Tuesday, December 31, 2019

Votos de ano novo da Igreja Metodista IPEG

A Igreja Metodista IPEG deseja a todxs um ano novo repleto de bênçãos da parte de Deus.


Acreditamos que as nossas realizações em 2020 dependerão dos nossos esforços naquilo que é o propósito de Deus para nossas vidas. Portanto, descubra o propósito de Deus para sua vida, consultando a sua palavra e por meio da oração.
Que neste ano que se inicia possamos valorizar mais a vida com Deus e em comunidade de fé - vamos congregar mais e viver em comunhão!
Que neste ano que se inicia possamos substituir a murmuração pelo otimismo fervoroso!
Que sejamos cheios de compaixão, amor, fé, graça e esperança!
Que levemos a palavra da Reconciliação a todas as pessoas!
Que a humildade seja uma âncora, a felicidade um propósito, a fé uma prática, a paz uma realidade e o amor a força que nos move!
Feliz 2020!!!!
Votos da Igreja Metodista IPEG - Uma Igreja Reconciliadora no Brasil

Monday, December 30, 2019

Feliz ano novo! - Dicas para você elaborar o seu planejamento para 2020

"O dia 31 de dezembro marca não apenas o último dia do ano, mas é uma data que nos traz à memória a efemeridade de tudo que existe"...



O dia 31 de dezembro marca não apenas o último dia do ano, mas é uma data que nos traz à memória a efemeridade de tudo que existe. Desde que o homem aprendeu a mensurar o tempo, existem alguns ritos que celebram o final de um tempo e que busca a bênção para o tempo novo que virá. É comum na virada de ano os diversos ritos de passagem, variando apenas de acordo a tradição, cultura, religião e nível sócio-econômico.
O ano novo deve ser reconhecido por nós os cristãos como dom de Deus, como sinal do amor de Deus por nós. Um ano novo deve ser tempo oportuno para repensar a caminhada da gente e nossos alvos pessoais, familiares e como Igreja. Mas sobretudo, caminhar e viver cada dia, cada semana, cada ano, na certeza de que Deus está conosco e por isso podemos nos aquietar e caminhar mesmo pelo vale da sombra da morte.
Muitas são as expectativas para o ano que se inicia. Algumas pessoas fazem votos relacionados à vida financeira, à saúde, ao casamento, à vida profissional, à vida religiosa,etc. Não é errado desejar que o melhor aconteça em todas as áreas da nossa vida, mas não podemos acreditar em projetos futuros sem planejamentos substanciais no presente. Por isso, é necessário refletir sobre o ano que se passou, para que os resultados negativos sejam analisados, os positivos sejam potencializados e os anseios para o próximo ano sejam metas reais a serem perseguidas. 
Precisamos ser pessoas de propósitos firmes, que creem em Deus, e não deixam de lutar por aquilo que acreditam. Precisamos ser decididos e determinados em direção aos nossos alvos. Para tanto, seguem algumas sugestões para você elaborar um planejamento na sua lista de projetos para o próximo ano:
  1. Certifique-se de que os seus projetos estão de acordo com o que a Bíblia ensina sobre a vida cristã. 
  2. Pergunte-se: "Qual espaço o Reino de Deus ocupa na minha vida?". Muitos cristão têm projetos relacionados a tudo na vida, mas nada em relação ao Reino de Deus. "Talvez o que você deseja na vida material tem a sua resposta na vida espiritual" - Pense nisso! 
  3. O que você está disposto a fazer para alcançar os seus objetivos? (Exemplo: se deseja algo na vida profissional, o que pretende fazer para alcançar este algo - um curso, formar a sua network, enviar currículo, participar de processo de seleção, etc).
  4. Faça uma lista de coisas das quais você está disposto a abrir mão para alcançar os seus objetivos. É comum pensarmos apenas no que queremos e nos esquecermos do que pode ser um impeditivo para termos sucesso. 
  5. Faça um reflexão sobre o ano que se passou e liste as coisas que não deram certo e a razão de não terem dado certo. Isso pode te ajudar a ter uma visão mais clara sobre o que precisa ser mudado.
  6. Ore durante a elaboração da sua lista de projetos. 
  7. Tenha tudo anotado e fixado em um lugar onde você possa ver todos os dias. Isso pode te ajudar a lembrar dos objetivos para o ano. 
  8. À medida que os alvos forem alcançados, risque-os da lista e coloque um "Ok", ou alguma outra palavra que queira. A sensação de ter tido sucesso em algo te estimulará a lutar pelos demais objetivos. 
  9. Caso você seja casado(a), lembre-se que os seus ideais devem casar com o do seu esposo(a), por isso chame-o(a) para participar da composição da sua lista de projetos.
  10. Lembre-se de estabelecer o que é prioridade e o que é subsequente.
Espero que essas dicas possam ter te ajudado a se organizar para o Ano Novo. 
Att...Pastor Marvel Souza

Saturday, December 21, 2019

MEU AMANTE OPRESSOR

(Para leer en español, haga clic en el siguiente enlace: http://cristaobsb.blogspot.com/2020/03/mi-amante-opresor.html)

"A FALTA DO AMANTE OPRESSOR CAUSA CRISE DE ABSTINÊNCIA!"


MEU AMANTE OPRESSOR

"Síndrome de Estocolmo" - você sabe o que significa? Bem, esta síndrome tem a ver com a relação doentia em que a pessoa torturada, intimidada, sequestrada ou agredida, simpatiza-se com seu agressor e até se apaixona por ele/ela, desenvolvendo um vínculo de sofrimento permanente e consentido. 

