Pular para o conteúdo principal

Batismo Cristão

Pastor Marvel Souza (Pastor presidente da Comunidade Cristã IPEG)

Brasília 2 de agosto de 2018
Carta Pastoral sobre o Batismo praticado pela Comunidade Cristã IPEG
Aos membros, congregados e simpatizantes,
 ORDENANÇAS - DEFINIÇÕES
O batismo cristão não deve ser considerado como sacramento de acordo com o que é ensinado pela Igreja Católica. De acordo com os ensinos de Jesus, o batismo é uma ordenança; a saber, a primeira ordenança das duas ensinadas – Batismo e Ceia do Senhor.
          Batismo:“Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". (Mt 28:18-20)
        O Batismo deve ser um momento de alegria no Céu, um ato solene, festivo e de grande importância para a vida do candidato ao batismo.
O significado do batismo é morte, sepultamento e ressurreição. Ao sermos batizados, professamos que Jesus padeceu na cruz por nossos pecados para que nós morrêssemos para o pecado. Portanto, a finalidade do batismo é dar testemunho público da fé e salvação em Jesus Cristo.
              EXEMPLO DE BATISMO
O batismo de Jesus é o modelo do batismo que deve ser exercido pela igreja cristã: “Então Jesus veio da Galiléia ao Jordão para ser batizado por João”.(Mt 3:13)  . Jesus tem o seu ministério evangelístico iniciado com um ato de humildade que representa novo nascimento, apesar de ele mesmo não precisar de novo nascimento por ser Santo. Tal ato marca a saída de uma vida de silêncio ministerial para uma vida pública. Da mesma maneira o Batismo praticado pela igreja deve levar em consideração a transição de um ponto a outro da vida do homem. Porém, apenas como uma representação.
Jesus foi batizado por João que era chamado de "Batista" ou o "batizador ou emergidor" por causa do batismo que Deus lhe mandara realizar – Batismo de arrependimento: “Assim surgiu João, batizando no deserto e pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados”. (Mc 1:4) – batismo de caráter temporário, pois visava preparar o povo para receber Jesus, fazendo a transição da lei e profetas do Antigo Testamento, para o Evangelho da graça no Novo Testamento. O batismo cristão destina se a pessoas que já se arrependeram e são salvas. 

            BATISMO POR IMERSÃO
A palavra batismo transliterada do grego “baptizo” significa imergir ou mergulhar. Sempre que a Bíblia se refere ao batismo, a palavra usada é “baptizo”. Em Romanos. 6:3-8 alguns símbolos reforçam o ensino sobre o batismo por imersão, como: "sepultados pelo batismo", "plantados à semelhança da sua morte pelo batismo", etc..
“De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição. Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; pois quem morreu foi justificado do pecado. Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos”. (Rm 6: 3-8)
O batismo de Jesus e do eunuco é um exemplo de batismo por imersão (Mat. 3:16;  Atos 8:38-39), através das expressões: “desceram à água” e “saíram da água”.
“Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento, o céu se abriu, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele”. (Mt 3:16)
“Assim, deu ordem para parar a carruagem. Então Filipe e o eunuco desceram à água, e Filipe o batizou. Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe repentinamente. O eunuco não o viu mais e, cheio de alegria, seguiu o seu caminho”. (At 8:38-39)
           AUTORIDADE DO BATISMO
Em Mateus 28:18-20 Jesus determinou o batismo em nome da Trindade – a fórmula bíblica correta para o batismo é em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". (Mt 28: 18-20)
   
              O BATIZANDO
O livro de Atos trás uma pergunta quanto a condição para o batismo:
“Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: "Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado?"
Disse Filipe: "Você pode, se crê de todo o coração". O eunuco respondeu: "Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus". (At 8:36-38)
O batismo é permitido a todo o que crê. Em Marcos 16:16 Jesus diz: "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado". Acredita-se ser esta a interpretação do texto: a palavra “crer” em grego possui um significado amplo, abrangendo também a salvação de todos os males desta vida. Portanto, se consideramos o batismo como ordenança de Jesus, todos os que creem devem ser batizados.
No entanto, não devemos nos esquecer que batismo não salva e nem lava pecados de ninguém.
Faça a comparação entre, João 3:16-18; Rom. 3:20 e 28; Ef. 2:8-9. Nestes textos encontramos a fé que é necessária para o batismo, considerando que o batismo só deve ser ministrado a quem já se converteu a Jesus; quem tenha experimentado arrependimento sincero de pecados, tenha crido pela fé em Cristo, tenha certeza do perdão e da salvação.
A Bíblia nos trás vários exemplos. Todos que criam, e eram salvos, eram logo batizados (Atos 2:38 e 41; 8:12 e 16; 8:36-38; 9:18, etc.). O batismo em águas nada tem a ver com o batismo no Espírito Santo.
Obs. O batismo representa novo nascimento, porém não o produz.     
   
