Pular para o conteúdo principal

ENTENDIMENTO BÍBLICO SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE

 

ENTENDIMENTO BÍBLICO SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE


Geralmente são mencionadas 14 passagens Bíblicas na discussão sobre a homossexualidade:

  • Gênesis 1:27-28 e 2:18-25;
  • Gênesis 19;
  • Levítico 18:22 e 20:13;
  • Deuteronômio 23:17;
  • 1Reis 14:24; 15:12; 22:47; 2Reis 23:7;
  • Romanos 1:18-32;
  • 1Coríntios 6:9-11;
  • Efésios 5:33;
  • 1 Timóteo 1:10.

Algo muito importante nesta discussão:

Não há registro na Bíblia Sagrada de que Jesus ou qualquer um dos profetas do Antigo Testamento tenham feito qualquer referência às pessoas LGBTQI+.

Gênesis 1 e 2:

  • Gênesis 1 (relato posterior)→ descreve o objetivo da união entre Adão e Eva como sendo a multiplicação e o domínio sobre a terra;
  • Gênesis 2 (relato mais antigo)→ descreve a relação entre Adão e Eva no sentido de destinar-se ao companheirismo total.
No Antigo Testamento a procriação era A DIRETRIZ PRIMÁRIA, o mandamento primário. A primeira diretriz era: “Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra”. A não procriação prejudicava a humanidade, a economia, a família, a herança de terras etc. Se você fosse gay, ainda assim seria obrigado a procriar. Tão importante era a procriação que, se seu irmão morresse sem herdeiros, era seu dever fazer sexo com a esposa dele para dar um herdeiro ao seu irmão... e esse era seu dever, mesmo que você tivesse uma esposa, você deveria cumprir isso. Mais uma vez, a procriação era uma necessidade moral, social, familiar e financeira. Então, naquela época, concubinas e/ou ter várias esposas era considerado apropriado e aceitável ​​devido ao mandamento primordial sobre a procriação.

Gênesis 19:

  • V.4 – A reação das pessoas daquela cidade revela um dos motivos pelos quais todas foram exterminadas: a falta de hospitalidade, em especial, no que atine aos mensageiros de Deus. Por isso, Jesus usa o exemplo de Sodoma para proferir condenação sobre as cidades impenitentes que não receberam bem a sua pregação – leia: Mateus 11:20-24. A hospitalidade era tão importante que, de acordo com a lei mosaica, todos os judeus deveriam praticá-la – leia: Êxodo 22:21.
  • V.5-8 – Traga-os para fora a fim de que os conheçamos – trata-se de um estupro em massa de dois homens, que seria cometido por um grupo de homens, algo que é condenado por toda e qualquer religião e por todo e qualquer código moral de que se tem conhecimento.
  • V.5 – O termo ‘conhecer’ é empregado por várias vezes no Antigo Testamento referindo-se ao ato sexual. Por isso, Ló oferece suas duas filhas para serem abusadas sexualmente no lugar dos anjos. (V.8). para que os conheçamos – esta frase se refere ao estupro coletivo que os homens daquela cidade queriam fazer com os hospedes de Ló, possivelmente por meio do coito anal. É importante entendermos que nenhuma forma específica de atividade sexual é única de uma orientação sexual, seja ela heterossexual ou homossexual – casais fazem sexo anal, vaginal, oral, por meio de toques, masturbação, manipulação do parceiro(a) e beijos, independentemente da orientação sexual. Assim sendo, a narrativa bíblica não imprime um estigma sobre um grupo específico de pessoas, mas revela como Deus se comporta diante de pecadores impenitentes que não recebem sua palavra, sejam eles heterossexuais ou homossexuais.

Gênesis 19:

  • V.8 – O fato de Ló oferecer suas duas filhas para serem estupradas reflete o caráter machista das sociedades antigas, em que as mulheres eram consideradas uma subcultura.
  • V.9 – ele é estrangeiro – evidencia o porquê de quererem maltratar os hospedes de Ló: eram estrangeiros, assim como Ló o era também.

Levítico 18:22 e 20:13:

  • Para os hebreus, o homem era a imagem e semelhança direta de Deus (Gênesis 1:27), mas a mulher era considerada propriedade do homem (Êxodo 20:17). Então, deitar-se com um homem, como se ele fosse mulher, significava reduzir a imagem de Deus a uma propriedade (mulher) que deveria ser dominada. Isso era algo comum nas práticas idólatras que não reconheciam a soberania do Deus dos hebreus. Ou seja, a condenação aqui está atrelada a uma questão litúrgica em que Deus proíbe o seu povo de cultuá-lo como haviam aprendido a cultuar os deuses pagãos na terra do Egito;
  • Esses textos não se referem à homossexualidade, mas a um comportamento sexual proibido entre os homens que viviam um casamento heterossexual ( por isso o uso do termo varão – 18:22 (versão bíblica: Almeida Revista e Corrigida), indicando um indivíduo casado).
  • Por esse prisma, há uma preservação divina do matrimônio, e não uma condenação à homossexualidade, transexualidade ou travestilidade.
  • Outro aspecto importante diz respeito ao cumprimento da primeira diretrez divina: "multipliquem-se e encham a terra". Os hebreus consideravam que o homem carregava consigo as sementes da vida. Assim, o ato sexual deveria exclusivamente cumprir seu propósito; a saber, a reprodução.

