Pular para o conteúdo principal

JEJUM CRISTÃO - 7 RAZÕES PARA VOCÊ DESENVOLVER ESTA PRÁTICA


O que é o Jejum...

Jejum é o reconhecimento de que “nem só de pão vive o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 4:4). É o privar-se da comida, das distrações e ansiedades da vida material para alimentar a alma e nutrir-se da devoção à Deus, com o foco de manifestar gratidão, contrição ou petição. Quem jejua para dedicar-se ao fortalecimento da alma e do espírito o faz por reconhecer que o homem é mais do que matéria e necessita de mais força do que os alimentos podem prover.

Recomenda-se fazer jejuns de coisas que realmente desafiam nosso homem interior, algo que seja um sacrifício. Por isso, o jejum pode estar associado à manias e vícios que desenvolvemos durante a vida também. Nesse ponto, é válido ressaltar que ficar por um período sem a prática de coisas que se tornaram essênciais para a vida do dia a dia pode ser uma maneira de sacrificarmos nossa carne. No entanto, os modelos bíblicos de jejum sempre estiveram associados a abstenção de alimentos, por longo ou curto período. Portanto, a recomendação aqui neste artigo é unir a abstenção de alimentos e/ou refeições à abstenção de práticas que desafiarão a vida cotidiana. 

Como jejuar...

- Inicie o período de jejum com uma oração que especifique o tipo de jejum, se parcial ou integral, os propósitos deste jejum (quebrantamento, busca de espiritualiadade, pedidos em específico, etc). 

- Não diga às pessoas sobre seu jejum. Faça o jejum como sendo algo apenas entre você e Deus. A menos que seja uma convocação solene, em que todos os cristãos são convocados a jejuar pelos mesmos propósitos e no mesmo período.

- Se o seu jejum iniciar pela manhã, lave o rosto, penteie os cabelos, escove os dentes, para que não tenha uma aparência desfigurada.

- Durante o período de jejum, leia a Bíblia, ore, cante louvores, evite conversas fúteis, evite discussões acaloradas e evite pessoas tóxicas. 

- Encerre o jejum com uma oração de agradecimento. 

*Após o jejum, alimente-se com comidas leves e em pequenas porções. 

*Durante o período de jejum, recomenda-se o consumo de água, em especial, para pessoas que tenham complicações renais.

*Recomenda-se para pessoas que fazem tratamento de saúde contínuo, apenas o jejum com abstenção de algum tipo de alimento (chocolates, doces em geral, pão, etc) ou de alguma prática (deixar de usar celular, deixar de assistir TV - alguma prática que seja minimamente desafiadora).

Como jejuar e 7 Razões para o Cristão desenvolver esta prática... 

1) Porque o jejum é uma ordem divina. Homens e mulheres de Deus ao longo da História, têm compreendido claramente essa ordem de Deus. Está escrito, em Jl.2.12: “Ainda assim, agora mesmo, diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto”. A órdem de Deus é tão clara que Jesus nem a repetiu, tão somente ensinou aos discípulos a maneira correta de jejuar, dizendo, em Mt.6.17,18: “Tu, porém, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto, com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará”. A expressão ‘quando jejuares’ sugere uma prática constante. Portanto, precisamos jejuar porque Deus nos ordenou jejuar. A segunda razão para jejuar é…

2) Porque o jejum é um meio de nos humilharmos diante de Deus. Esse é o caminho para o poder e a graça de Deus na vida do cristão. A Escritura Sagrada, nos diz, em Tg.4.10: “Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará”. E o jejum é um meio que Deus nos deu para nos humilharmos diante Dele. E isso nos dará sensibilidade espiritual para percebermos o nosso pecado e consertarmos nossa vida com Deus. O salmista entendeu isso e disse, no Sl.35.13: “Eu humilhava a minha alma com o jejum”. Certamente, você será levantado por Deus, quando se humilhar diante Dele. Leia também os textos de II Cr.7.14; Is.58; Dn.9.3-5. A terceira razão para jejuar é…

3) Porque o jejum é um meio para obtermos vitória sobre ataques e tentações malignas. O Senhor Jesus é nosso modelo perfeito e Ele nos deixou o exemplo em relação ao jejum. Foi bem no começo de Seu ministério, logo após o Seu batismo nas águas e no Espírito. O escritor sagrado diz, em Lc.4.1,2, que “Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto, durante quarenta dias, sendo tentado pelo diabo. Nada comeu naqueles dias, ao fim dos quais teve fome”. Nesses quarenta dias de jejum, o Senhor alcançou a vitória sobre os ataques e as tentações do inimigo. E, isso, de tal maneira que o V.14, diz: “Então, Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galiléia”. Por isso, precisamos jejuar. A quarta razão para jejuar é…

4) Porque é um meio para receber capacitação de Deus na realização de Sua Obra. A Igreja buscou a capacitação de Deus, em jejum e oração, quando enviou os primeiros missionários. É o que lemos em At.13.2,3: “E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram”. Os apóstolos escolhiam os presbíteros para as novas igrejas, em Jejum e oração. Está escrito em At.14.23, que, “depois de orar com jejuns, os encomendavam ao Senhor em quem haviam crido”. Esse foi o modelo estabelecido pelo Espírito Santo na Igreja primitiva. E, a quinta razão para jejuar é…

