Thursday, March 23, 2023

QUEM É LILITH NA BÍBLIA

Desmistificando Lilith através da Bíblia

A história de Lilith surgiu na Babilônia e foi importada para a tradição judaica. O folclore judaico trata Lilith como uma espécie de demônio feminino. A primeira menção sobre quem foi Lilith surgiu entre os sumérios a 3000 a.C, com um registro conhecido como "o poema Lilitu".

Lilith passou a fazer parte do folclore judaico de forma tardia, na Idade Média. Na verdade, Lilith passou a ganhar fama nos dias atuais devido à produção de livros de ficção, desenhos e filmes, tornando a sua história ainda mais confusa.

Na Bíblia, Deus criou o homem e a mulher semelhantes um ao outro, para cooperarem entre si, não para competirem.

Veja algumas referências bíblicas que desmistificam a existência de Lilith:

  • A Bíblia não cita Lilith em Gênesis, tampouco a existência de uma mulher anterior a Eva.
  • Em Gênesis 1:27 fala quando o homem e a mulher foram criados. Já em Gênesis 2 descreve como Adão e a "mulher" foram criados.
  • A Bíblia afirma que serpente que enganou "mulher" foi o Diabo, não Lilith - Apocalipse 12:9
  • A "mulher" não tinha nome. Adão a chamou de Eva depois que comeu o fruto proibido - Gênesis 3:20
  • Isaías 34 cita a figura de animais selvagens, não de demônios ou pessoas.
  • A tradução "criaturas noturnas" não é nome o próprio "Lilith", assim como "estrela da manhã" não é o nome próprio "Lúcifer".

Editado por Reverendo Marvel Souza


(Extraído de: https://www.bibliaon.com/lilith_primeira_mulher_de_adao/)

Monday, March 20, 2023

GRUPO DE ESTUDO BÍBLICO CAFE - HISTÓRIA

COMUNHÃO, AMOR, FÉ E ESPIRITUALIDADE - GRUPO DE ESTUDO CAFE...

Em 2018 começou o projeto CAFE Brasil com o objetivo principal de promover espaço seguro de oração, louvor e principalmente construção de conhecimento bíblico por meio de debates, estudos bíblicos e rodas de leitura dialogada.
 

A princípio, o projeto tinha encontros que eram muito espaçados, sendo realizados mensalmente. A partir de 2022, os encontros passaram a ser semanais e realizados no Brasil e nos Estados Unidos, em Miami. 

O nome CAFE, surgiu em 2020 da junção das iniciais dos quatro pilares fundamentais dos encontros: Comunhão, Amor, Fé e Espiritualidade. Mas lançamento do nome só ocorreu após o período de pandemia em outubro de 2022. 

O pastor Marvel Souza e o Pastor Raphael Lira são os responsáveis pela elaboração e aplicação do projeto que iniciou no Brasil e em 2022 nos Estados Unidos. 

 
Atualmente, os encontros presenciais, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos acorrem às quartas-feiras à noite, no seguinte endereço: Edifício Elser, 398NE 5th St, Miami Centro. 

No Brasil os encontros estão sendo coordenados pelos irmãos Charles, Edilson, Ananias e Edynaldo, sob supervisão e orientação do Rev Marvel Souza. E nos Estados Unidos os trabalhos são coordenados pelo Rev Marvel Souza e seu esposo Pr Raphael Lira. 

Para saber como fazer parte de um dos Grupos de Estudo Bíblico CAFE entre em contato via whatsapp ou e-mail: 🇧🇷+55(61)98207-5387 🇺🇲+1 (305) 371-4707 igreja@firstchurchmiami.org


Thursday, March 9, 2023

HISTÓRIAS CRUZADAS DE ARREPENTIMIENTO

INOCÊNCIA, IRRESPONSABILIDADE E AUTO-ESCOLHA...

"Deus se entristece com a saída do filho, mas não se move dos portões a espera do seu retorno".



Encontramos em Lucas 15 uma série de parábolas (ovelha perdida, dracma perdida e filho pródigo) contadas por Jesus, que nos permitem a seguinte reflexão:

  1. Parábola da ovelha perdida: Jesus descreve a atitude do Pastor para com as ovelhas e, em especial, para com a ovelha perdida, que inocentemente se afasta do rebanho e acaba se perdendo, caindo em perigo. A ovelha é considerada um dos animais que mais depende de cuidados . Esta parábola nos faz refletir sobre àqueles que se perdem da fé por falta de discernimento e maturidade espiritual. Ela é a imagem da inocência.
  2. Parábola da dracma perdida: A dracma correspondia a cerca do salário de um dia, talvez indicasse que a mulher fosse casada (fazia parte de um conjunto de dez dracmas que eram penduradas no véu da noiva). A dracma deveria estar sob a responsabilidade daquela mulher, sendo bem guardada. Aquela dracma foi perdida por descuido, é a imagem da irresponsabilidade.
  3. Parábola do filho pródigo: Ao decidir sair de casa, levando consigo a parte da herança que lhe cabia, o filho mais novo assumiu o risco de nunca mais ser aceito pela família e principalmente pelo pai, caso sua investida não desse certo. O Ato do moço foi totalmente consciente, ele se perdeu em fantasias e luxurias culminando em total miséria por auto-escolha
A diferença entre estas três parábolas está na razão pela qual a ovelha, a dracma e o filho pródigo se perderam - inocência (ignorância), irresponsabilidade e auto-escolha. Ademais, a atitude do pastor, da mulher e do pai de família nos fazem refletir sobre o dever ministerial quanto à ovelha perdida, a dracma perdida e o filho pródigo - busca-se a ovelha perdida, procura-se a dracma perdida, espera-se o filho pródigo, pois ele voltará (Deus se entristece com a saída do filho, mas não se move dos portões a espera do retorno).

Texto por Marvel Souza

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Grupo de Estudo Bíblico CAFE Miami celebra o dia internacional das mulheres...

Feliz dia Internacional das Mulheres!

"Desejo que este dia seja de reflexão e aceitação do propósito divino. Que assim como Maria, as mulheres de hoje possam dizer a este mundo: (João 2:5) "Façam tudo o que Jesus lhes ordenar". Pois ela reconheceu que o plano divino era o melhor para todos e se posicionou como parte importante dele".

Maria escolheu a melhor parte!

Jesus acabara de chegar e merecia a melhor acolhida. Marta, conhecedora de seu lugar e função, sem pestanejar começa a trabalhar. Cozinhar aqui, varrer ali, limpar acolá e a casa foi acolhendo quem ali chegava. Maria, conhecedora do seu lugar e função, talvez pestanejando, foi em busca de outro espaço: sentou-se aos pés de Jesus, posição característica de um/a discípulo/a. Em um tempo onde o pensamento dominante era: “aquele que ensina a lei à sua filha, ensina-lhe a devassidão e que é preferível queimar a Torá que ensiná-la às mulheres”, Maria afirmou que desejava e podia ocupar outro espaço naquele cenário. 

Marta foi ensinada a estar, especificamente, num lugar. A possibilidade de mudança, pode tê-la assustado. Além disso, ao sentir-se sozinha no trabalho, precisava de ajuda, mas entre Lázaro e Maria, ela havia aprendido que só tinha uma pessoa a chamar: Maria. Para isso, Marta quer o apoio de Jesus. Diferente do que ela e outras pessoas esperavam, Ele legitima o lugar que Maria escolheu e chama Marta para ocupar o mesmo espaço. 

Hoje, no dia Internacional das Mulheres, eu, Reverendo Marvel Souza, tenho a alegria de felicitar as mulheres que aceitaram o convite de Cristo para ocuparem espaços que antes lhes eram negados, inclusive no que tange ao exercício dos dons e ministérios eclesiásticos. E ao mesmo tempo, convido a outras mulheres para serem empoderadas pelo chamado de Cristo Jesus.

Desejo que este dia seja de reflexão e aceitação do propósito divino. Que assim como Maria, as mulheres de hoje possam dizer a este mundo: (João 2:5) "Façam tudo o quê Jesus lhes ordenar". Pois ela reconheceu que o plano divino era o melhor para todos e se percebeu como parte importe importante dele.

Desejo que este dia seja um dia de alegria e celebração por todas as conquistas realizadas em Cristo Jesus. E junto com o Grupo de Estudo Bíblico CAFE, formado majoritariamente por mulheres, coloco-me em oração por todas as mulheres.

Que os espaços outrora ocupados majoritariamente por homens sejam cada vez mais compartilhados com a determinação, inteligência, ousadia, resiliência, coragem, força, alegria e amor feminino. Que assim como Maria, as mulheres de hoje entendam que Cristo as convida para ocupar posições de destaque não apenas na vida religiosa, mas em todas as áreas da vida humana. 

Que Deus, em Cristo Jesus, abençoe a todas as mulheres! E aos que possuem alma feminina também! 


Texto: Reverendo Marvel Souza (Instagram: @marvelsouzaoficial)

Bible Study Recap - October 1

📖 Bible Study Recap – October 1 Matthew 14–15: Grace that Provides, Heals, and Transforms On October 1, our Bible Study at Jason Lee Mem...