Pular para o conteúdo principal

GRUPO DE ESTUDO BÍBLICO CAFE - 3º ENCONTRO

TERCEIRO ENCONTRO - 30/11/2022: SALMOS IMPRECATÓRIOS E DIDÁTICOS.

COMUNHÃO, AMOR, FÉ E ESPIRITUALIDADE - GRUPO DE ESTUDO BÍBLICO CAFE...

O último encontro do grupo foi marcado por orações, leituras, reflexões, atividades práticas e louvor. O encontro começou com uma breve revisão sobre o significado dos Salmos Imprecatórios; a saber, salmos que invocam a vingança e a justiça divina sobre os ímpios e os iníquos. 

Ao explicar sobre Salmos Imprecatórios, o Reverendo Marvel ressaltou que estes não representam as verdades cristãs de fé e prática registradas nos ensinos de Jesus e dos apóstolos. 

Logo após, todos os participantes foram convidados a participar de uma dinâmica de interação sobre o significado de "agradecimento" presente no livro de Salmos: gratidão e louvor. Na dinâmica, cada participante escolheu um dos cartões que estavam espalhados sobre a mesa e disse se a palavra escrita correspondia a um agradecimento ou a um louvor. 

Em seguida, cada pessoa disse uma palavra palavra de gratidão e uma de louvor, e oraram juntas. E escreveram pedidos de oração que foram colocados na caixa de oração. 

Continuando a parte de revisão, o Reverendo fez um resumo das categorias de salmos encontrados na Bíblia: imprecatórios, didáticos, ação de graças, lamentações, quebrantamento/arrepentimiento/contrição e louvor. 

 
Em seguida, o pastor Raphael Lira convidou a todos para cantar o salmo 84, "quão amáveis são os teus tabernáculos". 

Logo após, Marvel destacou e explicou as características em comum dos salmos imprecatórios: 
  • Situações limitantes. 
  • Exaltação da santidade pessoa em contraste com a impiedade e iniquidade. 
  • Desejo de vingança e justiça. 
Para finalizar, o reverendo passou como tarefa de casa a leitura dos seguintes salmos: 23 e 46. Ele explicou brevemente o significado do próximo grupo de salmos que será estudado: Salmos Didáticos.

*O próximo encontro ficou agendado para o dia 07 de dezembro às 19h30, no seguinte endereço: Residencial Elser - 398 NE 5th St, Miami Downtown. 

*Para fazer parte do grupo de whatsapp e receber informações sobre os estudos, clique no seguinte link: https://chat.whatsapp.com/G49FbL1HB9eF5c65TeRanT

*Vídeo foto do terceiro encontro no link: https://www.instagram.com/reel/CloIc7TD-X7/?igshid=YzdkMWQ2MWU=

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRUPO DE ESTUDO BÍBLICO CAFE - HISTÓRIA

COMUNHÃO, AMOR, FÉ E ESPIRITUALIDADE - GRUPO DE ESTUDO CAFE... Em 2018 começou o projeto CAFE Brasil com o objetivo principal de promover espaço seguro de oração, louvor e principalmente construção de conhecimento bíblico por meio de debates, estudos bíblicos e rodas de leitura dialogada.   A princípio, o projeto tinha encontros que eram muito espaçados, sendo realizados mensalmente. A partir de 2022, os encontros passaram a ser semanais e realizados no Brasil e nos Estados Unidos, em Miami.  O nome CAFE, surgiu em 2020 da junção das iniciais dos quatro pilares fundamentais dos encontros: Comunhão, Amor, Fé e Espiritualidade. Mas lançamento do nome só ocorreu após o período de pandemia em outubro de 2022.  O pastor Marvel Souza e o Pastor Raphael Lira são os responsáveis pela elaboração e aplicação do projeto que iniciou no Brasil e em 2022 nos Estados Unidos.    Atualmente, os encontros presenciais, tanto no Brasil quanto nos

MATÉRIA SOBRE A BÍBLIA COMENTADA GRAÇA SOBRE GRAÇA - PORTAL RIUS

"O autor da Bíblia Comentada Graça sobre Graça, que será lançada em breve, Marvel Souza destacou ao RIUS pontos fundamentais que, segundo a ótica de sua autoria,são fundamentais para que a obra não seja mal interpretada ou que haja até de má fé. Marvel,que é de Brasília afirma que a Bíblia Comentada Graça sobre Graça vai muito além do público gay, como está sendo chamada por boa parte da ala evangélica e a imensa maioria que prefere o casamento hétero, como Bíblia Gay, pois atende não apenas os gays mas héteros também. Leia na íntegra : “Sou o autor da Bíblia Comentada Graça sobre Graça, chamada por alguns sites, inclusive o de vocês de “Bíblia Gay”, o que poderia ser “Bíblia dos Negros”, ou “Bíblia das Mulheres”, ou ainda “Bíblia das Pessoas com Necessidades Especiais”, já que trato sobre todos estes assunto nesta obra, mas entendo que não seria interessante para os portais, jornais, revistas, ou emissoras de rádio e TV, anunciar uma “Bíblia de Todas a

SOMOS METODISTAS UNIDOS

"A fé cristã nunca teve a intenção de ser uma jornada solo. Os primeiros seguidores de Jesus se reuniram para ensinar, fazer refeições, orações e muito mais (Atos 2:42)". Para os Metodistas Unidos, ser membro significa fazer parte de uma comunhão de seguidores de Jesus Cristo que procuram tornar o mundo mais parecido com o Reino de Deus. Nossa compreensão do que significa ser um membro está profundamente enraizada em nossa herança metodista. John Wesley, fundador do movimento metodista, deixou claro que o cristianismo é uma religião social e que nosso crescimento na santidade do coração e da vida depende profundamente de estarmos em comunidade cara a cara com outras pessoas que estão cuidando de nós (e nós deles) em amor. É através desses relacionamentos face a face que experimentamos o que significa ser o corpo de Cristo no mundo. Para os Metodistas Unidos, a associação exige participação ativa em uma congregação local. Os votos que fazemos incluem promessas de p