Pular para o conteúdo principal

GRUPO DE ESTUDO BÍBLICO CAFE - 5º ENCONTRO

QUINTO ENCONTRO - 14/12: SALMOS DIDÁTICOS...

COMUNHÃO, AMOR, FÉ E ESPIRITUALIDADE - GRUPO DE ESTUDO BÍBLICO CAFE

O quinto e último encontro do ano de 2022 foi marcado por muitas orações, canções, meditações na palavra e testemunhos edificantes. O reverendo Marvel iniciou a reunião trazendo uma reflexão sobre comunhão, baseado no texto do salmo 133. 

Ele explicou a relação que há entre as imagens do sacerdote, do óleo, do monte Hermon e do orvalho do monte Hermon com a comunhão entre os irmãos. Segundo ele, assim como óleo estava para a consagração sacerdotal, representando um selo de santidade, a comunhão está para vida dos que são santificados por Cristo para viver um novo relacionamento com quem são, com a criação divina, com o seu próximo e com o próprio Deus. E assim como o orvalho que desce do monte Hermon se junta com várias nascentes de água que correm formando o rio Jordão, abastecendo muitas pessoas, a comunhão entre os irmãos, à medida que vai crescendo se torna forte e expansiva, superando obstáculos e levando vida a outras pessoas. 

Monte Hermon 

Consagração Sacerdotal

Em seguida, todos os presentes foram convidados a orar pela comunhão dos filhos e filhas de Deus, e encorajados a compartilhar algum testemunho de comunhão. Tendo ouvido os testemunhos, o pastor Raphael Lira conduziu um louvor sobre comunhão: "Como é precioso irmão está bem junto a ti". E orou por todos. 

Dando continuidade aos salmos didáticos, Marvel propôs a leitura do salmo 91 e trouxe uma breve explanação sobre a proteção divina, destacando a necessidade de permanecermos sob a proteção divina; o que significa estar de acordo a vontade de Deus. Ele também alertou para o perigo de uma vida inconsequente e disoluta, e convidou os presentes a orarem pedindo a Deus conformidade com a sua vontade e sabedoria na condução da vida aqui. 

Logo após, Marvel convidou todos a orar pelos pedidos de oração que foram postos na caixa de oração no início dos encontros do grupo. E todos foram presenteados por um lindo testemunho dado por uma das irmãs presentes. 

Para finalizar, Raphael cantou o salmo 139 e pediu a todos para lerem esse salmo em casa e fazerem dele uma oração. O grupo se despediu com alegria, café e um bate-papo abençoado em volta da mesa. 

Os encontros serão retomados em janeiro de 2023, a partir da terceira semana, em um piquenique no parque Bayfront, onde alguns planos do grupo para 2023 serão definidos em conjunto e o reverendo Marvel dará uma aula de rádio taiso (exercício típico japonês).  

Para fazer parte do grupo de WhatsApp dos Grupo de Estudo Bíblico CAFE, clique no link: https://chat.whatsapp.com/G49FbL1HB9eF5c65TeRanT

Ou para mais informações, envie-nos um email: marvelsouza@gmail.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A IGREJA DO VIZINHO

 💢A igreja do vizinho: Na igreja do vizinho, o Pastor prega demais, é o cara! Na igreja do vizinho os louvores são incríveis. Na igreja do vizinho todo mundo se ama. Na igreja do vizinho tudo é muito organizado. Na igreja do vizinho os cultos são muito avivados.  Na igreja do vizinho os jovens são mais animados e unidos.  Sabe o que não tem na igreja do vizinho???  Você!!!  Você que participa pouco, mas reclama muito. Você que mal olha na cara de todo mundo e fala sobre falta de união. Você que não contribui, mas fala sobre falta de investimentos.  Você que não tem uma palavra a ninguém, mas acha que as mensagens são fracas.  Você que não elogia seu Pastor, mas gasta saliva elogiando os de longe.  Você que não valoriza nenhum obreiro local, mas se derrete junto aqueles que você almeja algum favor.  Ao invés de viver fazendo comparações, faça melhor, faça a diferença onde você está! Autor desconhecido.

UMA REFLEXÃO SOBRE O TEMPO (ESBOÇO DE PREGAÇÃO)

Esboço de pregação elaborado pelo Reverendo Marvel Souza. A pregação foi ministrada no dia 17 de julho de 2022: Texto base: Eclesiastes 3:1-10 O que dizer sobre o Tempo?  1. O tempo tem representações diferentes de acordo com as fases da vida (infância, adolescência, vida adulta) 2. As representações do tempo expressam significados diferentes em cada fase da vida     - Na infância: a vida despreocupada parece dizer que não há tempo - não há contagem de dias, horas ou minutos. Nesta fase é comum lembrar-se apenas da hora de comer e, com muito custo, da hora de dormir;     - Na adolescência: o preparo para vida adulta já começa exigir responsabilidades com o tempo (dia de aula, tarefas em casa, etc);     - Na vida adulta: os compromissos exigem uma organização dentro do que entendemos que é o tempo (horas, minutos, dias, semanas, meses, anos, etc ). Adota-se a agenda. Para alguns o tempo se torna o carrasco da vida - sempre cobrando e prendendo.

MIDNIGHT MASS (A MISSA DA MEIA NOITE)

A chegada de um jovem sacerdote carismático traz milagres, mistérios e um fervor religioso renovado a uma cidade moribunda e desesperada por fé. Midnight Mass (missa da meia noite) é uma minissérie americana que aborda assuntos relacionados à hipocrisia dos judicialistas e legalistas religiosos, que movidos pelo egoísmo e ganância são capazes de promover exclusão, discriminação e a morte dos que não se encaixam nos padrões morais estabelecidos autoritariamente por religiosos fanáticos.  Um dos momentos marcantes da trama é o diálogo entre Bev e Annie, quando Annie por sua vez questiona a religiosa Bev: "Por quê te incomoda tanto saber que Deus ama todas as pessoas como ama você? Ele ama até mesmo as pessoas que você julga serem prostitutas, ladrões, beberrões - pessoas indignas - Ele as ama".   A minissérie pode ser encontrada na Netflix.  @direitoafe