Sunday, January 29, 2023

LOVE EMBRACES AND RESISTS

After that, Marvel proposed reading the following text: 1 Corinthians 13:4–8a (ESV) Love is patient and kind; love does not envy or boast; it is not arrogant or rude. It does not insist on its own way; it is not irritable or resentful; it does not rejoice at wrongdoing, but rejoices with the truth. Love bears all things, believes all things, hopes all things, endures all things. Love never ends.


He asked the participants to try an exercise by reading the Bible text again and replacing the word love by their own names. According to him, if the name fits to the text it means that the person already has the true love. 

Discussion

Love is the common denominator in how we relate—to God, to others, to ourselves or to all creation. As followers of Jesus, love is our trademark.

The Bible shows us a deep and powerful love that transcends a feeling or emotion. This is what we see in 1 Corinthians 13. Paul tells us that love isn’t merely a feeling but a way of relating to others.

While most of us are fairly familiar with 1 Corinthians 13, slowing down to read it empowers us to enjoy subtle beauties we may otherwise miss. In this timeless passage on love, Paul uses poetic symmetry to deepen his point. He lists eight things love embraces and eight things love resists.

In these verses, Paul instructs us about what we need to hold close and what we need to let go. He empowers us with a framework to respond to any situation in love. Sometimes we will need to do things that are out of our comfort zone; sometimes we will need to not do things that feel natural to us. In both situations, love empowers us to respond beyond our feelings so we may impart life to others.

We can begin by putting these into practice with those closest to us, our family. Although as Christians, we don’t stop there. As outlined in 1 Corinthians, we’re called to love everyone God brings into our lives. 

A safe place for all

The First Miami LGBTQIA+ Small Group aims to build a love-based environment where everyone is accepted and celebrated being who they really are.




As they talk, read, sing and pray about love, they stand for all LGBTQIA rights and justice. 


To learn more about this LGBTQIA+ Small Group, contact us: +1(786)464 3398. 

Thursday, January 26, 2023

DIMENSÃO ESPIRITUAL E DIMENSÃO RACIONAL NA ADORAÇÃO

Dimensão Racional e Dimensão Espiritual na Adoração...


A espiritualidade que Deus tem para cada um de seus filhos não despreza o raciocínio e a capacidade de reflexão que temos, porquanto, o aspecto racional nos assemelha a Deus.  No entanto, não podemos nos esquecer de buscar o sobrenatural, pois Deus é Espírito. É importante que creiamos nas manifestações do Espírito Santo na vida e na prática da Igreja, conduzindo cada cristão a se tornar atuante na composição do culto:“(...) Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação”.  1Coríntios 14:26
Portanto,equilíbrio e bom senso são fundamentais para que prestemos um culto de adoração, sem supervalorizar a dimensão espiritual e nem a dimensão racional. Em um culto de adoração devemos ter uma abertura sadia às emoções e às experiências com o Espírito Santo, como também, uma abertura à reflexão, à racionalidade (medite, ache Deus no silêncio, anote as referências bíblicas, perceba as necessidades do culto). Precisamos estabelecer o equilíbrio entre o racional e o sobrenatural como meta para a adoração individual e coletiva. Sigamos o exemplo do Apóstolo Paulo: “Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente”. 1Coríntios 14:15.
Texto: Reverendo Marvel Souza 


Wednesday, January 25, 2023

INTERTEXTUALIDADE BÍBLICA

Você sabia que os textos bíblicos se comunicam, formando uma série textual coerente, apesar da diversidade de autores e diferentes épocas em que foram escritos? 


Na Bíblia a intertextualidade pode ser demonstrada pela inserção de uma citação direta de outro texto. Exemplos desta forma são abundantes tanto no Antigo Testamento como no Novo. Vamos considerar somente três exemplos de intertextualidade bíblica: 1) textos que ilustram uma narrativa, 2) textos usados para apoiar exortações e/ou doutrinas e 3) textos que demonstram o cumprimento de promessas.