Deuteronômio 23:17:

  • Tanto na cultura dos egípcios como na cultura dos cananeus eram comuns os cultos aos deuses da fertilidade. Nestes cultos as pessoas, além de apresentarem ofertas de alimentos e sacrifícios de animais, também cultuavam com o corpo, em referência à procriação humana. Nos rituais, crianças e adultos se envolviam em orgias sexuais.
  • Nos templos pagãos, era comum a presença das prostitutas do templo. Ademais, a palavra “Abominação (tôebhah)” está relacionada, em especial, à práticas idólatras associadas ao ato sexual.

1Reis 14:24; 15:12; 22:47; 2Reis 23:7:

  • Relatos sobre a instalação e abolição da prostituição no templo em diversas épocas durante o período da monarquia.
  • Estes textos não fazem referência alguma à homossexualidade, transexualidade, ou travestilidade.

Romanos 1:18-32: 

  • O texto se refere novamente ao sexo atrelado a ações idólatras;
  • O texto condena o abandono da orientação sexual;
  • Na época não havia uma concepção formada sobre opção sexual, condição sexual ou orientação sexual;
  • O contexto não se refere à relações homoafetivas, pautadas em amor, cumplicidade, fidelidade e santidade.

1Coríntios 6:10:

  • Os termos “Efeminados” e “Sodomitas” são empregados em algumas versões bíblicas, tendenciosamente, para corresponder às palavras gregas “Malakoi” e “Arsenokoitai”, que significam, respectivamente, em uma tradução pura e coerente com as Escrituras Sagradas: “Imorais” e “Pervertidos”. Ou seja, o texto de 1Coríntios 6:10 não se refere a homossexuais, mas a todos aqueles que são sexualmente imorais e pervertidos.
  • Inclui-se no grupo dos pervertidos todos aqueles que violentam sexualmente outra pessoa (pederastas, pedófilos, estupradores).
  • No grupo dos sexualmente imorais, estão os (as) depravados (as), promíscuos (as) e prostitutos (as).

Efésios 5:33:

  • Refere-se à afirmação da relação entre Cristo e seu corpo, a Igreja, e a relação entre marido e mulher;
  • Se este texto estivesse se referindo à relação homem-mulher como a única possível para os cristãos, a consequência seria que o celibato igualmente é pecaminoso. Algo que o próprio Apóstolo Paulo ensinou – 1Coríntios 7:8.
1 Coríntios 6:9-10 e 1 Timóteo 1:10:

O grego que aparece nestas passagens, que se traduz geralmente como “homossexual” é arsenokoites (1 Coríntios também inclui a palavra grega malakos). Traduzindo estas palavras como “homossexual”, um termo que não existiu até o final do século dezenove, levou muitos a conclusão de que os homossexuais não herdarão o reino de Deus. Mas arsenokoites malakos não se referem ao que hoje chamamos de uma relação íntima homossexual.

Malakos significa literalmente “suave”, um termo que se utiliza na literatura antiga para fazer referência a “crianças afeminadas”. Também poderia ser uma referência a uma relação de pederastia, onde um homem assume a posição passiva de uma mulher ou a “suave”.

Nunca devemos nos esquecer que Paulo está escrevendo no contexto social greco-romano. Fazemos injustiça à Bíblia quando lemos as Escrituras com uma compreensão moderna da intimidade sexual comparada ao ethos cultural existente em seu próprio tempo. No mundo grego antigo, a pederastia — uma relação sexual entre adultos e crianças — era muitas vezes comum e praticada extensivamente como um tipo de ritual de iniciação masculina. Os costumes sexuais gregos influenciaram a cultura romana, com a ressalva de que as relações entre o mesmo sexo entre os romanos em geral se davam entre um amo e seu escravo. É a este mundo greco-romano que Paulo escreve suas cartas.

Arsenokoites é mais difícil de traduzir porque o termo parece ter sido cunhado por Paulo, não aparece em outras literaturas antigas nem é utilizado por autores posteriores. Arsenokoites denota o papel passivo adotado pela prostituição masculina. Se levamos em consideração que havia mais de mil prostitutas e prostitutos que trabalhavam em Corinto no templo de Afrodite e que a prostituição masculina se praticava amplamente na Grécia, 1 Coríntios e 1 Timóteo poderiam estar se referindo a estes prostitutos, concretamente os prostitutos masculinos que ainda eram crianças?

