Pular para o conteúdo principal

Gênesis 18 e 19 - Sodoma e Gomorra (Versão GsG)

O profeta Ezequiel (16:49-50) lista os motivos pelos quais Sodoma foi destruída... 

CAPÍTULO  18 – O Senhor e dois anjos aparecem a Abraão

1.      O Senhor apareceu a Abraão nos carvalhais de Manre, quando ele estava assentado à entrada da tenda, na hora mais quente do dia.
2.      Ao erguer os olhos, Abraão viu três homens em pé, e correu ao encontro deles e se pôs de joelhos com o rosto em terra.
3.      Então, disse Abraão: “Meu Senhor, se tenho achado graça aos teus olhos, por favor, não vá sem que antes fique por algum tempo comigo.
4.      Providenciarei água para que vocês lavem os pés e descansem debaixo desta árvore.
5.      Também providenciarei pão, para que se alimentem e estejam fortalecidos, pois vocês vieram até mim. Depois, então, vocês continuam a caminhada”. Ao que eles responderam: “Seja feito assim”.
6.      Abraão foi para a tenda de Sara, apressadamente, e disse: “Prepare três medidas de flor de farinha e faça três pães”.
7.      Abraão também tomou um novilho e entregou para seu servo, ordenando que se apressasse em prepará-lo.
8.      Também pegou coalhada e leite, junto com o novilho que havia ordenado que fosse preparado e pôs tudo diante deles. Abraão permaneceu em pé enquanto eles comiam.
9.      Então, eles perguntaram a Abraão: “Onde está tua esposa, Sara?” Abraão respondeu: “Ela está na tenda”.
10.  Um deles disse: “Voltarei daqui a um ano e Sara terá dado à luz a um filho”. Sara estava escutando toda a conversa à porta da tenda.
11.  Abraão e Sara já eram avançados em idade. Sara já não tinha mais o ciclo menstrual.
12.  Sara riu em seu interior, pois dizia: “Sendo velhos, ainda teremos prazer sexual?!”
13.  Porém, o Senhor disse a Abraão: “Por que Sara riu, considerando que não poderá ter filho por ser idosa?
14.  Haveria algo demasiadamente difícil para Deus? Daqui a um ano, voltarei e Sara terá um filho”.
15.  Mas Sara negou que tivesse rido. Porém, ele disse: “Sim, é certo que você riu!”

Deus fala a Abraão sobre a destruição de Sodoma e Gomorra

16.  Enquanto Abraão acompanhava os visitantes para se despedir, eles avistaram de longe a região de Sodoma.
17.  Então, o Senhor disse: “Esconderei de Abraão o que planejo fazer?
18.  Abraão será pai de uma grande e poderosa nação. Por meio dele, todas as nações da terra serão abençoadas.
19.  Pois o escolhi para ensinar aos seus filhos e aos seus descendentes a guardarem a minha aliança e viverem na prática da justiça, a fim de que minhas bênçãos sejam sobre todos”.
20.  Assim, o Senhor falou a Abraão o que pretendia fazer a Sodoma: “O pecado de Sodoma e Gomorra é grave, o clamor contra elas tem chegado à minha presença.
21.  Por isso, vim para ver se é verdade o clamor que tem chegado até mim”.

Abraão, o intercessor

22.  Dois daqueles homens partiram em direção a Sodoma. Abraão, porém, permaneceu na presença do Senhor, e disse:
23.  O Senhor destruiria o justo, juntamente com o pecador?
24.  O Senhor destruiria a cidade se nela houvesse cinquenta justos, ou, por amor dos cinquenta justos, o Senhor a pouparia?
25.  Não seja isso da tua parte que o justo seja destruído com o pecador. Seria essa a tua justiça?”
26.  Então, o Senhor disse: “Se houver cinquenta justos em Sodoma, eu não destruirei a cidade, por amor a eles!”
27.  Continuou Abraão: “Sei que estou sendo atrevido ao falar isto, sei que sou pó e cinza,
28.  mas em caso de o número de justos ser de quarenta e cinco, o Senhor destruiria a cidade mesmo assim?” O Senhor respondeu: “Não a destruirei se houver quarenta e cinco justos lá”.
29.  Abraão prosseguiu: “E se o número for de quarenta justos?” Ao que o Senhor respondeu: “Não a destruirei se houver quarenta justos lá”.
30.  Mais uma vez, Abraão ponderou e disse: “Não fique irado, Senhor, mas e se o número de justos for trinta?”
31.  O Senhor respondeu: “Eu não a destruirei se houver trinta justos lá”. Abraão continuou: “Considerando minha ousadia, gostaria de saber se o número de justos fosse vinte, o Senhor a destruiria?” O Senhor replicou: “Por amor aos vinte, eu não a destruirei”.
32.  Abraão insistiu uma vez mais: “Não fique irado, permita que eu faça mais uma pergunta: se, porventura, o número de justos for dez?” Respondeu o Senhor: “Se houver dez justos, eu não a destruirei”.
33.  Ao acabar de conversar com Abraão, o Senhor se retirou.


