Pular para o conteúdo principal

REFLEXÃO SOBRE CIÊNCIA E RELIGIÃO


"A religião se constitui de dois aspectos: o divino e o humano. A forma como o homem entende a religião, a cultura que absorveu e que o levou a sua forma de viver, a presença de valores os quais ele preserva para manter esta forma de religiosidade, pode ser sim a sua religião.  Assim há uma diversidade de religiões porque há uma grande diversidade de entendimento entre os homens.

O aspecto divino é a grande Lei da Vida, é a harmonia Universal e são as leis que regem a natureza desde o nascimento até a morte de cada célula e, desde a constituição de cada átomo, sobre tudo o que podemos imaginar.

De tempos em tempos nasce alguém com a missão de melhorar o entendimento humano sobre essa grande Lei da Vida. Interessante que a maioria deles não está dentro das religiões, mas tornam-se exemplos de liderança espiritual.

Todos nós conhecemos sobre a criação divina: somos a imagem e semelhança de Deus. Mas nem todos os homens são iguais. Para que possamos explicar estas diferenças vamos ilustrar:

Imagine que quando Deus Criou o homem, sua imagem refletia nitidamente a integridade e o caráter divino. Estes espelhos, como os átomos se multiplicaram e muitos deles foram ficando sujos. Uns mais sujos que os outros. Os que se aproximavam da integridade divina mantinham os seus reflexos iluminados, mas os que se afastavam, ficaram embaçados.

Este embaçamento foi acrescido, pois se formaram várias camadas sobre a nitidez do reflexo: egoísmo, orgulho e presunção.

Nestes espelhos a luz não pode ser refletida, a não ser que sejam polidos. Uma vez polidos são humildes e altruístas e brilham em sua totalidade onde quer que cheguem.

A redução da luz sobre a superfície vem porque os ensinamentos são deturpados e se criam “novos” ensinamento em nome de denominações. Criam espetáculos simples ou cruéis para defender suas “crenças religiosas”.

Mas vamos deixar o aspecto humano da religião de lado.
Por principio as religiões são boas se fizerem seus adeptos melhorarem a sua condição de princípios morais e se tornarem íntegros. Mas as religiões brigam porque acreditam que Jesus é Deus encarnado, a outra discorda completamente disso. Uma acredita que Maria era virgem do corpo, a outra diz que esse é um sentido espiritual. Uns dizem que Jesus tinha um corpo que não era de carne. Algumas religiões ainda brigam porque afirmam que seus adeptos devem vestir-se de uma forma, a outra porque não admite certos alimentos. E assim em discórdia vão encontrando tarefas que ocupam suas mentes e vivem disputas infrutíferas.

“Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”, Jesus sintetizou a religião desta forma magnífica. Este amor por Deus tem que ser relacional – de relacionamento de laços e confiança sem medo. O medo impede a fé. E sem fé não se é possível amar. O medo tira a pureza do sentir e do agir. Repare que quando ficamos com medo ficamos em alerta e demonstramos receio de fazer alguma coisa e, um sentimento de ameaça nos envolve.

A fé liberta do medo porque é fundamentada na razão, no equilíbrio entre a lógica do que se entende e fornece o firme fundamento das coisas que não se vê.  E para sentir sem ver, temos que nos relacionar com a ordem do Universo criado por um Grande Arquiteto. Este pensamento é do prêmio Nobel de Física em 1918, pela descoberta do “quantum” de energia Max Planck (1858-1947) - “O impulso de nosso conhecimento exige que se relacione a ordem do universo com Deus”.

Há uma necessidade mútua entre a fé e a ciência. A ciência livra a fé da ingenuidade que a deixa fanática e doente. A fé auxilia a ciência a não se voltar para o puro materialismo.  A ciência necessita da fé e assim não colocará suas descobertas a serviço da destruição da humanidade.

A ciência acredita porque entende e a acredita por que confia. Há ai uma complementação."

“A obra mais eficaz, segundo a Mecânica Quântica, é a obra de Deus”.
Erwin Schorödinger (1887-1961), prêmio Nobel de Física em 1933, pelo descobrimento de novas fórmulas da energia atômica


http://www.uniblog.com.br/img/posts/imagem24/243189.gif 
“O reflexo sempre terá as suas imperfeições”

 Professora Ana Maria Furtado

Comentários

  1. Uma reflexão interessante sobre fé e ciência.

    Sempre acreditei que as duas não se anulam, mas se complementam para permitir a conexão entre a criatura e o Criador.

