Pular para o conteúdo principal

Marvel Souza - Ministério de Ensino e Pregação.


O Pastor Marvel Souza pregou pela primeira vez aos doze anos de idade, e aos quinze anos iniciou seu ministério eclesiástico como pregador itinerante. 

Dentre as pregações feitas pelo Pastor Marvel, podemos destacar alguns títulos que marcaram sua trajetória como pregador do Evangelho:
  • Medidas Espirituais – Apocalipse 11:1;
  • Pensamentos sobre João 2:11;
  • Três pensamentos sobre o crescimento de Jesus – Lucas 2:52;
  • Filhos da mão direita – Gênesis 35:16-18;
  • Pelo sangue e pela água – João 19:34;
  • É de Deus! – Mateus 6:13;
  • Os dois jardins – João 20:11 e Gênesis 2:8;
  • Judas, currículo impecável, mas caráter duvidoso – João 12:4-6;
  • O galo cantou! – João 13:36-38;
  • À meia noite – Êxodo 12:29;
  • Tipos de Graça – Romanos 5:20;
  • Deus está afetado, envolvido e tocado por você;
  • A Cultura da Mesa no Exercício Pleno da Fé;
  • Deus é trinitariamente diverso;
  • Cinco princípios Bíblicos para o Exercício Pleno da Fé;
  • Diferentes arranjos familiares na Bíblia;
  • Deus é Deus de vivos!
  • Vivos e Livres.
Atualmente o Pastor possui mais de 2000 esboços de pregação escritos. 

Veja algumas das fotos que mostram um pouco deste ministério de pregação e ensino bíblico:

- Preleção na Igreja Metodista Reconciliadora IPEG da Argentina (2020): 
- Preleção e ensino na Conferência de Reconciliadores da Igreja Metodista Reconciliadora IPEG do Brasil (2019):

- Ministração de ensino bíblico no retiro da Igreja Renascer em Goiânia Goiás:
- Preleção no seminário de apresentação da Bíblia Comentada Graça sobre Graça em Natal Rio Grande do Norte:
- Preleção no Retiro "Corações Aquecidos" da Igreja Metodista Reconciliadora IPEG do Brasil: 
- Preleção no seminário Teológico realizado em Curitiba Paraná:
- Composição de uma das mesas de debate no encontro de líderes UMC-Next realizado no Kansas Estados Unidos (2019):
- Ministrações em casamentos igualitários em Brasília e outros estados brasileiros:
- Ministrações de ensino e pregação na Igreja Metodista Reconciliadora IPEG do Brasil na cidade de Brasília:
- Um dos preletores do Culto de inauguração da Igreja Cidade de Refúgio São Paulo:

- Pregação ministrada na Igreja Cidade de Refúgio de Brasília (2015), sob o tema "Para todos os nascidos":
- Pregação ministrada no retiro de carnaval da Igreja Cidade de Refúgio de São Paulo (2015): 
- Pregação ministrada na Igreja Família Cristã Athos de Brasília (Dezembro de 2014), sob o tema "Vivos e Livres":

- Composição e presidência da primeira mesa Apologética na Igreja Comunidade Família Cristã Athos de Brasília (2011):
- Bíblias utilizadas desde o início do seu ministério como pregador itinerante: 

Bíblia Viva
Bíblia Plenitude
Bíblia Comentada Graça sobre Graça


- Composição da mesa de teólogos do seminário teológico da Igreja Assembleia de Deus "Bíblia - Livro e Mensagem", realizado em Brasília: 

- Pregação (19/02/ 2017) - "Promessas de restauração": https://youtu.be/lxKWrl2-c4U



Enquanto pregador itinerante, o pastor pauta suas pregações, majoritariamente, em esboços temáticos compostos por introdução (geralmente um assunto de interesse comum - notícia de jornal, dados estatísticos, um acontecimento, etc), desenvolvimento (divisão e apresentação dos tópicos) e conclusão (quase sempre acompanhada por uma ilustração). 