Comentários da Narrativa:
____________________________
V.1 – carvalhais de Manre – refere-se a árvores sagradas do santuário cananeu.
V.1 – carvalhais – carvalho ou terebinto.
V.2-3 – Ao que tudo indica, aqueles três seres celestiais estavam em uma teofania.
V.4-8 – A hospitalidade de Abraão representa bem como os visitantes eram recebidos pelos beduínos, o melhor é oferecido aos hospedes.
V.9-15 – Abraão e Sara compartilhavam a mesma desconfiança quanto à promessa de ter um filho: Abraão havia rido (17:17) e, agora, Sara ri também.
V.16-21 – Deus confidencia a Abraão seus planos em relação a Sodoma e Gomorra, pois este era seu amigo – Isaías 41:8. O segundo motivo seria para que Abraão intercedesse por aquelas nações, em especial, por seus parentes que viviam em Sodoma.
V.20 – O profeta Ezequiel (16:49-50) lista os motivos pelos quais Sodoma foi destruída: apesar de terem abundância de alimentos, muito conforto e bem-estar, nunca ajudavam ao necessitado, eram arrogantes e cometeram vários tipos de pecados, mas nenhum deles se refere a pecados sexuais.
V.21 – A expressão: vim para ver se é verdade, não significa que Deus não sabia o que estava acontecendo em Sodoma e Gomorra, mas representa a maneira de envolver Abraão no processo de interceder por Ló.
V.25 – Na antiga cultura hebraica, as pessoas eram castigadas ou abençoadas enquanto comunidade, não como indivíduos.
V.27-32 – Abraão coloca-se como intercessor a favor de seus parentes. A sua oração começa de uma visão macro e se estende para uma visão micro, em que Deus pouparia uma nação por amor de poucos. No entanto, a decisão divina de destruir aquelas nações se mostrou irretratável, mas Deus não deixou de atender ao pedido de Abraão, livrando os seus parentes da destruição, ao retirá-los do meio da nação impenitente.   

___________________________________


CAPÍTULO  19 – Dois anjos chegam à casa de Ló

1        Pela noite, os dois anjos chegaram a Sodoma. Ló, que estava assentado à entrada da cidade, logo que os viu, correu ao encontro deles e se colocou de joelhos com o rosto em terra.
2         Então, Ló disse aos anjos: “Entrem em minha casa, lavem os pés e passem a noite. Eu os despertarei pela madrugada e então vocês continuam a vosso caminho”. Porém, eles disseram: “Não, nós passaremos a noite na praça”.
3        Ló insistiu muito, até que os anjos decidiram entrar em sua casa. Ló preparou um banquete e serviu pães asmos e eles comeram.
4        Porém, antes que os anjos fossem deitar, os homens daquela cidade cercaram a casa de Ló, tanto velhos como jovens: pessoas surgiram de todos os lados.
5        Eles gritaram por Ló e disseram: “Onde estão os homens que ao anoitecer entraram em sua casa? Traga-os para fora a fim de que os conheçamos”.
6        Ló saiu, fechou a porta atrás de si
7        e disse: “Imploro a vocês que não façam mal a estes homens.
8        Tenho duas filhas, que são virgens: eu as entregarei, para que vocês façam o que bem quiserem com elas, desde que vocês não privem estes homens de ficarem hospedados em minha casa e os maltratem”.
9        Ao que responderam a Ló: “Saia da frente!” E continuaram: “Ele também é estrangeiro, há pouco que mora entre nós e já pretende ser juiz?! Faremos contigo pior do que a eles”. Empurrando a Ló, tentaram alcançar a porta para arrombá-la.
10    No entanto, os anjos estenderam a mão, puxaram a Ló para dentro da casa e fecharam a porta,
11    ferindo com cegueira a todos que estavam do lado de fora da casa: do menor ao maior, todos ficaram cegos, de maneira que não conseguiram achar a porta da casa.
12    Então, os anjos disseram a Ló: “Há mais alguém na cidade que seja teu parente? Genro, filhos, filhas, ou qualquer outro parente? Diga a todos que se apressem em sair desta cidade,
13    porque logo destruiremos completamente este lugar. O clamor contra este povo tem aumentado na presença do Senhor, por isso fomos enviados para destruir a cidade e seus moradores”.
14    De imediato, Ló foi ao encontro de seus futuros genros e disse: “Levantem-se e saiam da cidade, porque o Senhor a destruirá”. Porém, eles acharam que Ló estava brincando com eles.
15    Pela manhã cedo, os anjos insistiram com Ló, dizendo: “Levante-se, tome a tua esposa e tuas filhas e saia deste lugar, a fim de não sejam destruídos juntamente com a cidade”.
16    Mas Ló, demorando-se, foi puxado pelos anjos, assim como sua esposa e suas filhas também, pois o Senhor foi misericordioso e os livrou para que não fossem destruídos.
17    Estando fora da cidade, um dos anjos disse: “Sejam livres e salvem a vossa vida: não olhem para trás, não parem pelo caminho, fujam para o monte, para que não sejam destruídos”.
18    Porém, Ló disse: “Eu imploro, meu Senhor, assim não!
19    Achei graça diante de ti, a tua misericórdia é sobre mim, pois o Senhor salvou a minha vida, mas não posso me refugiar no monte, tenho medo que a destruição me alcance.
20    Aqui perto tem uma pequena cidade para a qual posso fugir. Permita que eu me refugie nela, e lá viverei”.
21    O anjo respondeu: “Quanto ao seu pedido, usarei de misericórdia e pouparei esta pequena cidade.
22    Então, apresse-se e fuja para lá, pois não posso fazer nada, antes que você tenha chegado lá”. Assim, aquela cidade passou a ser chamada de Zoar.

