entrada triunfal a Jerusalém ao Gólgota da crucificação. Este dia marca o início da mais plena e significativa entrega: o Justo pelos injustos, o santo pelos pecadores.  Apesar do grito de aleluias e festa, Jesus reconhecia que a mesma multidão que o recebia com honra, clamaria pela sua morte (Mateus 21:1-11).  Somos convidados em amor a refletir sobre o "Plano Perfeito da Salvação", e receber com alegria verdadeira aquele que foi enviado por Deus como prova do seu amor pela humildade: JESUS! Sua agenda em Jerusalém versava sobre a sua entrada triunfal, a purificação do templo, vários ensinos sobre o Reino de Deus e, a ética e moral humanas.  E para além de tu

OVELHA PERDIDA OU FILHO PRÓDIGO?

Ovelha Perdida ou Filho Pródigo? - Se for filh@ pródig@, deixe ir, e tenha a certeza de que regressará à Casa do Pai, porque conhece o caminho. "Sempre se comportar como ovelha pode ser uma estratégia para não assumir as suas próprias decisões. Tod@s querem ser ovelha quando deixam a Igreja, mas poucos reconhecem que na verdade são filh@s pródig@s.  Enquanto ovelha, a culpa nunca é sua, é sempre do pastor que não cuidou, dos irmãos que te feriram ou não ligaram para você, da altura do som da igreja e etc -  "E que tod@s sofram com a dor da sua ausência!"  Assumir a postura de filh@ pródig@ significa assumir as consequências das suas decisões - você quis deixar a casa do pai e seguir seu próprio caminho. O Pastor vai atrás da ovelha, inocente, recém-nascid@ na fé, mas quanto ao filh@ pródig@, nem Deus move seus pés com o fito de o buscar. Por que alguns, presunçosamente, acham que a Igreja, os membros ou líderes deveriam o fazer?  Se for filh@ pródig@, pode te

CULTURA GAY

Cultura Gay em diferentes culturas... Traduções: Marvel Souza. Instagram:  @marvelsouzaoficial . A PAIXÃO DA MANGA CORTADA... "O imperador chinês Ai Oh Han se apaixonou por um oficial chamando Dong Xian dando-lhe poder político e um palácio magnífico. De acordo com a legenda, enquanto ambos dormiam na mesma cama, o imperador foi despertado para tratar de um assunto urgente. Dong Xian, seu amante, estava dormindo sobre a túnica do imperador, e ao invés de despertá-lo, o imperador preferiu cortar a manga de sua túnica e deixá-lo dormir. Assim, "a paixão da manga cortada" se tornou um eufemismo na tradição gay da China". OS MISTÉRIOS OCULTOS DEBAIXO DA CALÇA... "Um dos maiores poetas de todos os tempos e considerado o mais importante no Islã, Abu-Nuwas, foi também um homem muito polêmico. Ele foi um mestre da sátira e escrevia frequentemente sobre temas proibidos pelo Islã. Seu intuito era impactar seus leitores, mesmo isso tend

OS SETE PECADOS CAPITAIS

Os sete pecados capitais são quase tão antigos quanto o cristianismo... Os sete pecados capitais são quase tão antigos quanto o cristianismo. Mas eles só foram formalizados no século 6, quando o papa Gregório Magno, tomando por base as Epístolas de São Paulo, definiu como sendo sete os principais vícios de conduta: gula, luxúria, avareza, ira, soberba, preguiça e inveja.  A lista só se tornou “oficial” na Igreja Católica no século 13, com a Suma Teológica, documento publicado pelo teólogo são Tomás de Aquino. No documento, ele explica o que os tais sete pecados têm que os outros não têm. O termo “capital” deriva do latim caput, que significa cabeça, líder ou chefe, o que quer dizer que as sete infrações são as “líderes” de todas as outras.  E, do ponto de vista teológico, o pecado mais grave é a soberba, afinal é nesta categoria que se enquadra o pecado original: Adão e Eva aceitaram o fruto proibido da árvore do conhecimento, querendo igualar-se a Deus. Leia abaixo algumas