E como pastor dirigente de congregação ou convidado para ministração do ensino bíblico, seus esboços, majoritariamente, são pautados em explanação expositiva, na qual o nível de conhecimento textual,  exegético, histórico e hermenêutico são desafiadores. Isso porque a responsabilidade pastoral condiciona a catequização ao exercício do ensino e não às pregações sem muita profundidade e preocupação com a doutrina bíblica. Os esboços expositivos são fundamentados na seguinte estrutura: introdução; divisão do texto proposto em tópicos; explanação minuciosa de cada tópico; aplicação pessoal e conclusão. Para este tipo de esboço o pastor utiliza um texto bíblico que será destrinchado durante a ministração. 

Com um ministério profícuo de ensino e pregação do evangelho o Pastor Marvel Souza tem consolidado seu espaço no cenário brasileiro de ministros protestantes de Inclusão Eclesial Plena, e como professor de teologia se destaca como um dos organizadores e promotores de seminários teológicos sendo atuante por mais de 24 anos de exercício.  

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

GRUPO DE ESTUDO BÍBLICO CAFE - HISTÓRIA

COMUNHÃO, AMOR, FÉ E ESPIRITUALIDADE - GRUPO DE ESTUDO CAFE... Em 2018 começou o projeto CAFE Brasil com o objetivo principal de promover espaço seguro de oração, louvor e principalmente construção de conhecimento bíblico por meio de debates, estudos bíblicos e rodas de leitura dialogada.   A princípio, o projeto tinha encontros que eram muito espaçados, sendo realizados mensalmente. A partir de 2022, os encontros passaram a ser semanais e realizados no Brasil e nos Estados Unidos, em Miami.  O nome CAFE, surgiu em 2020 da junção das iniciais dos quatro pilares fundamentais dos encontros: Comunhão, Amor, Fé e Espiritualidade. Mas lançamento do nome só ocorreu após o período de pandemia em outubro de 2022.  O pastor Marvel Souza e o Pastor Raphael Lira são os responsáveis pela elaboração e aplicação do projeto que iniciou no Brasil e em 2022 nos Estados Unidos.    Atualmente, os encontros presenciais, tanto no Brasil quanto nos

MATÉRIA SOBRE A BÍBLIA COMENTADA GRAÇA SOBRE GRAÇA - PORTAL RIUS

"O autor da Bíblia Comentada Graça sobre Graça, que será lançada em breve, Marvel Souza destacou ao RIUS pontos fundamentais que, segundo a ótica de sua autoria,são fundamentais para que a obra não seja mal interpretada ou que haja até de má fé. Marvel,que é de Brasília afirma que a Bíblia Comentada Graça sobre Graça vai muito além do público gay, como está sendo chamada por boa parte da ala evangélica e a imensa maioria que prefere o casamento hétero, como Bíblia Gay, pois atende não apenas os gays mas héteros também. Leia na íntegra : “Sou o autor da Bíblia Comentada Graça sobre Graça, chamada por alguns sites, inclusive o de vocês de “Bíblia Gay”, o que poderia ser “Bíblia dos Negros”, ou “Bíblia das Mulheres”, ou ainda “Bíblia das Pessoas com Necessidades Especiais”, já que trato sobre todos estes assunto nesta obra, mas entendo que não seria interessante para os portais, jornais, revistas, ou emissoras de rádio e TV, anunciar uma “Bíblia de Todas a

PASTORES MARVEL SOUZA E RAPHAEL LIRA - MINISTÉRIO INTERNACIONAL

O Reverendo Marvel Souza e seu esposo, Pastor Raphael Lira, iniciarão um novo ciclo na sua história ministerial a partir do dia 28/05/23. Eles assumirão o seu primeiro pastoreio em solo americano. O Reverendo Marvel como pastor associado e o Pastor Raphael como líder de louvor. Os dois estarão sob supervisão da Primeira Igreja Metodista Unida de Miami. Esta é a quinta Igreja que o Reverendo tem a portunidade de pastorear. Eles já fazem parte do projeto 'Serve Miami' (Sirva Miami) desde outubro de 2022, e agora se dedicarão ao pastoreio do ministério brasileiro da Primeira Igreja Metodista Unida de Miami.  Como ministros reconciliadores eles tem como proposta promover espaços seguros para todos os filhos e filhas de Deus, onde todos são bem-vindos, acolhidos e celebrados.  Para saber mais informações sobre essa nova fase da vida dos pastores, entre em contato via whatsapp: (786)464 3398