A destruição de Sodoma e Gomorra

23    Logo que o sol se ergueu sobre a terra, Ló chegou a Zoar.
24    Então, Deus fez chover fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra.
25    Desta maneira, Deus destruiu aquelas cidades e todos os seus moradores: até as campinas foram destruídas.
26    Durante a fuga, a esposa de Ló olhou para trás e tornou-se uma estátua de sal.
27    Abraão levantou-se pela manhã cedo e foi para o lugar onde havia estado na presença do Senhor.
28    De lá, Abraão avistou as cidade de Sodoma e Gomorra e toda a campina, de onde subia fumaça como de uma fornalha.    
29    Quando Deus desceu para destruir as cidades de Sodoma e Gomorra, em consideração a Abraão, ele poupou a Ló.

Surgem os moabitas e os amonitas

30    Com receio de permanecer em Zoar, Ló passou a viver no monte, juntamente com suas duas filhas.
31    Em certo dia, a filha mais velha de Ló disse para a mais moça: “Nosso pai é idoso e não há homem para que casemos.
32    Então, vamos dar vinho para nosso pai e tenhamos relações sexuais com el: assim manteremos viva a sua descendência”.
33    Naquela noite, elas deram vinho a Ló e a filha mais velha se deitou com ele, sem que ele a percebesse: nem quando deitou-se, nem quando levantou-se.
34    No dia seguinte, a filha mais velha disse à mais moça: “Ontem à noite, eu deitei com nosso pai. Esta noite, vamos dar vinho para ele novamente e, desta vez, você deita com ele, a fim de garantirmos a descendência de nosso pai”.
35    Mais deram de beber a Ló e a filha mais jovem deitou-se com ele, sem que ele a percebesse, nem quando deitou-se, nem quando levantou-se.
36    Desta maneira, as duas filhas de Ló ficaram grávidas do próprio pai.
37    A filha mais velha de Ló deu à luz a um filho e lhe chamou de Moabe, que é o pai de todos os moabitas, até os dias de hoje.
38    A filha mais nova de Ló deu à luz a um filho e lhe chamou de Ben-Ami, que é o pai de todos os amonitas, até os dias de hoje.

Comentários da Narrativa:
___________________________________
V.1-2 – Era comum nas culturas antigas que os estrangeiros que não tinham abrigo na cidade fossem para o meio da praça e aguardassem por alguém que lhes oferecesse abrigo.
V.4 – A reação das pessoas daquela cidade revela um dos motivos pelos quais todas foram exterminadas: a falta de hospitalidade, em especial, no que atine aos mensageiros de Deus. Por isso, Jesus usa o exemplo de Sodoma para proferir condenação sobre as cidades impenitentes que não receberam bem a sua pregação – leia: Mateus 11:20-24. A hospitalidade era tão importante que, de acordo com a lei mosaica, todos os judeus deveriam praticá-la – leia: Êxodo 22:21.
V.5-8 – Traga-os para fora a fim de que os conheçamos – trata-se de um estupro em massa de dois homens, que seria cometido por um bando de homens, algo que é condenado por toda e qualquer religião e por todo e qualquer código moral de que se tem conhecimento.
V.5 – O termo ‘conhecer’ é empregado por várias vezes no Antigo Testamento referindo-se ao ato sexual. Por isso, Ló oferece suas duas filhas para serem abusadas sexualmente no lugar dos anjos. (V.8). para que os conheçamos – esta frase se refere ao estupro coletivo que os homens daquela cidade queriam fazer com os hospedes de Ló, possivelmente por meio do coito anal. É importante entendermos que nenhuma forma específica de atividade sexual é única de uma orientação sexual, seja ela heterossexual ou homossexual – casais fazem sexo anal, vaginal, oral, por meio de toques, masturbação, manipulação do parceiro(a) e beijos, independentemente da orientação sexual. Assim sendo, a narrativa bíblica não imprime um estigma sobre um grupo especifico de pessoas, mas revela como Deus se comporta diante de pecadores impenitentes que não recebem sua palavra, sejam eles heterossexuais ou homossexuais.    
V.8 – O fato de Ló oferecer suas duas filhas para serem estupradas reflete o caráter patriarcal das sociedades antigas, em que as mulheres eram consideradas uma subcultura, e prova que aqueles homens não foram reconhecidos por Ló como homossexuais.
V.9 – ele é estrangeiro – evidencia o porquê de quererem maltratar os hospedes de Ló: eram estrangeiros, assim como Ló o era também.
V.24 – Evidências arqueológicas mostram que Sodoma e Gomorra foram soterradas sob as águas rasas da parte sul do mar Morto. Talvez o fogo e enxofre referem-se a um terremoto com efeito vulcânico.
V.26 – Ao ensinar sobre o perigo do amor às coisas materiais, Jesus disse: “lembrem-se da mulher de Ló” – Lucas 17:32.

