Pular para o conteúdo principal

GRUPO DE ESTUDO BÍBLICO CAFE - 2º ENCONTRO

SEGUNDO ENCONTRO - 21/11: SALMOS IMPRECATÓRIOS...

Comunhão, Amor, Fé e Espiritualidade - o grupo de Estudo Bíblico CAFE se reuniu para continuar os estudos do livro de salmos. O segundo encontro iniciou com um lembrete sobre as três regras básicas do grupo: 

  1. Falamos sobre o que nos une. (Em especial, não falamos sobre política)
  2. Contamos a vitória, sem a história. (Valorizamos o tempo e democratizamos as oportunidades)
  3. Coloque sua máscara antes de tentar ajudar outros (referência a uma das regras da aviação quando o avião está com despressurização). (Damos importância a este momento e o reconhecemos como uma oportunidade de crescimento. Colocamos celulares no silencioso, evitamos conversas fora do propósito)

Após uma oração, os participantes refletiram sobre a composição de um salmo a partir das seguintes palavras: gratidão, quebrantamento, imprecação, louvor, didática/instrução e lamentação. 


Cada participante escolheu uma das palavras que segundo eles seria um dos elementos que usariam para compor um salmo, caso tivessem a oportunidade de escrever um, e explicarão o porquê. 

Em seguida, o pastor Marvel esclareceu que todas essas palavras representam a composição dos salmos, em sua totalidade ou em parte. E destacou que os salmos não são uma exclusividade da religião judaica, sendo possível encontrar salmos em outras culturas antigas. 

Logo após, os participantes foram divididos em duplas, cada dupla recebeu um salmo, tendo cada verso, sem numeração, em um tira de papel, as quais eles passaram a organizar a partir de uma lógica aleatória. À medida que as duplas foram organizando os textos, o pastor Marvel foi dando dicas do que poderia ajudar a compor uma sequência lógica texto; a saber: numeração, ordem alfabética ou coerência textual. 

Após terem concluído a tarefa, cada dupla compartilhou a leitura e viram alguns exemplos de salmos acrósticos projetados na TV, e  ouviram a explicação de que este tipo de salmos são organizados pela ordem alfabética pois representam uma composição de poesia lírica, na qual os autores usaram o alfabeto hebraico para iniciar cada parte dos seus textos, dando uma sequência lógica para as composições.  

Em seguida, o pastor Marvel esclareceu que os salmos podem servir como uma inspiração para as nossas orações e que podemos torná-los uma base para nosso desenvolvimento em fé, pois encontramos neles a expressão verdadeira de pessoas que viveram grandes experiências com Deus. No entanto, ele advertiu os presentes a tomarem cuidado quanto ao grupo de salmos imprecatórios, pois estes não representam os princípios cristãos. 

Segundo o pastor, alguns corinhos cantados em igrejas protestantes são salmos na íntegra, como é caso do salmo 100 cantado; e há vários que foram inspirados em salmos, como a música "ao Rei dos Reis consagro tudo o que sou". 

Conduzidos pelo pastor Raphael Lira todos cantaram o salmo 100 e o louvor "ao Reis dos Reis consagro tudo o que sou". 

Como tarefa de casa, o pastor Marvel pediu para que todos leiam os seguintes salmos e destaquem palavras-chave ou versículos que mais chamem a atenção: 7, 109, 137.

 
Com uma oração final e bênçãos pastorais todos foram abençoados e desfrutaram de um delicioso café, chocolate quente e alguns lanches. 

*A próxima reunião ficou agendada para o dia 30 de novembro, quarta-feira, às 19h30 no mesmo endereço.

Para fazer parte do grupo de whatsapp e receber informações sobre os estudos, clique no seguinte link: https://chat.whatsapp.com/G49FbL1HB9eF5c65TeRanT



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRUPO DE ESTUDO BÍBLICO CAFE - HISTÓRIA

COMUNHÃO, AMOR, FÉ E ESPIRITUALIDADE - GRUPO DE ESTUDO CAFE... Em 2018 começou o projeto CAFE Brasil com o objetivo principal de promover espaço seguro de oração, louvor e principalmente construção de conhecimento bíblico por meio de debates, estudos bíblicos e rodas de leitura dialogada.   A princípio, o projeto tinha encontros que eram muito espaçados, sendo realizados mensalmente. A partir de 2022, os encontros passaram a ser semanais e realizados no Brasil e nos Estados Unidos, em Miami.  O nome CAFE, surgiu em 2020 da junção das iniciais dos quatro pilares fundamentais dos encontros: Comunhão, Amor, Fé e Espiritualidade. Mas lançamento do nome só ocorreu após o período de pandemia em outubro de 2022.  O pastor Marvel Souza e o Pastor Raphael Lira são os responsáveis pela elaboração e aplicação do projeto que iniciou no Brasil e em 2022 nos Estados Unidos.    Atualmente, os encontros presenciais, tanto no Brasil quanto nos

MATÉRIA SOBRE A BÍBLIA COMENTADA GRAÇA SOBRE GRAÇA - PORTAL RIUS

"O autor da Bíblia Comentada Graça sobre Graça, que será lançada em breve, Marvel Souza destacou ao RIUS pontos fundamentais que, segundo a ótica de sua autoria,são fundamentais para que a obra não seja mal interpretada ou que haja até de má fé. Marvel,que é de Brasília afirma que a Bíblia Comentada Graça sobre Graça vai muito além do público gay, como está sendo chamada por boa parte da ala evangélica e a imensa maioria que prefere o casamento hétero, como Bíblia Gay, pois atende não apenas os gays mas héteros também. Leia na íntegra : “Sou o autor da Bíblia Comentada Graça sobre Graça, chamada por alguns sites, inclusive o de vocês de “Bíblia Gay”, o que poderia ser “Bíblia dos Negros”, ou “Bíblia das Mulheres”, ou ainda “Bíblia das Pessoas com Necessidades Especiais”, já que trato sobre todos estes assunto nesta obra, mas entendo que não seria interessante para os portais, jornais, revistas, ou emissoras de rádio e TV, anunciar uma “Bíblia de Todas a

PASTORES MARVEL SOUZA E RAPHAEL LIRA - MINISTÉRIO INTERNACIONAL

O Reverendo Marvel Souza e seu esposo, Pastor Raphael Lira, iniciarão um novo ciclo na sua história ministerial a partir do dia 28/05/23. Eles assumirão o seu primeiro pastoreio em solo americano. O Reverendo Marvel como pastor associado e o Pastor Raphael como líder de louvor. Os dois estarão sob supervisão da Primeira Igreja Metodista Unida de Miami. Esta é a quinta Igreja que o Reverendo tem a portunidade de pastorear. Eles já fazem parte do projeto 'Serve Miami' (Sirva Miami) desde outubro de 2022, e agora se dedicarão ao pastoreio do ministério brasileiro da Primeira Igreja Metodista Unida de Miami.  Como ministros reconciliadores eles tem como proposta promover espaços seguros para todos os filhos e filhas de Deus, onde todos são bem-vindos, acolhidos e celebrados.  Para saber mais informações sobre essa nova fase da vida dos pastores, entre em contato via whatsapp: (786)464 3398