Skip to main content

PRICÍPIOS PARA UMA VIDA CRISTÃ PROFÍCUA

Para que a vida cristã tenha sucesso na sua prática é importante observarmos alguns princípios que são imprescindíveis:

  • Princípio da Formação: todo cristão precisa ter disposição para aprender da palavra de Deus e sobre o mundo no qual vive. Cultivar um espírito ensinável é um dos caminhos para estar em paz consigo, com o próximo, com a criação e com Deus. Jesus escolheu dentre à multidão dos que o seguiam apenas os que tinham realmente interesse em aprender sobre o ministério cristão e assumir a responsabilidade de replicar o que aprenderiam – Lc 6:12-16; Mt 28:18-20.
  • Princípio da Associação: Jesus ensinou e acompanhou o desenvolvimento dos seus discípulos de perto, fazendo com que uns ministrassem aos outros, individual e coletivamente. Ele sempre criou oportunidades para que eles colocassem em prática o que estavam aprendendo - “Vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio” (Jo 15:16-27).
  • Princípio da Consagração: todos aqueles que assumem o compromisso de serem testemunhas de Jesus precisam também assumir a responsabilidade de uma vida de dedicação à prática do bem. Jesus perguntou aos seus discípulos se eles queriam abandoná-lo, pois bem sabia que não estava sendo fácil para nenhum deles ter de acompanhá-lo, tendo que escutar seus duros sermões e obedecer suas ordens. Felizmente a resposta de Pedro foi incisiva e correta - “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus” -  (Jo 6. 60-69).
  • Princípio da Transmissão: quanto mais contato com a palavra de Deus e mais experiências reais com Jesus, mais capazes seremos de transmitir ao mundo o plano da salvação que é totalmente fundamentado no amor (Jo 3:16). Os discípulos de Jesus precisaram entender que todo trabalho que iriam executar seria dependente de atitudes de amor - “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que vos ameis uns aos outros” (Jo 3:1-18; 13:34).
  • Princípio da Demonstração: Jesus demonstrou aos discípulos a maneira de orar, a maneira de utilizar as Escrituras, o modo de ganhar pessoas para o reino de Deus. Ele nunca pediu nada que nunca tivesse feito e demonstrado - “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (Jo 13:12-20). A vida cristã deve ser pautada na prática do bem. Só assim conseguerimos temperar e iluminar o meio no qual estamos - (Mt 5:13-16).


Texto: Reverendo Marvel Souza

Comments

Popular posts from this blog

PASTOR MARVEL SOUZA

Ministério Pastoral Marvel Souza:  Natural de São Mateus do Sul, estado do Paraná, o Reverendo Marvel Souza iniciou seu ministério há 24 anos atrás, quando ele, impelido pelo Espírito Santo começou um trabalho de ensino na igreja Metodista, onde desenvolveu projetos pautados em sua formação teológica recém iniciada. Natural de São Mateus do Sul, estado do Paraná, o Reverendo Marvel Souza iníciou seu ministério há 24 anos, quando ele, impelido pelo Espírito Santo começou um trabalho de ensino na igreja Metodista, onde desenvolveu projetos pautados em sua formação teológica recém iniciada. Depois de algum tempo servindo foi consagrado ao diaconato, servindo por seis anos com dedicação, dinamismo e responsabilidade. Neste período, introduziu um curso de formação teológica, que se tornou requisito necessário para a consagração de líderes da igreja em que servia. O curso teve êxito e acabou tomando proporções maiores que as esperadas, sendo ministrado em várias igrejas de...

EXPECTATIVA DIVINA SOBRE NÓS

A vida humana é sempre cheia de desafios que nos fazem refletir sobre nossas capacidades, limitações, anseios, medos, prazeres, temperamento e personalidade. É interessante pensar que AGIMOS COMO PLANEJAMOS, mas SEMPRE REAGIMOS COMO SOMOS.  Isso significa dizer que o planejamento nos ajuda a conter nosso próprio ego e consequentemente nossas ações, que segundo a bíblia podem ser boas ou ruins para nós mesmos e para o nosso próximo.  No entanto, como quase sempre estamos reagindo às situações desafiadoras da vida, como por exemplo, às dívidas, às doenças, aos problemas familiares, à perda de um ente querido, aos problemas no trabalho, à quem nos ofende e etc; na maior parte do tempo estamos no modo reativo, reagindo aos desafios. Isso pode ser perigoso, pois as reações não são planejadas e consequentemente imprevisíveis, podendo ser danosas.  Deus tem uma expectativa positiva com respeito aos seus filhos e filhas no que concerne às suas ações. Ele deseja que ab...

SOMOS METODISTAS UNIDOS

"A fé cristã nunca teve a intenção de ser uma jornada solo. Os primeiros seguidores de Jesus se reuniram para ensinar, fazer refeições, orações e muito mais (Atos 2:42)". Para os Metodistas Unidos, ser membro significa fazer parte de uma comunhão de seguidores de Jesus Cristo que procuram tornar o mundo mais parecido com o Reino de Deus. Nossa compreensão do que significa ser um membro está profundamente enraizada em nossa herança metodista. John Wesley, fundador do movimento metodista, deixou claro que o cristianismo é uma religião social e que nosso crescimento na santidade do coração e da vida depende profundamente de estarmos em comunidade cara a cara com outras pessoas que estão cuidando de nós (e nós deles) em amor. É através desses relacionamentos face a face que experimentamos o que significa ser o corpo de Cristo no mundo. Para os Metodistas Unidos, a associação exige participação ativa em uma congregação local. Os votos que fazemos incluem promessas de p...