        RESPONSABILIDADES DE QUEM QUER SER BATIZADO
Leitura da Bíblia e meditação nos textos sagrados

A prática da oração

A freqüência aos cultos

A colaboração com ofertas e dízimos

Desejar ardentemente o Batismo no Espírito Santo

Ter uma vida de bom testemunho dentro e fora da igreja – Portar-se com modéstia (Vestes, cabelo, linguajar, relacionamentos) – Honrar com os compromissos sociais, familiares e religiosos

Ser esposo/a de uma só pessoa, em ato de fidelidade

Deixar a liderança da igreja a par de situações que possam impedir a comunhão com o corpo de Cristo

Falar de Cristo para outras pessoas

Honrar os líderes da igreja, orando sempre para que eles possam ter graça e discernimento para lidar com as ovelhas de Jesus

Crer ardentemente no arrebatamento da igreja e na ressurreição dos que morreram em cristo – crer na vida eterna com Deus.

Crer na ressurreição para a morte eterna

Crer na Trindade Santa – Sendo Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito, compartilhando uma mesma substância; a saber, a Soberania Divina.

Conseguir, de forma simples, mas correta, expressar as doutrinas fundamentais da fé cristã (Estão em anexo nesta apostila)

Ter os dez mandamentos como padrão bíblico para agradar a Deus

OS DIREITOS DE UM BATIZADO
Como membro você tem direito de votar e ser votado para cargos ou funções nas assembléias da Igreja

Participar das discussões e dar opiniões

Participar da Ceia do Senhor

Tem o direito a acompanhamento e aconselhamento por parte da liderança da igreja, quando necessário

Tem o direito de ser ajudado com cesta básica, quando necessário for

Tem o direito de ser visitado quando doente

Tem o direito de ter auxílio em oração e visita de alguém da liderança em situação de morte e casamento – Ter a realização de cerimônias de casamento e funeral

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRUPO DE ESTUDO BÍBLICO CAFE - HISTÓRIA

COMUNHÃO, AMOR, FÉ E ESPIRITUALIDADE - GRUPO DE ESTUDO CAFE... Em 2018 começou o projeto CAFE Brasil com o objetivo principal de promover espaço seguro de oração, louvor e principalmente construção de conhecimento bíblico por meio de debates, estudos bíblicos e rodas de leitura dialogada.   A princípio, o projeto tinha encontros que eram muito espaçados, sendo realizados mensalmente. A partir de 2022, os encontros passaram a ser semanais e realizados no Brasil e nos Estados Unidos, em Miami.  O nome CAFE, surgiu em 2020 da junção das iniciais dos quatro pilares fundamentais dos encontros: Comunhão, Amor, Fé e Espiritualidade. Mas lançamento do nome só ocorreu após o período de pandemia em outubro de 2022.  O pastor Marvel Souza e o Pastor Raphael Lira são os responsáveis pela elaboração e aplicação do projeto que iniciou no Brasil e em 2022 nos Estados Unidos.    Atualmente, os encontros presenciais, tanto no Brasil quanto nos

MATÉRIA SOBRE A BÍBLIA COMENTADA GRAÇA SOBRE GRAÇA - PORTAL RIUS

"O autor da Bíblia Comentada Graça sobre Graça, que será lançada em breve, Marvel Souza destacou ao RIUS pontos fundamentais que, segundo a ótica de sua autoria,são fundamentais para que a obra não seja mal interpretada ou que haja até de má fé. Marvel,que é de Brasília afirma que a Bíblia Comentada Graça sobre Graça vai muito além do público gay, como está sendo chamada por boa parte da ala evangélica e a imensa maioria que prefere o casamento hétero, como Bíblia Gay, pois atende não apenas os gays mas héteros também. Leia na íntegra : “Sou o autor da Bíblia Comentada Graça sobre Graça, chamada por alguns sites, inclusive o de vocês de “Bíblia Gay”, o que poderia ser “Bíblia dos Negros”, ou “Bíblia das Mulheres”, ou ainda “Bíblia das Pessoas com Necessidades Especiais”, já que trato sobre todos estes assunto nesta obra, mas entendo que não seria interessante para os portais, jornais, revistas, ou emissoras de rádio e TV, anunciar uma “Bíblia de Todas a

PASTORES MARVEL SOUZA E RAPHAEL LIRA - MINISTÉRIO INTERNACIONAL

O Reverendo Marvel Souza e seu esposo, Pastor Raphael Lira, iniciarão um novo ciclo na sua história ministerial a partir do dia 28/05/23. Eles assumirão o seu primeiro pastoreio em solo americano. O Reverendo Marvel como pastor associado e o Pastor Raphael como líder de louvor. Os dois estarão sob supervisão da Primeira Igreja Metodista Unida de Miami. Esta é a quinta Igreja que o Reverendo tem a portunidade de pastorear. Eles já fazem parte do projeto 'Serve Miami' (Sirva Miami) desde outubro de 2022, e agora se dedicarão ao pastoreio do ministério brasileiro da Primeira Igreja Metodista Unida de Miami.  Como ministros reconciliadores eles tem como proposta promover espaços seguros para todos os filhos e filhas de Deus, onde todos são bem-vindos, acolhidos e celebrados.  Para saber mais informações sobre essa nova fase da vida dos pastores, entre em contato via whatsapp: (786)464 3398