Skip to main content

Levítico 18:19-23 (Versão GsG)


Levítico 18:19-23 (Bíblia Comentada Graça sobre Graça)




Uniões abomináveis?

19. E não tenha relação sexual com tua esposa, quando esta estiver no seu  período de separação,
       20. nem tenha relação sexual com a esposa de teu próximo.
21. Não entregue teus filhos para serem sacrificados perante Moloque. Não profane o nome de teu Deus. Eu sou o Senhor.
22. Não te deite com um homem, como se este fosse a tua esposa. Isso é abominação; [deite (sâkhabh): ato de violência sexual] [abominação (תּוֹעֵבָה - toeva) – impuro, imoral]

Notas:


V.19 – período de separação: período menstrual.
V.21 – Moloque: é o nome do deus ao qual os amonitas, uma etnia de Canaã, sacrificavam seus recém-nascidos, jogando-os em uma fogueira.
V.22 – Para os hebreus, o homem era a imagem e semelhança direta de Deus (Gênesis 1:27), mas a mulher era considerada propriedade do homem (Êxodo 20:17). Então, deitar-se com um homem, como se ele fosse uma mulher, significava reduzir a imagem de Deus a uma propriedade (mulher) que deveria ser dominada.
Outro aspecto, concentra-se no fato de o termo “sâkhabh” (deitar-se com) denotar um ato de violência sexual, obviamente, desprovido de qualquer afetividade e aceitação por parte do que sofria o abuso, algo que pode ser uma referência ao abuso sexual de crianças e adolescentes que era comum em rituais religiosos pagãos.
V.22 – Seguindo uma regra simples de interpretação de texto, estabelecemos a relação semântica que há entre os versículo que estão próximos ao 22, e logo descobrimos que a partir do versículo 19 inicia-se uma serie de regras concernentes à pessoas casadas; vejamos:
V.19 – Fala do comportamento do homem em relação ao período menstrual de sua esposa;
V.20 – Fala sobre adultério;
V.21 – Fala sobre o cuidado com os filhos, que são frutos do casamento.
Logo, infere-se que o versículo 22 tem a ver com a prática sexual promíscua dentro de um contexto litúrgico, de homens casados.
Portanto, este versículo não pode ser usado para condenar Homoafetivos (lésbicas e homossexuais), Travestis, Transexuais ou Transgêneros, que vivam sua afetividade e sexualidade, dentro de um contexto monogâmico, de amor, misericórdia, respeito a si e ao próximo, fidelidade e cumplicidade.
V.22 -- como se este fosse a tua mulher – esta frase não se refere ao tipo de sexo, se anal, ou oral, ou vaginal, mas à satisfação sexual, em um ato extraconjugal.
V.22 – uma mulher ou tua mulher? – o termo em hebraico para mulher: אִשָּׁה (Ishah), também pode ser traduzido como “esposa”, algo que faz todo sentido na relação sêmatica entre os versos 19 a 22. Isso reforça a interpretação de que o texto do verso 22 refere-se a uma proibição ao ato sexual extraconjugal.

Comments

Popular posts from this blog

PASTOR MARVEL SOUZA

Ministério Pastoral Marvel Souza:  Natural de São Mateus do Sul, estado do Paraná, o Reverendo Marvel Souza iniciou seu ministério há 24 anos atrás, quando ele, impelido pelo Espírito Santo começou um trabalho de ensino na igreja Metodista, onde desenvolveu projetos pautados em sua formação teológica recém iniciada. Natural de São Mateus do Sul, estado do Paraná, o Reverendo Marvel Souza iníciou seu ministério há 24 anos, quando ele, impelido pelo Espírito Santo começou um trabalho de ensino na igreja Metodista, onde desenvolveu projetos pautados em sua formação teológica recém iniciada. Depois de algum tempo servindo foi consagrado ao diaconato, servindo por seis anos com dedicação, dinamismo e responsabilidade. Neste período, introduziu um curso de formação teológica, que se tornou requisito necessário para a consagração de líderes da igreja em que servia. O curso teve êxito e acabou tomando proporções maiores que as esperadas, sendo ministrado em várias igrejas de...

EXPECTATIVA DIVINA SOBRE NÓS

A vida humana é sempre cheia de desafios que nos fazem refletir sobre nossas capacidades, limitações, anseios, medos, prazeres, temperamento e personalidade. É interessante pensar que AGIMOS COMO PLANEJAMOS, mas SEMPRE REAGIMOS COMO SOMOS.  Isso significa dizer que o planejamento nos ajuda a conter nosso próprio ego e consequentemente nossas ações, que segundo a bíblia podem ser boas ou ruins para nós mesmos e para o nosso próximo.  No entanto, como quase sempre estamos reagindo às situações desafiadoras da vida, como por exemplo, às dívidas, às doenças, aos problemas familiares, à perda de um ente querido, aos problemas no trabalho, à quem nos ofende e etc; na maior parte do tempo estamos no modo reativo, reagindo aos desafios. Isso pode ser perigoso, pois as reações não são planejadas e consequentemente imprevisíveis, podendo ser danosas.  Deus tem uma expectativa positiva com respeito aos seus filhos e filhas no que concerne às suas ações. Ele deseja que ab...

SOMOS METODISTAS UNIDOS

"A fé cristã nunca teve a intenção de ser uma jornada solo. Os primeiros seguidores de Jesus se reuniram para ensinar, fazer refeições, orações e muito mais (Atos 2:42)". Para os Metodistas Unidos, ser membro significa fazer parte de uma comunhão de seguidores de Jesus Cristo que procuram tornar o mundo mais parecido com o Reino de Deus. Nossa compreensão do que significa ser um membro está profundamente enraizada em nossa herança metodista. John Wesley, fundador do movimento metodista, deixou claro que o cristianismo é uma religião social e que nosso crescimento na santidade do coração e da vida depende profundamente de estarmos em comunidade cara a cara com outras pessoas que estão cuidando de nós (e nós deles) em amor. É através desses relacionamentos face a face que experimentamos o que significa ser o corpo de Cristo no mundo. Para os Metodistas Unidos, a associação exige participação ativa em uma congregação local. Os votos que fazemos incluem promessas de p...