5) Porque o jejum é um meio para alcançarmos vitória em tempos de crise. A História do povo de Deus revela a importância do jejum em tempos de crise. Um dos maiores exemplos que temos é o de Ester, juntamente com seu povo. Um decreto do rei determinava o extermínio de todo o povo judeu. Por isso, Ester mandou um pedido a seu tio Mardoqueu, em Et.4.16, dizendo: “Vá e reúna todos os judeus que estiverem em Susã, e todos vocês jejuem e orem por mim. Durante três dias não comam, nem bebam nada, nem de dia nem de noite. Eu e as minhas empregadas também jejuaremos. Depois irei falar com o rei, mesmo sendo contra a lei; e, se eu tiver de morrer por causa disso, eu morrerei”. E Deus lhes concedeu uma vitória tão grande, que é comemorada pelos judeus até o dia de hoje. Portanto, precisamos jejuar para alcançarmos vitória em tempos de crise. A sexta razão para jejuar é…

6) Porque o jejum é um meio para buscarmos direção e proteção de Deus. Esse foi o entendimento de um grande homem de Deus – Esdras. Eis o testemunho que ele nos deixou escrito, em Ed.8.21-23: “Então, apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos perante o nosso Deus, para lhe pedirmos jornada feliz para nós, para nossos filhos e para tudo o que era nosso. Porque tive vergonha de pedir ao rei exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo no caminho, porquanto já lhe havíamos dito: A boa mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas a sua força e a sua ira, contra todos os que o abandonam. Nós, pois, jejuamos e pedimos isto ao nosso Deus, e ele nos atendeu”. Por isso, você também pode jejuar para pedir direção e proteção de Deus. E, a sétima razão porque necessitamos jejuar é…

7) Porque o jejum é um meio para buscarmos restauração espiritual. O profeta Joel descreve uma situação de calamidade espiritual na vida do povo de Israel. E mesmo depois de falar sobre o juízo prestes a vir, ele diz, em Jl.2.12: “Ainda assim, agora mesmo, diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto. Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade”. E o resultado dessa busca em jejum e oração se encontra nos Vs.18,28, onde está escrito: “Então, o SENHOR se mostrou zeloso da sua terra, compadeceu-se do seu povo… E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne”. Sim! Deus restaura aqueles que o buscam de coração, em jejum e oração.


Texto por Marvel Souza (Instagram: @marvelsouzaoficial)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRUPO DE ESTUDO BÍBLICO CAFE - HISTÓRIA

COMUNHÃO, AMOR, FÉ E ESPIRITUALIDADE - GRUPO DE ESTUDO CAFE... Em 2018 começou o projeto CAFE Brasil com o objetivo principal de promover espaço seguro de oração, louvor e principalmente construção de conhecimento bíblico por meio de debates, estudos bíblicos e rodas de leitura dialogada.   A princípio, o projeto tinha encontros que eram muito espaçados, sendo realizados mensalmente. A partir de 2022, os encontros passaram a ser semanais e realizados no Brasil e nos Estados Unidos, em Miami.  O nome CAFE, surgiu em 2020 da junção das iniciais dos quatro pilares fundamentais dos encontros: Comunhão, Amor, Fé e Espiritualidade. Mas lançamento do nome só ocorreu após o período de pandemia em outubro de 2022.  O pastor Marvel Souza e o Pastor Raphael Lira são os responsáveis pela elaboração e aplicação do projeto que iniciou no Brasil e em 2022 nos Estados Unidos.    Atualmente, os encontros presenciais, tanto no Brasil quanto nos

MATÉRIA SOBRE A BÍBLIA COMENTADA GRAÇA SOBRE GRAÇA - PORTAL RIUS

"O autor da Bíblia Comentada Graça sobre Graça, que será lançada em breve, Marvel Souza destacou ao RIUS pontos fundamentais que, segundo a ótica de sua autoria,são fundamentais para que a obra não seja mal interpretada ou que haja até de má fé. Marvel,que é de Brasília afirma que a Bíblia Comentada Graça sobre Graça vai muito além do público gay, como está sendo chamada por boa parte da ala evangélica e a imensa maioria que prefere o casamento hétero, como Bíblia Gay, pois atende não apenas os gays mas héteros também. Leia na íntegra : “Sou o autor da Bíblia Comentada Graça sobre Graça, chamada por alguns sites, inclusive o de vocês de “Bíblia Gay”, o que poderia ser “Bíblia dos Negros”, ou “Bíblia das Mulheres”, ou ainda “Bíblia das Pessoas com Necessidades Especiais”, já que trato sobre todos estes assunto nesta obra, mas entendo que não seria interessante para os portais, jornais, revistas, ou emissoras de rádio e TV, anunciar uma “Bíblia de Todas a

PASTORES MARVEL SOUZA E RAPHAEL LIRA - MINISTÉRIO INTERNACIONAL

O Reverendo Marvel Souza e seu esposo, Pastor Raphael Lira, iniciarão um novo ciclo na sua história ministerial a partir do dia 28/05/23. Eles assumirão o seu primeiro pastoreio em solo americano. O Reverendo Marvel como pastor associado e o Pastor Raphael como líder de louvor. Os dois estarão sob supervisão da Primeira Igreja Metodista Unida de Miami. Esta é a quinta Igreja que o Reverendo tem a portunidade de pastorear. Eles já fazem parte do projeto 'Serve Miami' (Sirva Miami) desde outubro de 2022, e agora se dedicarão ao pastoreio do ministério brasileiro da Primeira Igreja Metodista Unida de Miami.  Como ministros reconciliadores eles tem como proposta promover espaços seguros para todos os filhos e filhas de Deus, onde todos são bem-vindos, acolhidos e celebrados.  Para saber mais informações sobre essa nova fase da vida dos pastores, entre em contato via whatsapp: (786)464 3398