Skip to main content

Santidade



Membros, líderes e simpatizantes do movimento evangélico entendem que a vida cristã exige comportamento exemplar no que tange à moral e à ética bíblica, por isso é normal encontrarmos situações nas quais somos chamados a atenção por não fazer algo certo ou por deixar de fazer algo que deveríamos fazer – questão localizada no fazer e no omitir, base doutrinária da prática cristã. No entanto, de forma pontual, direcionada às atitudes especificas, como não mentir, não roubar, não adulterar, não xingar, etc. Nos contentamos com as partes e na maioria das vezes nos esquecemos do todo.
A ideia que quero passar é a da santificação como um quebra-cabeça sendo montando por alguém; temos o todo e ao mesmo tempo temos as partes. Elas não são excludentes e sim complementares para dar a forma requerida. Nesse trabalho contamos com a presença do Espírito Santo que nos leva a transformação por meio da glória – de glória em glória somos transformados à imagem de Deus.
A partir dessa construção levanto aqui a seguinte problemática: “a santificação é um estado de espírito, ou um estilo de vida?”.
A Bíblia nos apresenta dois tipos de santificação: graciosa e progressiva.
Em Cristo Jesus temos a santificação graciosa, quando libertos por Ele do império das trevas, como disse o apóstolo Paulo em Colossenses 1:13, somos conduzidos para a luz de Deus. Essa é a santificação graciosa; eu não fiz, foi Ele quem fez por mim em uma atitude de graça.
Por outro lado devemos nos aperfeiçoar no caminho da salvação, para tanto, precisamos melhorar a nossa conduta a fim de alcançarmos a salvação plena de nossas almas:
“[...]desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor.”
Filipenses 2:12
Nesse contexto temos a santificação progressiva. Passamos a produzir os frutos dignos de arrependimento, como proclamado por João Batista (Mateus 3:8).
Não podemos estar preocupados apenas em parar de beber, de roubar, de mentir, de adulterar, etc. Antes, precisamos urgentemente buscar um padrão que se aperfeiçoe a cada dia – até alcançar a estatura de servos perfeitos à medida da estatura da plenitude de Cristo.
O sentir-se santo é notório na vida daqueles que em uma semana querem Cristo, sentem o céu, oram, estudam a Bíblia, creem em Deus, em Jesus, no Espírito Santo, não mentem, não roubam e não se prostituem; porém, na semana seguinte estão vazias – elas se sentem santas em alguns momentos. Não conseguiram submeter a vida à disciplina bíblica, ao cultivo do fruto do Espírito. Entende a santificação como um sentimento gerado por estarem afastados das coisas mundanas e do poder do mal, quando na verdade o primeiro e mais difícil passo a ser dado no caminho da santificação progressiva é afastar-se de si mesmo.
Pessoas que abandonaram as boates, os bares, os cassinos, as más amizades, porém tudo isso ainda não as abandonou. Está lá dentro bem guardadinho, em algum quartinho secreto; à primeira brecha vão sair.

Comments

Popular posts from this blog

PASTOR MARVEL SOUZA

Ministério Pastoral Marvel Souza:  Natural de São Mateus do Sul, estado do Paraná, o Reverendo Marvel Souza iniciou seu ministério há 24 anos atrás, quando ele, impelido pelo Espírito Santo começou um trabalho de ensino na igreja Metodista, onde desenvolveu projetos pautados em sua formação teológica recém iniciada. Natural de São Mateus do Sul, estado do Paraná, o Reverendo Marvel Souza iníciou seu ministério há 24 anos, quando ele, impelido pelo Espírito Santo começou um trabalho de ensino na igreja Metodista, onde desenvolveu projetos pautados em sua formação teológica recém iniciada. Depois de algum tempo servindo foi consagrado ao diaconato, servindo por seis anos com dedicação, dinamismo e responsabilidade. Neste período, introduziu um curso de formação teológica, que se tornou requisito necessário para a consagração de líderes da igreja em que servia. O curso teve êxito e acabou tomando proporções maiores que as esperadas, sendo ministrado em várias igrejas de...

EXPECTATIVA DIVINA SOBRE NÓS

A vida humana é sempre cheia de desafios que nos fazem refletir sobre nossas capacidades, limitações, anseios, medos, prazeres, temperamento e personalidade. É interessante pensar que AGIMOS COMO PLANEJAMOS, mas SEMPRE REAGIMOS COMO SOMOS.  Isso significa dizer que o planejamento nos ajuda a conter nosso próprio ego e consequentemente nossas ações, que segundo a bíblia podem ser boas ou ruins para nós mesmos e para o nosso próximo.  No entanto, como quase sempre estamos reagindo às situações desafiadoras da vida, como por exemplo, às dívidas, às doenças, aos problemas familiares, à perda de um ente querido, aos problemas no trabalho, à quem nos ofende e etc; na maior parte do tempo estamos no modo reativo, reagindo aos desafios. Isso pode ser perigoso, pois as reações não são planejadas e consequentemente imprevisíveis, podendo ser danosas.  Deus tem uma expectativa positiva com respeito aos seus filhos e filhas no que concerne às suas ações. Ele deseja que ab...

SOMOS METODISTAS UNIDOS

"A fé cristã nunca teve a intenção de ser uma jornada solo. Os primeiros seguidores de Jesus se reuniram para ensinar, fazer refeições, orações e muito mais (Atos 2:42)". Para os Metodistas Unidos, ser membro significa fazer parte de uma comunhão de seguidores de Jesus Cristo que procuram tornar o mundo mais parecido com o Reino de Deus. Nossa compreensão do que significa ser um membro está profundamente enraizada em nossa herança metodista. John Wesley, fundador do movimento metodista, deixou claro que o cristianismo é uma religião social e que nosso crescimento na santidade do coração e da vida depende profundamente de estarmos em comunidade cara a cara com outras pessoas que estão cuidando de nós (e nós deles) em amor. É através desses relacionamentos face a face que experimentamos o que significa ser o corpo de Cristo no mundo. Para os Metodistas Unidos, a associação exige participação ativa em uma congregação local. Os votos que fazemos incluem promessas de p...