Pular para o conteúdo principal

Levítico 18:19-23 (Versão GsG)


Levítico 18:19-23 (Bíblia Comentada Graça sobre Graça)




Uniões abomináveis?

19. E não tenha relação sexual com tua esposa, quando esta estiver no seu  período de separação,
       20. nem tenha relação sexual com a esposa de teu próximo.
21. Não entregue teus filhos para serem sacrificados perante Moloque. Não profane o nome de teu Deus. Eu sou o Senhor.
22. Não te deite com um homem, como se este fosse a tua esposa. Isso é abominação; [deite (sâkhabh): ato de violência sexual] [abominação (תּוֹעֵבָה - toeva) – impuro, imoral]

Notas:


V.19 – período de separação: período menstrual.
V.21 – Moloque: é o nome do deus ao qual os amonitas, uma etnia de Canaã, sacrificavam seus recém-nascidos, jogando-os em uma fogueira.
V.22 – Para os hebreus, o homem era a imagem e semelhança direta de Deus (Gênesis 1:27), mas a mulher era considerada propriedade do homem (Êxodo 20:17). Então, deitar-se com um homem, como se ele fosse uma mulher, significava reduzir a imagem de Deus a uma propriedade (mulher) que deveria ser dominada.
Outro aspecto, concentra-se no fato de o termo “sâkhabh” (deitar-se com) denotar um ato de violência sexual, obviamente, desprovido de qualquer afetividade e aceitação por parte do que sofria o abuso, algo que pode ser uma referência ao abuso sexual de crianças e adolescentes que era comum em rituais religiosos pagãos.
V.22 – Seguindo uma regra simples de interpretação de texto, estabelecemos a relação semântica que há entre os versículo que estão próximos ao 22, e logo descobrimos que a partir do versículo 19 inicia-se uma serie de regras concernentes à pessoas casadas; vejamos:
V.19 – Fala do comportamento do homem em relação ao período menstrual de sua esposa;
V.20 – Fala sobre adultério;
V.21 – Fala sobre o cuidado com os filhos, que são frutos do casamento.
Logo, infere-se que o versículo 22 tem a ver com a prática sexual promíscua dentro de um contexto litúrgico, de homens casados.
Portanto, este versículo não pode ser usado para condenar Homoafetivos (lésbicas e homossexuais), Travestis, Transexuais ou Transgêneros, que vivam sua afetividade e sexualidade, dentro de um contexto monogâmico, de amor, misericórdia, respeito a si e ao próximo, fidelidade e cumplicidade.
V.22 -- como se este fosse a tua mulher – esta frase não se refere ao tipo de sexo, se anal, ou oral, ou vaginal, mas à satisfação sexual, em um ato extraconjugal.
V.22 – uma mulher ou tua mulher? – o termo em hebraico para mulher: אִשָּׁה (Ishah), também pode ser traduzido como “esposa”, algo que faz todo sentido na relação sêmatica entre os versos 19 a 22. Isso reforça a interpretação de que o texto do verso 22 refere-se a uma proibição ao ato sexual extraconjugal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRUPO DE ESTUDO BÍBLICO CAFE - HISTÓRIA

COMUNHÃO, AMOR, FÉ E ESPIRITUALIDADE - GRUPO DE ESTUDO CAFE... Em 2018 começou o projeto CAFE Brasil com o objetivo principal de promover espaço seguro de oração, louvor e principalmente construção de conhecimento bíblico por meio de debates, estudos bíblicos e rodas de leitura dialogada.   A princípio, o projeto tinha encontros que eram muito espaçados, sendo realizados mensalmente. A partir de 2022, os encontros passaram a ser semanais e realizados no Brasil e nos Estados Unidos, em Miami.  O nome CAFE, surgiu em 2020 da junção das iniciais dos quatro pilares fundamentais dos encontros: Comunhão, Amor, Fé e Espiritualidade. Mas lançamento do nome só ocorreu após o período de pandemia em outubro de 2022.  O pastor Marvel Souza e o Pastor Raphael Lira são os responsáveis pela elaboração e aplicação do projeto que iniciou no Brasil e em 2022 nos Estados Unidos.    Atualmente, os encontros presenciais, tanto no Brasil quanto nos

MATÉRIA SOBRE A BÍBLIA COMENTADA GRAÇA SOBRE GRAÇA - PORTAL RIUS

"O autor da Bíblia Comentada Graça sobre Graça, que será lançada em breve, Marvel Souza destacou ao RIUS pontos fundamentais que, segundo a ótica de sua autoria,são fundamentais para que a obra não seja mal interpretada ou que haja até de má fé. Marvel,que é de Brasília afirma que a Bíblia Comentada Graça sobre Graça vai muito além do público gay, como está sendo chamada por boa parte da ala evangélica e a imensa maioria que prefere o casamento hétero, como Bíblia Gay, pois atende não apenas os gays mas héteros também. Leia na íntegra : “Sou o autor da Bíblia Comentada Graça sobre Graça, chamada por alguns sites, inclusive o de vocês de “Bíblia Gay”, o que poderia ser “Bíblia dos Negros”, ou “Bíblia das Mulheres”, ou ainda “Bíblia das Pessoas com Necessidades Especiais”, já que trato sobre todos estes assunto nesta obra, mas entendo que não seria interessante para os portais, jornais, revistas, ou emissoras de rádio e TV, anunciar uma “Bíblia de Todas a

PASTORES MARVEL SOUZA E RAPHAEL LIRA - MINISTÉRIO INTERNACIONAL

O Reverendo Marvel Souza e seu esposo, Pastor Raphael Lira, iniciarão um novo ciclo na sua história ministerial a partir do dia 28/05/23. Eles assumirão o seu primeiro pastoreio em solo americano. O Reverendo Marvel como pastor associado e o Pastor Raphael como líder de louvor. Os dois estarão sob supervisão da Primeira Igreja Metodista Unida de Miami. Esta é a quinta Igreja que o Reverendo tem a portunidade de pastorear. Eles já fazem parte do projeto 'Serve Miami' (Sirva Miami) desde outubro de 2022, e agora se dedicarão ao pastoreio do ministério brasileiro da Primeira Igreja Metodista Unida de Miami.  Como ministros reconciliadores eles tem como proposta promover espaços seguros para todos os filhos e filhas de Deus, onde todos são bem-vindos, acolhidos e celebrados.  Para saber mais informações sobre essa nova fase da vida dos pastores, entre em contato via whatsapp: (786)464 3398