___________________________

Comentários

  1. Parabéns a equipe e desde já externo minha gratidão pela grandiosa obra bíblica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

GRUPO DE ESTUDO BÍBLICO CAFE - HISTÓRIA

COMUNHÃO, AMOR, FÉ E ESPIRITUALIDADE - GRUPO DE ESTUDO CAFE... Em 2018 começou o projeto CAFE Brasil com o objetivo principal de promover espaço seguro de oração, louvor e principalmente construção de conhecimento bíblico por meio de debates, estudos bíblicos e rodas de leitura dialogada.   A princípio, o projeto tinha encontros que eram muito espaçados, sendo realizados mensalmente. A partir de 2022, os encontros passaram a ser semanais e realizados no Brasil e nos Estados Unidos, em Miami.  O nome CAFE, surgiu em 2020 da junção das iniciais dos quatro pilares fundamentais dos encontros: Comunhão, Amor, Fé e Espiritualidade. Mas lançamento do nome só ocorreu após o período de pandemia em outubro de 2022.  O pastor Marvel Souza e o Pastor Raphael Lira são os responsáveis pela elaboração e aplicação do projeto que iniciou no Brasil e em 2022 nos Estados Unidos.    Atualmente, os encontros presenciais, tanto no Brasil quanto nos

MATÉRIA SOBRE A BÍBLIA COMENTADA GRAÇA SOBRE GRAÇA - PORTAL RIUS

"O autor da Bíblia Comentada Graça sobre Graça, que será lançada em breve, Marvel Souza destacou ao RIUS pontos fundamentais que, segundo a ótica de sua autoria,são fundamentais para que a obra não seja mal interpretada ou que haja até de má fé. Marvel,que é de Brasília afirma que a Bíblia Comentada Graça sobre Graça vai muito além do público gay, como está sendo chamada por boa parte da ala evangélica e a imensa maioria que prefere o casamento hétero, como Bíblia Gay, pois atende não apenas os gays mas héteros também. Leia na íntegra : “Sou o autor da Bíblia Comentada Graça sobre Graça, chamada por alguns sites, inclusive o de vocês de “Bíblia Gay”, o que poderia ser “Bíblia dos Negros”, ou “Bíblia das Mulheres”, ou ainda “Bíblia das Pessoas com Necessidades Especiais”, já que trato sobre todos estes assunto nesta obra, mas entendo que não seria interessante para os portais, jornais, revistas, ou emissoras de rádio e TV, anunciar uma “Bíblia de Todas a

PASTORES MARVEL SOUZA E RAPHAEL LIRA - MINISTÉRIO INTERNACIONAL

O Reverendo Marvel Souza e seu esposo, Pastor Raphael Lira, iniciarão um novo ciclo na sua história ministerial a partir do dia 28/05/23. Eles assumirão o seu primeiro pastoreio em solo americano. O Reverendo Marvel como pastor associado e o Pastor Raphael como líder de louvor. Os dois estarão sob supervisão da Primeira Igreja Metodista Unida de Miami. Esta é a quinta Igreja que o Reverendo tem a portunidade de pastorear. Eles já fazem parte do projeto 'Serve Miami' (Sirva Miami) desde outubro de 2022, e agora se dedicarão ao pastoreio do ministério brasileiro da Primeira Igreja Metodista Unida de Miami.  Como ministros reconciliadores eles tem como proposta promover espaços seguros para todos os filhos e filhas de Deus, onde todos são bem-vindos, acolhidos e celebrados.  Para saber mais informações sobre essa nova fase da vida dos pastores, entre em contato via whatsapp: (786)464 3398