O que estas passagens bíblicas condenam, portanto, é a pedofilia e a prostituição masculina (comparada à prostituição feminina que parece ser dada como óbvia), não uma relação de amor entre homens.

 

OS TEXTOS BÍBLICOS NÃO TRATAM SOBRE HOMOSSEXUALIDADE, MAS SIM, SOBRE COMPORTAMENTOS SEXUAIS ADÚLTEROS, INCESTUOSOS, IMORAIS (DEPRAVADOS, PROSTITUTOS), PERVERTIDOS (PEDÓFILOS E ESTUPRADORES) IDÓLATRAS (PROSTITUTOS CULTUAIS), QUER SEJAM COMETIDOS POR HETEROSSEXUAIS, OU POR PESSOAS LGBTQ+.


Texto: Reverendo Marvel Souza 

Para mais explicações sobre os textos bíblicos que são usados para condenar pessoas LGBTQIA+, adquira a revista "Teología Queer". Clique no seguinte link e confira: http://www.direitoafe.com/2021/01/revista-teologia-queer-apologetica-e.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRUPO DE ESTUDO BÍBLICO CAFE - HISTÓRIA

COMUNHÃO, AMOR, FÉ E ESPIRITUALIDADE - GRUPO DE ESTUDO CAFE... Em 2018 começou o projeto CAFE Brasil com o objetivo principal de promover espaço seguro de oração, louvor e principalmente construção de conhecimento bíblico por meio de debates, estudos bíblicos e rodas de leitura dialogada.   A princípio, o projeto tinha encontros que eram muito espaçados, sendo realizados mensalmente. A partir de 2022, os encontros passaram a ser semanais e realizados no Brasil e nos Estados Unidos, em Miami.  O nome CAFE, surgiu em 2020 da junção das iniciais dos quatro pilares fundamentais dos encontros: Comunhão, Amor, Fé e Espiritualidade. Mas lançamento do nome só ocorreu após o período de pandemia em outubro de 2022.  O pastor Marvel Souza e o Pastor Raphael Lira são os responsáveis pela elaboração e aplicação do projeto que iniciou no Brasil e em 2022 nos Estados Unidos.    Atualmente, os encontros presenciais, tanto no Brasil quanto nos

MATÉRIA SOBRE A BÍBLIA COMENTADA GRAÇA SOBRE GRAÇA - PORTAL RIUS

"O autor da Bíblia Comentada Graça sobre Graça, que será lançada em breve, Marvel Souza destacou ao RIUS pontos fundamentais que, segundo a ótica de sua autoria,são fundamentais para que a obra não seja mal interpretada ou que haja até de má fé. Marvel,que é de Brasília afirma que a Bíblia Comentada Graça sobre Graça vai muito além do público gay, como está sendo chamada por boa parte da ala evangélica e a imensa maioria que prefere o casamento hétero, como Bíblia Gay, pois atende não apenas os gays mas héteros também. Leia na íntegra : “Sou o autor da Bíblia Comentada Graça sobre Graça, chamada por alguns sites, inclusive o de vocês de “Bíblia Gay”, o que poderia ser “Bíblia dos Negros”, ou “Bíblia das Mulheres”, ou ainda “Bíblia das Pessoas com Necessidades Especiais”, já que trato sobre todos estes assunto nesta obra, mas entendo que não seria interessante para os portais, jornais, revistas, ou emissoras de rádio e TV, anunciar uma “Bíblia de Todas a

PASTORES MARVEL SOUZA E RAPHAEL LIRA - MINISTÉRIO INTERNACIONAL

O Reverendo Marvel Souza e seu esposo, Pastor Raphael Lira, iniciarão um novo ciclo na sua história ministerial a partir do dia 28/05/23. Eles assumirão o seu primeiro pastoreio em solo americano. O Reverendo Marvel como pastor associado e o Pastor Raphael como líder de louvor. Os dois estarão sob supervisão da Primeira Igreja Metodista Unida de Miami. Esta é a quinta Igreja que o Reverendo tem a portunidade de pastorear. Eles já fazem parte do projeto 'Serve Miami' (Sirva Miami) desde outubro de 2022, e agora se dedicarão ao pastoreio do ministério brasileiro da Primeira Igreja Metodista Unida de Miami.  Como ministros reconciliadores eles tem como proposta promover espaços seguros para todos os filhos e filhas de Deus, onde todos são bem-vindos, acolhidos e celebrados.  Para saber mais informações sobre essa nova fase da vida dos pastores, entre em contato via whatsapp: (786)464 3398