Skip to main content

GRUPO DE ESTUDO BÍBLICO CAFE - 2º ENCONTRO

SEGUNDO ENCONTRO - 21/11: SALMOS IMPRECATÓRIOS...

Comunhão, Amor, Fé e Espiritualidade - o grupo de Estudo Bíblico CAFE se reuniu para continuar os estudos do livro de salmos. O segundo encontro iniciou com um lembrete sobre as três regras básicas do grupo: 

  1. Falamos sobre o que nos une. (Em especial, não falamos sobre política)
  2. Contamos a vitória, sem a história. (Valorizamos o tempo e democratizamos as oportunidades)
  3. Coloque sua máscara antes de tentar ajudar outros (referência a uma das regras da aviação quando o avião está com despressurização). (Damos importância a este momento e o reconhecemos como uma oportunidade de crescimento. Colocamos celulares no silencioso, evitamos conversas fora do propósito)

Após uma oração, os participantes refletiram sobre a composição de um salmo a partir das seguintes palavras: gratidão, quebrantamento, imprecação, louvor, didática/instrução e lamentação. 


Cada participante escolheu uma das palavras que segundo eles seria um dos elementos que usariam para compor um salmo, caso tivessem a oportunidade de escrever um, e explicarão o porquê. 

Em seguida, o pastor Marvel esclareceu que todas essas palavras representam a composição dos salmos, em sua totalidade ou em parte. E destacou que os salmos não são uma exclusividade da religião judaica, sendo possível encontrar salmos em outras culturas antigas. 

Logo após, os participantes foram divididos em duplas, cada dupla recebeu um salmo, tendo cada verso, sem numeração, em um tira de papel, as quais eles passaram a organizar a partir de uma lógica aleatória. À medida que as duplas foram organizando os textos, o pastor Marvel foi dando dicas do que poderia ajudar a compor uma sequência lógica texto; a saber: numeração, ordem alfabética ou coerência textual. 

Após terem concluído a tarefa, cada dupla compartilhou a leitura e viram alguns exemplos de salmos acrósticos projetados na TV, e  ouviram a explicação de que este tipo de salmos são organizados pela ordem alfabética pois representam uma composição de poesia lírica, na qual os autores usaram o alfabeto hebraico para iniciar cada parte dos seus textos, dando uma sequência lógica para as composições.  

Em seguida, o pastor Marvel esclareceu que os salmos podem servir como uma inspiração para as nossas orações e que podemos torná-los uma base para nosso desenvolvimento em fé, pois encontramos neles a expressão verdadeira de pessoas que viveram grandes experiências com Deus. No entanto, ele advertiu os presentes a tomarem cuidado quanto ao grupo de salmos imprecatórios, pois estes não representam os princípios cristãos. 

Segundo o pastor, alguns corinhos cantados em igrejas protestantes são salmos na íntegra, como é caso do salmo 100 cantado; e há vários que foram inspirados em salmos, como a música "ao Rei dos Reis consagro tudo o que sou". 

Conduzidos pelo pastor Raphael Lira todos cantaram o salmo 100 e o louvor "ao Reis dos Reis consagro tudo o que sou". 

Como tarefa de casa, o pastor Marvel pediu para que todos leiam os seguintes salmos e destaquem palavras-chave ou versículos que mais chamem a atenção: 7, 109, 137.

 
Com uma oração final e bênçãos pastorais todos foram abençoados e desfrutaram de um delicioso café, chocolate quente e alguns lanches. 

*A próxima reunião ficou agendada para o dia 30 de novembro, quarta-feira, às 19h30 no mesmo endereço.

Para fazer parte do grupo de whatsapp e receber informações sobre os estudos, clique no seguinte link: https://chat.whatsapp.com/G49FbL1HB9eF5c65TeRanT



Comments

Popular posts from this blog

PASTOR MARVEL SOUZA

Ministério Pastoral Marvel Souza:  Natural de São Mateus do Sul, estado do Paraná, o Reverendo Marvel Souza iniciou seu ministério há 24 anos atrás, quando ele, impelido pelo Espírito Santo começou um trabalho de ensino na igreja Metodista, onde desenvolveu projetos pautados em sua formação teológica recém iniciada. Natural de São Mateus do Sul, estado do Paraná, o Reverendo Marvel Souza iníciou seu ministério há 24 anos, quando ele, impelido pelo Espírito Santo começou um trabalho de ensino na igreja Metodista, onde desenvolveu projetos pautados em sua formação teológica recém iniciada. Depois de algum tempo servindo foi consagrado ao diaconato, servindo por seis anos com dedicação, dinamismo e responsabilidade. Neste período, introduziu um curso de formação teológica, que se tornou requisito necessário para a consagração de líderes da igreja em que servia. O curso teve êxito e acabou tomando proporções maiores que as esperadas, sendo ministrado em várias igrejas de...

EXPECTATIVA DIVINA SOBRE NÓS

A vida humana é sempre cheia de desafios que nos fazem refletir sobre nossas capacidades, limitações, anseios, medos, prazeres, temperamento e personalidade. É interessante pensar que AGIMOS COMO PLANEJAMOS, mas SEMPRE REAGIMOS COMO SOMOS.  Isso significa dizer que o planejamento nos ajuda a conter nosso próprio ego e consequentemente nossas ações, que segundo a bíblia podem ser boas ou ruins para nós mesmos e para o nosso próximo.  No entanto, como quase sempre estamos reagindo às situações desafiadoras da vida, como por exemplo, às dívidas, às doenças, aos problemas familiares, à perda de um ente querido, aos problemas no trabalho, à quem nos ofende e etc; na maior parte do tempo estamos no modo reativo, reagindo aos desafios. Isso pode ser perigoso, pois as reações não são planejadas e consequentemente imprevisíveis, podendo ser danosas.  Deus tem uma expectativa positiva com respeito aos seus filhos e filhas no que concerne às suas ações. Ele deseja que ab...

SOMOS METODISTAS UNIDOS

"A fé cristã nunca teve a intenção de ser uma jornada solo. Os primeiros seguidores de Jesus se reuniram para ensinar, fazer refeições, orações e muito mais (Atos 2:42)". Para os Metodistas Unidos, ser membro significa fazer parte de uma comunhão de seguidores de Jesus Cristo que procuram tornar o mundo mais parecido com o Reino de Deus. Nossa compreensão do que significa ser um membro está profundamente enraizada em nossa herança metodista. John Wesley, fundador do movimento metodista, deixou claro que o cristianismo é uma religião social e que nosso crescimento na santidade do coração e da vida depende profundamente de estarmos em comunidade cara a cara com outras pessoas que estão cuidando de nós (e nós deles) em amor. É através desses relacionamentos face a face que experimentamos o que significa ser o corpo de Cristo no mundo. Para os Metodistas Unidos, a associação exige participação ativa em uma congregação local. Os votos que fazemos incluem promessas de p...