Skip to main content

Pentecostalismo e Neopentecostalismo Inclusivos?

"se NÃO for INCLUSÃO ECLESIAL PLENA, NÃO é INCLUSÃO!"


"Chego a achar engraçado quando vejo muitos cristãos inclusivos pentecostais e neo-pentecostais preocupados se sexo antes do casamento é pecado, se bebida alcoólica é proibida, se a transexualidade, bissexualidade ou intersexualidade é de Deus.

De fato, eu não consigo ver elementos de Inclusão Eclesial Plena no pentecostalismo e nem no neopentecostalismo. Ser aceito como membro de uma Igreja não significa dizer que esta Igreja é Inclusiva, se os elementos que compõem o fazer cristão ainda são os mesmos elementos opressores de antes, a pessoa só mudou de placa de Igreja, e passou a congregar com mais pessoas iguais a ela, e a ter um pastor/a gay , mas na prática é a mesma coisa.

Pentecostais preocupados com o que eles chamam de santidade (roupas, dons espirituais, jejuns, oração, espiritualização de tudo, pregações frenéticas, algumas até agressivas, uma luta contra imagens, falam mal dos católicos, espíritas, umbandistas e candomblé, vivem uma guerra espiritual caçando poquemons pelas ruas, pastores sem formação teológica, sem experiência de pastoreio, etc). Ademais, 90% das pregações nestas Igrejas são baseadas em textos do Antigo Testamento, e são tantas campanhas - uma mais sem fundamento que a outra.

Os Neo-pentecostais, por sua vez, se preocupam com tudo que os pentecostais se preocupam, vivem uma guerra contra as religiões afro e contra o catolicismo, focam mais na guerra espiritual e comercializam a fé das pessoas - igrejas viram grandes empresas, e as pregações, em sua maioria são baseadas no Antigo Testamento ou viram aulas de coaching.


Os instrumentos de opressão são os mesmos: "Vai para o banco!", "Cuidado porque a Ceia do Senhor ensinada na Bíblia, aqui é a SANTA CEIA", "Segura tua onda pra casar virgem - não pode ter mancha no seu véu", "Transexualidade e Bissexualidade precisam ser estudadas -  é estranho...", "Eis que te digo...", "Deus me revelou", "Somos a geração do arrebatamento", etc...

Enquanto Pastor, com Ministério em liderança de Igrejas há 23 anos e teólogo, fico estarrecido com as dúvidas elementares dos cristãos que se dizem inclusivos no Brasil. Eu acredito numa Nova Expressão de Fé em que oferecemos não Direito à Fé, mas o Exercício Pleno da Fé. Direito à Fé nós já temos, o que precisamos é Exercê-la Plenamente, e para isso os líderes não podem se comportar como administradores da fé alheia fundamentados em segmentos cristãos que por si só são excludentes, intolerantes e de fundamentação teológica duvidosa. 

Os líderes devem ser facilitadores do exercício pleno da fé, criando um ambiente harmonioso e pacífico de convivência com as diferenças, destacando que Deus é AMOR e Trinitariamente DIVERSO".

(Texto por Marvel Souza)

Comments

Popular posts from this blog

PASTOR MARVEL SOUZA

Ministério Pastoral Marvel Souza:  Natural de São Mateus do Sul, estado do Paraná, o Reverendo Marvel Souza iniciou seu ministério há 24 anos atrás, quando ele, impelido pelo Espírito Santo começou um trabalho de ensino na igreja Metodista, onde desenvolveu projetos pautados em sua formação teológica recém iniciada. Natural de São Mateus do Sul, estado do Paraná, o Reverendo Marvel Souza iníciou seu ministério há 24 anos, quando ele, impelido pelo Espírito Santo começou um trabalho de ensino na igreja Metodista, onde desenvolveu projetos pautados em sua formação teológica recém iniciada. Depois de algum tempo servindo foi consagrado ao diaconato, servindo por seis anos com dedicação, dinamismo e responsabilidade. Neste período, introduziu um curso de formação teológica, que se tornou requisito necessário para a consagração de líderes da igreja em que servia. O curso teve êxito e acabou tomando proporções maiores que as esperadas, sendo ministrado em várias igrejas de...

EXPECTATIVA DIVINA SOBRE NÓS

A vida humana é sempre cheia de desafios que nos fazem refletir sobre nossas capacidades, limitações, anseios, medos, prazeres, temperamento e personalidade. É interessante pensar que AGIMOS COMO PLANEJAMOS, mas SEMPRE REAGIMOS COMO SOMOS.  Isso significa dizer que o planejamento nos ajuda a conter nosso próprio ego e consequentemente nossas ações, que segundo a bíblia podem ser boas ou ruins para nós mesmos e para o nosso próximo.  No entanto, como quase sempre estamos reagindo às situações desafiadoras da vida, como por exemplo, às dívidas, às doenças, aos problemas familiares, à perda de um ente querido, aos problemas no trabalho, à quem nos ofende e etc; na maior parte do tempo estamos no modo reativo, reagindo aos desafios. Isso pode ser perigoso, pois as reações não são planejadas e consequentemente imprevisíveis, podendo ser danosas.  Deus tem uma expectativa positiva com respeito aos seus filhos e filhas no que concerne às suas ações. Ele deseja que ab...

SOMOS METODISTAS UNIDOS

"A fé cristã nunca teve a intenção de ser uma jornada solo. Os primeiros seguidores de Jesus se reuniram para ensinar, fazer refeições, orações e muito mais (Atos 2:42)". Para os Metodistas Unidos, ser membro significa fazer parte de uma comunhão de seguidores de Jesus Cristo que procuram tornar o mundo mais parecido com o Reino de Deus. Nossa compreensão do que significa ser um membro está profundamente enraizada em nossa herança metodista. John Wesley, fundador do movimento metodista, deixou claro que o cristianismo é uma religião social e que nosso crescimento na santidade do coração e da vida depende profundamente de estarmos em comunidade cara a cara com outras pessoas que estão cuidando de nós (e nós deles) em amor. É através desses relacionamentos face a face que experimentamos o que significa ser o corpo de Cristo no mundo. Para os Metodistas Unidos, a associação exige participação ativa em uma congregação local. Os votos que fazemos incluem promessas de p...