DOS PERSPECTIVAS DIFERENTES EN EL MINISTERIO PRESBITERAL

El Ministerio Presbiteral debe verse desde dos perspectivas que guiarán la práctica de los/las presbíteros(as): 1. Perspectiva realista: se trata de la conciencia que tiene cada ministro de la realidad ministerial en la que se inserta en el presente. Desde esta perspectiva, es posible enumerar los éxitos, fracasos y desafíos actuales de una institución religiosa para adoptar las acciones y medidas necesarias; 2. Perspectiva idealista: se refiere a la capacidad de planificar el futuro, teniendo en cuenta las posibilidades y los recursos disponibles para llevar a cabo los planes. La perspectiva idealista tiene como objetivo generar esperanza a través de proyecciones para el futuro. Se recomienda a los ministros combinar estas dos perspectivas y aplicarlas en el ejercicio ministerial. Cuando uno de ellos se valora a expensas del otro, las consecuencias pueden ser desastrosas. Texto: Reverendo Marvel Souza (@marvelsouzaoficial)

DUAS PERSPECTIVAS DIFERENTES NO MINISTÉRIO PRESBITERAL

Para leer en español:  http://www.xn--direitof-5ya5g.com/2021/01/dos-perspectivas-diferentes-en-el.html O Ministério Presbiteral deve ser encarado a partir de duas perspectivas que nortearão a prática dos/as presbíteros/as:  1. Perspectiva realista: esta diz respeito à consciência que cada ministro/a tem da realidade ministerial na qual está inserido/a no presente. A partir desta perspectiva é possível listar os êxitos, fracasos e desafios atuais de uma instituição religiosa com o fito de adotar ações e medidas necessárias; 2. Perspectiva idealista: esta diz respeito à capacidade de planejamento do futuro, levando em consideração as possibilidades e recursos disponíveis para a realização dos planos. A perspectiva idealista tem por objetivo maior gerar esperança por meio de projeções para o futuro.  Recomenda-se aos ministros/as unir estas duas perspectivas e aplicá-las no exercício ministerial. Quando há valorização de uma delas em detrimento da outra as consequências podem

LAS TRES PARTES DE UN SERMÓN

El sermón consta de tres partes: Introducción (o Exordio), Cuerpo (o Desarrollo) y Conclusión (o Peroración). - Introducción: es importe que el predicador atraiga la atención de los oyentes desde el inicio de su mensaje, y que mantenga ese interés hasta el final.  La introducción prepara la mente de los oyentes para que puedan comprender el tema del sermón y las ideas que se desarrollan en el cuerpo del sermón. Ayuda a captar la simpatía de la gente. - Cuerpo: es el desarrollo del sermón de forma didáctica, que suele darse con la exposición de los temas que se abordarán y las referencias bíblicas que los sustentan. En este punto, cabe resaltar la importancia de que el predicador tenga, además de los conocimientos bíblicos y teológicos, información sobre la actualidad (Hay quienes dicen que un buen predicador siempre tiene que tener una Biblia y un buen periódico bajo el brazo. Además, otro aspecto que hay que tener en cuenta es la precaución en cuanto a los temas que se abo

AS TRÊS PARTES DE UM SERMÃO

Para leer en español:  http://www.xn--direitof-5ya5g.com/2021/01/las-tres-partes-de-un-sermon.html O sermão é constituído de três partes: Introdução (ou Exórdio), Corpo (ou Desenvolvimento) e Conclusão (ou Peroração).  - Introdução (Exórdio): é importante que o pregador atraia a atenção dos ouvintes desde o começo da sua mensagem, e que mantenha esse interesse até o fim.  A introdução prepara a mente dos ouvintes, para que possam compreender o assunto do sermão e as ideias a serem desenvolvidas no corpo do sermão. Ela ajuda a captar a simpatia do povo.  - Corpo: é o desenvolvimento do sermão de forma didática, que ocorre geralmente com a exposição dos tópicos que serão abordados e as referências bíblicas que os sustentam. Neste momento, é válido destacar a importância do pregador ter além do conhecimento bíblico e teológico, informações sobre assuntos da atualidade (Há quem diga que um bom pregador sempre tem de ter uma bíblia e um bom jornal debaixo do braço).  Ademais, ou

Greetings of Christmas

Greetings of Christmas from Brazil! The birth of Jesus represents the victory of light over darkness, joy over sadness, hope over despair, love over hatred, peace over conflict, gratitude over misery, obedience over disobedience, and order over chaos.  The birth of Jesus Christ brings profound goodness to our world – each year and all year.  This year we had many challenges and losses that brought deeply pain and uncertainties. More than ever we need to revival our hope of a new time in Jesus Christ.  May the Spirit of Christmas infuse your life and that of your family members with hope, positivity and joy.  May God bless you all and heal our hearts🙏 MERRY CHRISTMAS!!! Sincerely, Reverend Marvel Souza Text by Reverend Marvel Souza (@marvelsouzaoficial)