Pular para o conteúdo principal

DIMENSÃO ESPIRITUAL E DIMENSÃO RACIONAL NA ADORAÇÃO

Dimensão Racional e Dimensão Espiritual na Adoração...


A espiritualidade que Deus tem para cada um de seus filhos não despreza o raciocínio e a capacidade de reflexão que temos, porquanto, o aspecto racional nos assemelha a Deus.  No entanto, não podemos nos esquecer de buscar o sobrenatural, pois Deus é Espírito. É importante que creiamos nas manifestações do Espírito Santo na vida e na prática da Igreja, conduzindo cada cristão a se tornar atuante na composição do culto:“(...) Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação”.  1Coríntios 14:26
Portanto,equilíbrio e bom senso são fundamentais para que prestemos um culto de adoração, sem supervalorizar a dimensão espiritual e nem a dimensão racional. Em um culto de adoração devemos ter uma abertura sadia às emoções e às experiências com o Espírito Santo, como também, uma abertura à reflexão, à racionalidade (medite, ache Deus no silêncio, anote as referências bíblicas, perceba as necessidades do culto). Precisamos estabelecer o equilíbrio entre o racional e o sobrenatural como meta para a adoração individual e coletiva. Sigamos o exemplo do Apóstolo Paulo: “Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente”. 1Coríntios 14:15.
Texto: Reverendo Marvel Souza 


Comentários

  1. Busquemos a Deus racional e sobrenaturalmente! Glórias a Ele! !.. Excelente reflexão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A IGREJA DO VIZINHO

 💢A igreja do vizinho: Na igreja do vizinho, o Pastor prega demais, é o cara! Na igreja do vizinho os louvores são incríveis. Na igreja do vizinho todo mundo se ama. Na igreja do vizinho tudo é muito organizado. Na igreja do vizinho os cultos são muito avivados.  Na igreja do vizinho os jovens são mais animados e unidos.  Sabe o que não tem na igreja do vizinho???  Você!!!  Você que participa pouco, mas reclama muito. Você que mal olha na cara de todo mundo e fala sobre falta de união. Você que não contribui, mas fala sobre falta de investimentos.  Você que não tem uma palavra a ninguém, mas acha que as mensagens são fracas.  Você que não elogia seu Pastor, mas gasta saliva elogiando os de longe.  Você que não valoriza nenhum obreiro local, mas se derrete junto aqueles que você almeja algum favor.  Ao invés de viver fazendo comparações, faça melhor, faça a diferença onde você está! Autor desconhecido .

UMA REFLEXÃO SOBRE O TEMPO (ESBOÇO DE PREGAÇÃO)

Esboço de pregação elaborado pelo Reverendo Marvel Souza. A pregação foi ministrada no dia 17 de julho de 2022: Texto base: Eclesiastes 3:1-10 O que dizer sobre o Tempo?  1. O tempo tem representações diferentes de acordo com as fases da vida (infância, adolescência, vida adulta) 2. As representações do tempo expressam significados diferentes em cada fase da vida     - Na infância: a vida despreocupada parece dizer que não há tempo - não há contagem de dias, horas ou minutos. Nesta fase é comum lembrar-se apenas da hora de comer e, com muito custo, da hora de dormir;     - Na adolescência: o preparo para vida adulta já começa exigir responsabilidades com o tempo (dia de aula, tarefas em casa, etc);     - Na vida adulta: os compromissos exigem uma organização dentro do que entendemos que é o tempo (horas, minutos, dias, semanas, meses, anos, etc ). Adota-se a agenda. Para alguns o tempo se torna o carrasco da vida - sempre cobrando e prendendo.

A GRAÇA BARATA E A GRAÇA PRECIOSA

Bonhoeffer – a Graça Barata e a Graça Preciosa... "A graça barata é a graça que nós dispensamos a nós próprios. A graça barata é a pregação do perdão sem arrependimento, é o batismo sem a disciplina de uma congregação, é a Ceia do Senhor sem confissão dos pecados, é a absolvição sem confissão pessoal. A graça barata é a graça sem discipulado, a graça sem a cruz, a graça sem Jesus Cristo vivo, encarnado. A graça preciosa é o tesouro oculto no campo, por amor do qual o homem sai e vende com alegria tudo quando tem; a pérola preciosa, a qual o comerciante se desfaz de todos os seus bens para adquiri-la; o governo régio de Cristo, por amor do qual o homem arranca o olho que o escandaliza; o chamado de Jesus Cristo, o qual, ao ouvi-lo, o discípulo larga as suas redes e o segue. A graça preciosa é o evangelho que há que se procurar sempre de novo, o dom pelo qual se tem que orar, a porta à qual se tem que bater. A graça é preciosa porque chama ao discipulado, e é graça por c