A FALTA DO AMANTE OPRESSOR CAUSA CRISE DE ABSTINÊNCIA!

Enquanto Pastor que acolhe o público LGBTQ+ tenho encontrado pessoas que se apaixonaram por um cristianismo opressor e amam os instrumentos de suas torturas. Estas pessoas quando chegam a uma Igreja que não lhes oprime, não lhes obriga a nada, não exige penitências, oferece-lhes uma nova interpretação bíblica para o exercício pleno da fé,  concede-lhes a oportunidade de se desenvolverem individualmente, coletivamente, espiritualmente e ministerialmente, começam a criticar a igreja, os líderes e a comunidade de fé: "esta igreja não ora, esta igreja não se santifica...aqui pode até dançar e beber...acho que estes líderes não são tão líderes quanto os pastores das igrejas evangélicas que conheci antes...sexo antes do casamento? Meu Deus!... comunhão aberta - participar da Ceia sem batismo, crianças participando da Ceia, Ceia sem restrição aos visitantes - não seria A SANTA CEIA???? Ai, acho que Deus não está aqui..." 

O VINHO VELHO É APRISIONADOR!

Algumas destas pessoas vão conseguir transpor suas experiências passadas doentias e se abrirão para o novo que Deus lhes está ofertando. Outras não conseguirão, e retornarão para as mãos de seus amantes opressores. Jesus disse que há aqueles que provaram do vinho velho e gostaram (Lucas 5:39). 

Tenho aprendido a não questionar as pessoas que vêm e vão, no intuito de convencê-las a ficar nesta nova expressão de fé cristã. Exercito minha mente e emoções para entender que vinho novo requer vasos novos, e que as pessoas têm o direito de escolher o que querem para si - se o vinho novo ou o velho".

(*O vinho velho representa o sistema religioso da época de Jesus, que era incapaz de absorver os seus ensinos (o vinho novo)). 


Texto por Marvel Souza, pastor da Igreja Metodista IPEG.

Monday, December 2, 2019

Igreja Metodistas IPEG - Uma Igreja que Celebra a Diversidade de Gênero!

"Jesus legitima o lugar que Maria escolheu e chama Marta para ocupar o mesmo espaço"...



Jesus acabara de chegar e merecia a melhor acolhida. Marta, conhecedora de seu lugar e função, sem pestanejar começa a trabalhar (Lucas 10:38-42). Cozinhar aqui, varrer ali, limpar acolá e a casa foi acolhendo quem ali chegava. Maria, conhecedora do seu lugar e função, talvez pestanejando, foi em busca de outro espaço: sentou-se aos pés de Jesus, posição característica de um/a discípulo/a. Em um tempo onde o pensamento dominante era: “aquele que ensina a lei à sua filha, ensina-lhe a devassidão e que é preferível queimar a Torá que ensiná-la às mulheres”, Maria afirmou que desejava e podia ocupar outro espaço naquele cenário. 

Marta foi ensinada a estar, especificamente, num lugar. A possibilidade de mudança, pode tê-la assustado. Além disso, ao sentir-se sozinha no trabalho, precisava de ajuda, mas entre Lázaro (irmão de Marta e Maria) e Maria, ela havia aprendido que só tinha uma pessoa a chamar naquele momento: Maria. Para isso, Marta quer o apoio de Jesus. Diferente do que ela e outras pessoas esperavam, Ele legitima o lugar que Maria escolheu e chama Marta para ocupar o mesmo espaço. 

A Igreja Metodista Incluídos pela Graça (Igreja Metodista IPEG) tem empreendido esforços para fornecer Capacitação Teológica e incentivar as mulheres a aceitarem o convite de Cristo para ocuparem espaços que antes lhes eram negados. Inclusive, no que atine ao exercício dos dons e ministérios eclesiásticos, ocupando espaços outrora ocupados majoritariamente por homens.

Segundo o Pastor Raphael Lira: "Assim como Maria, as mulheres de hoje devem entender que Cristo as convida para ocupar posições de destaque não apenas na vida religiosa, mas em todas as áreas da vida humana, sem que isto se torne um conflito com a vocação de homens, mas uma aceitação, afirmação e exercício do chamado divino a todas as pessoas, independentemente de gênero, identidade de gênero, orientação sexual, etnia, idade ou status sociconomico". 

Olhando a Igreja Metodista IPEG por dentro alguns trabalhos em prol da Capacitação e do Exercício Ministerial por parte de mulheres podem ser elencados:

  1. Curso de Capacitação Teológica: desde 2018 foram concedidas bolsas de estudo para oito mulheres lésbicas da Igreja Metodista IPEG;
  2. Ordenações Ministeriais de Mulheres: desde o início dos trabalhos da Igreja Metodista IPEG a sua liderança sempre teve, majoritariamente, mulheres em sua composição;
  3. Espaço de trabalho em todas as áreas da Igreja, desde que os critérios de formação sejam respeitados: a atribuição de funções se dá por meio do reconhecimento da vocação, formação e adequação doutrinária;
  4. Curso de Capacitação de Pregadoras: a Igreja Metodista IPEG oferece curso de Capacitação específico para mulheres que querem desenvolver o ministério da pregação.
Desta maneira, a Igreja Metodista IPEG reconhece o ministério feminino e Celebra a diversidade de gênero em todos os seus ministérios e ações, assim como o próprio Jesus o fez.

Bible Study Recap - October 1

📖 Bible Study Recap – October 1 Matthew 14–15: Grace that Provides, Heals, and Transforms On October 1, our Bible Study at Jason Lee Mem...