Pular para o conteúdo principal

RESGATADOS


"Em cinco de agosto, um desmoronamento na mina de San José, no deserto do Atacama, no Chile, deixou trinta e três operários presos em uma galeria a setecentos metros de profundidade. Após dezessete dias de sondagens, as equipes de resgate conseguiram contato com o grupo, por meio de uma sonda enviada a cerca de seiscentos e oitenta e oito metros de profundidade.


Um dos funcionários da mina relata ter ouvido as batidas da máquina – havia começado uma cuidadosa operação de salvamento, inicialmente prevista para durar até quatro meses.

Em entrevista, os mineiros contam que pensaram até mesmo em canibalismo, para sobreviverem. Um deles relata que, ao ouvir o barulho da sonda que estava sendo enviada, teve esperança.

No dia treze de outubro, após sessenta e nove dias de confinamento, todos os trinta e três mineiros foram resgatados.
Você, como eu, pode nunca ter passado por uma circunstância que se assemelhe a essa – nunca estivemos soterrados em uma mina, nem pensamos em canibalismo, ou passamos tanto tempo sem ver a luz do Sol. É certo que pouquíssimas pessoas já enfrentaram algo assim.

Você pode não ser caçador(a) de ouro, mas duvido se não já procurou preciosidades para sua vida. Escavou fundo a vida para tentar descobrir algo que o enriquecesse; e isso não tem nada a ver com dinheiro, e, sim, com o que o faz feliz.

Usou todas as ferramentas possíveis. Tirou muita terra. Cansou-se. Sujou-se. Passou noites em claro, pensando no que faria se encontrasse o que tanto procurava.

Quando finalmente descobriu o objeto de seu esforço, você foi surpreendido – enterraram você e seu sonho.
Não havia como voltar: já estava feito! Agora teria de encarar as consequências de sua busca incansável.

Diferente dos mineiros do Chile, você não ficou apenas sessenta e nove dias preso, foram anos. Estava sufocado, sujo, cansado, machucado. Achou o ouro, mas o que fazer com ele agora? Morrer abraçado a ele?

Não são poucas as pessoas que encontraram o que tanto procuravam, mas não sabem o que fazer depois, pois estão sufocadas pelas crises que surgiram para as impedirem de ser feliz.

Você busca ajuda, precisa ver a luz de um amanhecer, ouvir o canto dos pássaros, respirar, precisa dar o passo seguinte.
Em meio a tanto desespero, você ouve vozes. Algumas trazem medo; outras, tristezas. O fato é: elas vêm contra a sua felicidade: dizem que não vai sair, que vai morrer só, que não é digno desse ouro, que merece estar sujo, triste, cansado, faminto, sedento.

A esperança lhe falta, o medo se apodera de seu coração, a solidão lhe agarra.
O que você tem ouvido?

Até o capítulo primeiro de seu livro, Jeremias já havia ouvido muitas vozes e quem sabe as pessoas com quem ele conviveu diziam algo sobre quem ele era e seria, mas nenhuma, com certeza, foi capaz de dizer quem ele foi antes de sair do ventre e o que seria com precisão no futuro; ninguém, além de Deus: “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísse da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.” (Jeremias 1:5).

A primeira pessoa a pronunciar o seu nome não foi sua mãe ou seu pai; foi Ele. Antes que alguém o observasse e dissesse o que você potencialmente seria, Deus bem o conhecia. O Salmista diz que quando ainda substância informe, no ventre, Deus já o conhecia (Salmos 139:16).

Você já parou para ouvir o que Deus diz a seu respeito?

Como a equipe de resgate no caso dos mineiros, a equipe divina se move a seu favor – o vento divino sopra, perfurando a multidão de crises que o estão sufocando, removendo cisco por cisco (porque para Deus nossos maiores problemas são ciscos ínfimos) para dar vazão ao ar de Deus que corre para encontrar seus pulmões, que estão cansados de respirar com dificuldade, o pouco de ar que há no aperto em que você está.

A sonda Jesus é enviada às mais baixas profundezas – ela procura por você, desesperadamente, ela quer você.

Você ouve um som.

A esperança ressurge.

Você chora.

Toda corte celeste está do lado de fora. Eles querem notícias suas – será que está vivo?

O som fica mais alto.

A esperança aumenta.

“Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e no chão morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como planta nova.”
Jó 14: 7-9
O primeiro foco de luz invade a escuridão em que você se encontra. Suas vistas sentem dor – há tempos que os raios solares não tocam sua retina.

Dói, porém é necessário – a luz de Deus provoca estranheza ao pecador que vive em trevas, mas ela traz a visão de um novo dia.

Os raios de luz invadem todo o ambiente, mas não é o bastante, ele não quer apenas a luz em você, mas você na luz.

“Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado”.
1João 1:7
A multidão de anjos que aguarda notícias sobre você, vibra ao ouvir que está vivo – há festa!

“Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepender.”
Lucas 15:10
E então depois de tempos de sufoco, você é resgatado. É guinado para cima onde todos o aguardam.

