Pular para o conteúdo principal

O CRISTÃO PROTESTANTE E O CARNAVAL


"A maioria dos cristãos protestantes não aprendeu sobre as bases que fundamentaram o nascimento desta festa popular, e pena que esta festa que deveria ser um instrumento de protesto tem se tornado cada vez mais um pretexto para a promiscuidade, bebedices e uso de drogas".






O Cristão Protestante e o Carnaval...

As relações entre igrejas protestantes e cultura brasileira, infelizmente, sempre se deram por meio do confronto, da negação e da contrariedade. Consequentemente, converter-se ao Evangelho passou a significar o abandono das manifestações culturais. (O Brasil é um dos poucos países que professa uma fé protestante que exige dos seus fiéis o abandono cultural em função da fé. Por assim dizer, as Igrejas protestantes e evangélicas tendem a se comportar como juízas da sociedade e da sua cultura). 

Ademais, as manifestações culturais brasileiras que têm relação com fatos históricos ou com o catolicismo passaram a ser demonizadas pelas Igrejas protestantes. Nesse contexto, o carnaval passou a ser considerado como a festa da carne, por excelência, a festa do pecado – então,  para maioria dos protestantes, especialmente para os evangélicos, pular carnaval é um contrassenso em relação ao ser crente. Por isso, durante o período de carnaval muitas igrejas realizam retiros espirituais com o fito de livrar os cristãos da tentação de assistir carnaval pela televisão ou participar de algum evento carnavalesco.

A maioria dos cristãos protestantes não aprendeu sobre as bases que fundamentaram o nascimento desta festa popular, e pena que esta festa que deveria ser um instrumento de protesto tem se tornado cada vez mais um pretexto para a promiscuidade, bebedices e uso de drogas.

No entanto, é necessário que se reflita sobre a importância cultural e religiosa que o carnaval deve ocupar no fazer cristão dos brasileiros, porque a perda da consciência histórica causa graves danos aos indivíduos e à sociedade.

À medida que as igrejas protestantes se dedicavam a educar setores médios das cidades e a acompanhar a rota do café e seus barões que aos poucos declinavam, os negros deixavam as senzalas e subiam para os morros. Estes negros encontraram no carnaval a oportunidade para rir da vida, criticar os poderosos e fazer piada da indignidade a que muitos eram submetidos. Pelo carnaval, eles aprenderam a questionar e a reclamar seu espaço. E o fizeram por meio da brincadeira e da arte.

Ainda hoje é possível encontrar manifestações de carnaval que não são puramente patrocinadas pelo consumo de álcool, sexo e drogas. O que nos faz refletir sobre qual deve ser o papel de um cristão durante os dias de carnaval, e no intuito de responder àqueles que querem participar do carnaval e não sabem como fazer sem que isso se torne um pecado, segue uma lista de dez sugestões que te ajudarão a participar desta festividade de uma maneira segura:

  1. Procure por manifestações carnavalescas que tenham cunho histórico e denunciatório (protestos sociais) –  (sugestão: desfiles de escolas de samba);
  2. Não consuma álcool ao ponto da embriaguez;
  3. Não se envolva com promiscuidade (sexo sem compromisso, beijar na boca de várias pessoas, permitir que passem a mão em você ou que você passe em outros, etc...);
  4. Esteja atento à segurança da sua vida e dos seus pertences;
  5. Tenha hora para chegar e para sair dos eventos;
  6. Não se envolva com discussões e brigas;
  7. Seja a expressão do amor divino onde quer que você esteja;
  8. Não participe de marchinhas de blocos, principalmente, se for casadx – estando em meio à multidão situações constrangedoras podem ocorrer;
  9. Ande sempre em grupos de pessoas conhecidas;
  10. Lembre-se: “O seu corpo é templo do Espírito Santo”. Portanto, cuide deste templo, não permita que ele se torne objeto de promiscuidade, lascívia, e depósito de drogas que o destruirão.
Por fim, fica aqui a recomendação do Apóstolo Paulo (1Corítios 6: 12) : “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas”.  

Att...Pastor Marvel Souza
  
    
   


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRUPO DE ESTUDO BÍBLICO CAFE - HISTÓRIA

COMUNHÃO, AMOR, FÉ E ESPIRITUALIDADE - GRUPO DE ESTUDO CAFE... Em 2018 começou o projeto CAFE Brasil com o objetivo principal de promover espaço seguro de oração, louvor e principalmente construção de conhecimento bíblico por meio de debates, estudos bíblicos e rodas de leitura dialogada.   A princípio, o projeto tinha encontros que eram muito espaçados, sendo realizados mensalmente. A partir de 2022, os encontros passaram a ser semanais e realizados no Brasil e nos Estados Unidos, em Miami.  O nome CAFE, surgiu em 2020 da junção das iniciais dos quatro pilares fundamentais dos encontros: Comunhão, Amor, Fé e Espiritualidade. Mas lançamento do nome só ocorreu após o período de pandemia em outubro de 2022.  O pastor Marvel Souza e o Pastor Raphael Lira são os responsáveis pela elaboração e aplicação do projeto que iniciou no Brasil e em 2022 nos Estados Unidos.    Atualmente, os encontros presenciais, tanto no Brasil quanto nos

PASTORES MARVEL SOUZA E RAPHAEL LIRA - MINISTÉRIO INTERNACIONAL

O Reverendo Marvel Souza e seu esposo, Pastor Raphael Lira, iniciarão um novo ciclo na sua história ministerial a partir do dia 28/05/23. Eles assumirão o seu primeiro pastoreio em solo americano. O Reverendo Marvel como pastor associado e o Pastor Raphael como líder de louvor. Os dois estarão sob supervisão da Primeira Igreja Metodista Unida de Miami. Esta é a quinta Igreja que o Reverendo tem a portunidade de pastorear. Eles já fazem parte do projeto 'Serve Miami' (Sirva Miami) desde outubro de 2022, e agora se dedicarão ao pastoreio do ministério brasileiro da Primeira Igreja Metodista Unida de Miami.  Como ministros reconciliadores eles tem como proposta promover espaços seguros para todos os filhos e filhas de Deus, onde todos são bem-vindos, acolhidos e celebrados.  Para saber mais informações sobre essa nova fase da vida dos pastores, entre em contato via whatsapp: (786)464 3398

PASTOR MARVEL SOUZA

Ministério Pastoral Marvel Souza:  Natural de São Mateus do Sul, estado do Paraná, o Reverendo Marvel Souza iniciou seu ministério há 24 anos atrás, quando ele, impelido pelo Espírito Santo começou um trabalho de ensino na igreja Metodista, onde desenvolveu projetos pautados em sua formação teológica recém iniciada. Natural de São Mateus do Sul, estado do Paraná, o Reverendo Marvel Souza iníciou seu ministério há 24 anos, quando ele, impelido pelo Espírito Santo começou um trabalho de ensino na igreja Metodista, onde desenvolveu projetos pautados em sua formação teológica recém iniciada. Depois de algum tempo servindo foi consagrado ao diaconato, servindo por seis anos com dedicação, dinamismo e responsabilidade. Neste período, introduziu um curso de formação teológica, que se tornou requisito necessário para a consagração de líderes da igreja em que servia. O curso teve êxito e acabou tomando proporções maiores que as esperadas, sendo ministrado em várias igrejas de dif