Pular para o conteúdo principal

CORPUS CHRISTI - VISÃO CATÓLICA VERSUS VISÃO PROTESTANTE

CORPUS CHRISTI 

A festa de Corpus Christi surge no século XIII, na diocese de Liège - Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia.

Na visão católica esta festa é o momento que o próprio Cristo se faz presente por meio da Eucaristia (elementos da Ceia), já que se acredita que os próprios elementos da ceia se transformam na carne e no sangue de Cristo. Então o santíssimo sacramento saia da igreja em procissão pelas ruas. Este é um feriado Cristão que nós protestantes acabamos usufruindo, mas não o comemoramos.

Nós cremos de forma diferente. Celebramos o momento da Ceia do Senhor nos cultos, como um memorial que Jesus nos mandou celebrar, mas não cremos na transubstanciação (transformação dos elementos da Ceia, pão e suco da uva, em corpo e sangue reais de Jesus) dos elementos. Cremos que Cristo habita em nós, de forma que somos transformados em um instrumento nas mãos de Deus para abençoar ao próximo.



NOSSA VISÃO ENQUANTO CRISTÃOS PROTESTANTES

Ceia do Senhor instituida por Jesus é o memorial

da sua morte, que deve ser celebrado até que ele venha (1 Coríntios 11:26). Mas Jesus não mandou que celebrassemos o pão e o vinho como sendo seu corpo e seu sangue reais  - isso fica claro pelo emprego da seguinte expressão bíblica: "Fazei isso em MEMÓRIA de mim" - 1Coríntios 11:24-25.

O pão e o vinho são apenas símbolos, que nos remetem ao sacrifício de Jesus por nós. Por isso, devemos pensar nesta data como a oportunidade de relembrarmos o amor incondicional e o extravaso de graça que Jesus manifestou à humanidade por meio da sua entrega na cruz.

A entrega foi por todos, o que significa dizer que a graça invisível, representada nos elementos da Ceia, pão e suco da uva, também são para todos. A tônica da mensagem da Ceia é o amoroso convite e a garantia de que há lugar à mesa para todos. 
   
A Ceia é a expressão máxima do convite divino à humanidade. Nela,  todos encontram o fundamento da salvação: "A salvação é pela Graça, mediante a fé, e isso não vem de vós, é dom de Deus" (Efésios 2:8). 

As recomendações bíblicas para a participação da Ceia do Senhor são (1Coríntios 11:20-34):

  1. Examinar-se a si mesmo;
  1. Discernir o corpo e o sangue de Jesus, representados nos elementos pão e fruto da vide (suco da uva);
  1. Comunhão cristã, esperando uns pelos outros e compartilhando sempre.
Texto: Reverendo Marvel Souza 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MATÉRIA SOBRE A BÍBLIA COMENTADA GRAÇA SOBRE GRAÇA - PORTAL RIUS

"O autor da Bíblia Comentada Graça sobre Graça, que será lançada em breve, Marvel Souza destacou ao RIUS pontos fundamentais que, segundo a ótica de sua autoria,são fundamentais para que a obra não seja mal interpretada ou que haja até de má fé. Marvel,que é de Brasília afirma que a Bíblia Comentada Graça sobre Graça vai muito além do público gay, como está sendo chamada por boa parte da ala evangélica e a imensa maioria que prefere o casamento hétero, como Bíblia Gay, pois atende não apenas os gays mas héteros também. Leia na íntegra : “Sou o autor da Bíblia Comentada Graça sobre Graça, chamada por alguns sites, inclusive o de vocês de “Bíblia Gay”, o que poderia ser “Bíblia dos Negros”, ou “Bíblia das Mulheres”, ou ainda “Bíblia das Pessoas com Necessidades Especiais”, já que trato sobre todos estes assunto nesta obra, mas entendo que não seria interessante para os portais, jornais, revistas, ou emissoras de rádio e TV, anunciar uma “Bíblia de Todas a

GRUPO DE ESTUDO BÍBLICO CAFE - HISTÓRIA

COMUNHÃO, AMOR, FÉ E ESPIRITUALIDADE - GRUPO DE ESTUDO CAFE... Em 2018 começou o projeto CAFE Brasil com o objetivo principal de promover espaço seguro de oração, louvor e principalmente construção de conhecimento bíblico por meio de debates, estudos bíblicos e rodas de leitura dialogada.   A princípio, o projeto tinha encontros que eram muito espaçados, sendo realizados mensalmente. A partir de 2022, os encontros passaram a ser semanais e realizados no Brasil e nos Estados Unidos, em Miami.  O nome CAFE, surgiu em 2020 da junção das iniciais dos quatro pilares fundamentais dos encontros: Comunhão, Amor, Fé e Espiritualidade. Mas lançamento do nome só ocorreu após o período de pandemia em outubro de 2022.  O pastor Marvel Souza e o Pastor Raphael Lira são os responsáveis pela elaboração e aplicação do projeto que iniciou no Brasil e em 2022 nos Estados Unidos.    Atualmente, os encontros presenciais, tanto no Brasil quanto nos

EXPECTATIVA DIVINA SOBRE NÓS

A vida humana é sempre cheia de desafios que nos fazem refletir sobre nossas capacidades, limitações, anseios, medos, prazeres, temperamento e personalidade. É interessante pensar que AGIMOS COMO PLANEJAMOS, mas SEMPRE REAGIMOS COMO SOMOS.  Isso significa dizer que o planejamento nos ajuda a conter nosso próprio ego e consequentemente nossas ações, que segundo a bíblia podem ser boas ou ruins para nós mesmos e para o nosso próximo.  No entanto, como quase sempre estamos reagindo às situações desafiadoras da vida, como por exemplo, às dívidas, às doenças, aos problemas familiares, à perda de um ente querido, aos problemas no trabalho, à quem nos ofende e etc; na maior parte do tempo estamos no modo reativo, reagindo aos desafios. Isso pode ser perigoso, pois as reações não são planejadas e consequentemente imprevisíveis, podendo ser danosas.  Deus tem uma expectativa positiva com respeito aos seus filhos e filhas no que concerne às suas ações. Ele deseja que abandonem as más