Primeiro você é saudado com festas dos anjos, que o encaminham para sua nova família que carrega uma grande placa com uma inscrição viva, que diz: Seja bem-vindo ao Reino de Deus!

Pronto, você está na luz!"


Texto: Reverendo Marvel Souza (@marvelsouzaoficial)

Comentários

  1. Que texto esplêndido!
    Tudo o que mais precisamos nesse momento é de esperança. Muitas vezes nos perdemos em meio às nossas buscas. Em muitos diversos momentos não sabemos o que fazer quando atingimos um abjetivo, pelo qual lutamos muito. O esforço é necessário, mas nem sempre o suficiente ou com o foco adequado. Ficamos com medo quando estamos presos e não nos damos conta de que o que, de fato, nós aprisiona é o próprio medo. O medo abala a fé, nós aprisiona e tira a nossa capacidade de ver, ouvir e sentir as mankfesyvies divinas. Mas, quando a luz chega, não há trevas que a resistam.

    ResponderExcluir
  2. Que texto esplêndido!
    Tudo o que mais precisamos nesse momento é de esperança. Muitas vezes nos perdemos em meio às nossas buscas. Em muitos diversos momentos não sabemos o que fazer quando atingimos um abjetivo, pelo qual lutamos muito. O esforço é necessário, mas nem sempre o suficiente ou com o foco adequado. Ficamos com medo quando estamos presos e não nos damos conta de que o que, de fato, nós aprisiona é o próprio medo. O medo abala a fé, nós aprisiona e tira a nossa capacidade de ver, ouvir e sentir as mankfesyvies divinas. Mas, quando a luz chega, não há trevas que a resistam.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

GRUPO DE ESTUDO BÍBLICO CAFE - HISTÓRIA

COMUNHÃO, AMOR, FÉ E ESPIRITUALIDADE - GRUPO DE ESTUDO CAFE... Em 2018 começou o projeto CAFE Brasil com o objetivo principal de promover espaço seguro de oração, louvor e principalmente construção de conhecimento bíblico por meio de debates, estudos bíblicos e rodas de leitura dialogada.   A princípio, o projeto tinha encontros que eram muito espaçados, sendo realizados mensalmente. A partir de 2022, os encontros passaram a ser semanais e realizados no Brasil e nos Estados Unidos, em Miami.  O nome CAFE, surgiu em 2020 da junção das iniciais dos quatro pilares fundamentais dos encontros: Comunhão, Amor, Fé e Espiritualidade. Mas lançamento do nome só ocorreu após o período de pandemia em outubro de 2022.  O pastor Marvel Souza e o Pastor Raphael Lira são os responsáveis pela elaboração e aplicação do projeto que iniciou no Brasil e em 2022 nos Estados Unidos.    Atualmente, os encontros presenciais, tanto no Brasil quanto nos

MATÉRIA SOBRE A BÍBLIA COMENTADA GRAÇA SOBRE GRAÇA - PORTAL RIUS

"O autor da Bíblia Comentada Graça sobre Graça, que será lançada em breve, Marvel Souza destacou ao RIUS pontos fundamentais que, segundo a ótica de sua autoria,são fundamentais para que a obra não seja mal interpretada ou que haja até de má fé. Marvel,que é de Brasília afirma que a Bíblia Comentada Graça sobre Graça vai muito além do público gay, como está sendo chamada por boa parte da ala evangélica e a imensa maioria que prefere o casamento hétero, como Bíblia Gay, pois atende não apenas os gays mas héteros também. Leia na íntegra : “Sou o autor da Bíblia Comentada Graça sobre Graça, chamada por alguns sites, inclusive o de vocês de “Bíblia Gay”, o que poderia ser “Bíblia dos Negros”, ou “Bíblia das Mulheres”, ou ainda “Bíblia das Pessoas com Necessidades Especiais”, já que trato sobre todos estes assunto nesta obra, mas entendo que não seria interessante para os portais, jornais, revistas, ou emissoras de rádio e TV, anunciar uma “Bíblia de Todas a

PASTORES MARVEL SOUZA E RAPHAEL LIRA - MINISTÉRIO INTERNACIONAL

O Reverendo Marvel Souza e seu esposo, Pastor Raphael Lira, iniciarão um novo ciclo na sua história ministerial a partir do dia 28/05/23. Eles assumirão o seu primeiro pastoreio em solo americano. O Reverendo Marvel como pastor associado e o Pastor Raphael como líder de louvor. Os dois estarão sob supervisão da Primeira Igreja Metodista Unida de Miami. Esta é a quinta Igreja que o Reverendo tem a portunidade de pastorear. Eles já fazem parte do projeto 'Serve Miami' (Sirva Miami) desde outubro de 2022, e agora se dedicarão ao pastoreio do ministério brasileiro da Primeira Igreja Metodista Unida de Miami.  Como ministros reconciliadores eles tem como proposta promover espaços seguros para todos os filhos e filhas de Deus, onde todos são bem-vindos, acolhidos e celebrados.  Para saber mais informações sobre essa nova fase da vida dos pastores, entre em contato via whatsapp: (786)464 3398