    Deus sabia que o ser humano criaria a ciência quando determinou que o homem indicasse o nome dos seres criados, ainda no jardim do Éden. Isso é Taxonomia, uma parte da biologia.

    O fato ruim da queda é o afastamento do ser humano do seu criador através do pecado, ou o mal que faz com que o ser humano se distancie de Deus e busque respostas por seus próprios meios, através da ciência excessivamente antropocêntrica.

    ResponderExcluir
  2. Boa reflexão sim. Gosto quando o artigo diz que "há uma necessidade mútua entre a fé e ciência". Por isso acho que podemos e devemos utilizar mais da ciência como uma ferramenta a mais para melhorar algumas de nossas formas de atuar na evangelização, bem como no discurso em direção aqueles que labutam com a ciência. A chamada "partícula de Deus", recentemente confirmada a sua existência em laboratório localizado nos limites entre França e a Suíça, seria hoje uma atualização do "quantum".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

GRUPO DE ESTUDO BÍBLICO CAFE - HISTÓRIA

COMUNHÃO, AMOR, FÉ E ESPIRITUALIDADE - GRUPO DE ESTUDO CAFE... Em 2018 começou o projeto CAFE Brasil com o objetivo principal de promover espaço seguro de oração, louvor e principalmente construção de conhecimento bíblico por meio de debates, estudos bíblicos e rodas de leitura dialogada.   A princípio, o projeto tinha encontros que eram muito espaçados, sendo realizados mensalmente. A partir de 2022, os encontros passaram a ser semanais e realizados no Brasil e nos Estados Unidos, em Miami.  O nome CAFE, surgiu em 2020 da junção das iniciais dos quatro pilares fundamentais dos encontros: Comunhão, Amor, Fé e Espiritualidade. Mas lançamento do nome só ocorreu após o período de pandemia em outubro de 2022.  O pastor Marvel Souza e o Pastor Raphael Lira são os responsáveis pela elaboração e aplicação do projeto que iniciou no Brasil e em 2022 nos Estados Unidos.    Atualmente, os encontros presenciais, tanto no Brasil quanto nos

MATÉRIA SOBRE A BÍBLIA COMENTADA GRAÇA SOBRE GRAÇA - PORTAL RIUS

"O autor da Bíblia Comentada Graça sobre Graça, que será lançada em breve, Marvel Souza destacou ao RIUS pontos fundamentais que, segundo a ótica de sua autoria,são fundamentais para que a obra não seja mal interpretada ou que haja até de má fé. Marvel,que é de Brasília afirma que a Bíblia Comentada Graça sobre Graça vai muito além do público gay, como está sendo chamada por boa parte da ala evangélica e a imensa maioria que prefere o casamento hétero, como Bíblia Gay, pois atende não apenas os gays mas héteros também. Leia na íntegra : “Sou o autor da Bíblia Comentada Graça sobre Graça, chamada por alguns sites, inclusive o de vocês de “Bíblia Gay”, o que poderia ser “Bíblia dos Negros”, ou “Bíblia das Mulheres”, ou ainda “Bíblia das Pessoas com Necessidades Especiais”, já que trato sobre todos estes assunto nesta obra, mas entendo que não seria interessante para os portais, jornais, revistas, ou emissoras de rádio e TV, anunciar uma “Bíblia de Todas a

PASTORES MARVEL SOUZA E RAPHAEL LIRA - MINISTÉRIO INTERNACIONAL

O Reverendo Marvel Souza e seu esposo, Pastor Raphael Lira, iniciarão um novo ciclo na sua história ministerial a partir do dia 28/05/23. Eles assumirão o seu primeiro pastoreio em solo americano. O Reverendo Marvel como pastor associado e o Pastor Raphael como líder de louvor. Os dois estarão sob supervisão da Primeira Igreja Metodista Unida de Miami. Esta é a quinta Igreja que o Reverendo tem a portunidade de pastorear. Eles já fazem parte do projeto 'Serve Miami' (Sirva Miami) desde outubro de 2022, e agora se dedicarão ao pastoreio do ministério brasileiro da Primeira Igreja Metodista Unida de Miami.  Como ministros reconciliadores eles tem como proposta promover espaços seguros para todos os filhos e filhas de Deus, onde todos são bem-vindos, acolhidos e celebrados.  Para saber mais informações sobre essa nova fase da vida dos pastores, entre em contato via whatsapp: (786)464 3398