  • Textos que ilustram uma narrativa: Em Josué capítulo 10, encontramos um exemplo do primeiro tipo de intertextualidade explícita. Este capítulo relata o ataque de uma coalizão de cinco reis amonitas contra a cidade de Gibeão. Para honrar o pacto que Josué fez com os gibionitas, ele e o exército de Israel atacaram os amonitas e os derrotaram. A vitória foi conseguida porque o Senhor agiu de maneira sobrenatural, parando o sol no céu para garantir tempo para os israelitas vencerem. Como ilustração, o historiador inseriu na narrativa uma citação tirada do Livro dos Justos que diz: “Sol, detém-te em Gibeão, e tu, lua, no vale de Aijalom”. O narrador inseriu o texto para ilustrar o aspecto sobrenatural do evento. Um uso semelhante se encontra em Nm - 21:14. Neste texto, uma citação tirada do “Livro das Guerras do Senhor” foi inserida em Números como ilustração da narrativa.
  • Textos para apoiar uma doutrina: Em Romanos 15 o apóstolo Paulo, escrevendo à igreja em Roma, deu a seguinte exortação: “Ora, nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não agradar-nos a nós mesmos. Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação. Porque também Cristo não se agradou a si mesmo; antes, como está escrito: As injúrias dos que te ultrajavam caíram sobre mim (Rm.15.1-3). Para reforçar sua orientação, o apóstolo citou uma porção do texto de Sl.69.9 da LXX como ‘justificativo’, explicando que “tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito” (Rm.15.4). 
  • Textos que demonstram o cumprimento de uma promessa: No primeiro capítulo de Mateus, o evangelista inseriu uma porção de uma profecia de Isaías. Na profecia, ocasionada pela ameaça militar dos reis de Israel e Síria, Isaías se dirigiu ao Rei Acaz com o propósito de acalmá-lo em face do ataque desses reis. O profeta disse: “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel”(Is.7.14). Mateus viu no nascimento de Jesus o ‘cumprimento ‘ da profecia de Isaías.

Texto: Reverendo Marvel Souza ✍️
Instagram: @direitoafe

Friday, January 20, 2023

PASTORES GAYS CELEBRAM 15 ANOS DE CASADOS

São 15 anos juntos, crescendo em fé, ministério, experiência e companheirismo. 

Somos da época em que os cultos eram feitos no subsolo de um prédio, em um espaço de 30m², onde nos sentíamos mais seguros das ameaças contra as pessoas da sigla que queriam exercer a fé. Vimos muitos dos nossos morrerem sem ter a possibilidade de exercer a fé com liberdade sendo quem são. 

Aprendemos na raça a peitar os perseguidores e hipócritas do mundo religioso. E ao mesmo tempo, aprendemos a dar atenção ao exercício pastoral da aceitação e celebração de todas as pessoas, sem nos deter pelas opiniões contrárias e sem perder o foco maior do nossa missão. O medo esteve presente, mas continuamos. 

Vimos de perto um pouco do estrago que os religiosos fariseus são capazes de fazer na vida de pessoas que eles consideram anormais. Mas também conhecemos de perto os que acharam na fragilidade dos excluídos a oportunidade de fazer a sua riqueza e política. 

De fato, não sabemos dizer com precisão o que o futuro nos reserva, mas temos a plena consciência de que tudo que fizemos até agora o fizemos com coragem, fé, amor, responsabilidade, empatia, respeito e companheirismo.

"EBENÉZER - ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR"

Texto: Rev Marvel Souza 

Wednesday, January 18, 2023

RODA DE LEITURA DIALOGADA - CAFE

O Grupo de Estudo Bíblico CAFE nasceu da necessidade de reunir pessoas em comunhão cristã dentro de um contexto de amor, fé e espiritualidade. O propósito maior do grupo é conduzir cada cristão à responsabilidade individual enquanto membros do corpo de Cristo, como descrito em 1Coríntios 12:1-31. 
Sendo parte integrante e ativa do corpo de Cristo, todos são chamados à pratica do amor, que segundo a Bíblia é derramado em nossos corações por Deus. Sem máscaras (fingimentos) ou julgamentos, os participantes são incentivados a criar um ambiente seguro onde todos possam desfrutar da comunhão cristã, independentemente de gênero, identidade de gênero, orientação sexual, etnia, status socio-econômico, condição física ou religião. A base bíblica para o amor proposto nas reuniões do grupo se encontra em 1Coríntios 13:1-13.

Em cada encontro, compartilhando experiências reais de fé, cada participante tem a oportunidade de nutrir um relacionamento mais próximo uns com os outros e ao mesmo tempo com Deus. Testemunhos de curas, de bênçãos esprituiais, de bênçãos materiais e de livramentos compõe um dos momentos mais importantes dos encontros quando cada pessoa tem a oportunidade de compartilhar um testemunho, fazendo valer o que a Bíblia nos ensina em 1Coríntios 14: 26. 

Seguindo as instruções bíblicas de comunhão, amor e fé, inevitavelmente tem-se a possibilidade de uma vida espiritual saudável, livre da santidade doentia de muitos cristãos que professam uma religiosidade baseada no conflito e no contraditório. Como instrumentos poderosos e bases sólidas, a comunhão, o amor e a fé conduzem os participantes a uma santidade que NASCE EM DEUS E NÃO NO EU. Por meio de orações e tarefas relacionadas à leitura bíblica e à prática da compaixão, a espiritualidade proposta pelo grupo é fortalecida sob bases sólidas do doutrina cristã: 1Coríntios 15:1-58. 

COMUNHÃO, AMOR, FÉ e ESPIRITUALIDADE, esses são os princípios sobre os quais o Grupo de Estudo Bíblico CAFE se apoia e põe meio dos quais os encontros presencias e virtuais são delineados. 

Para obter informações via whatsapp: 🇧🇷(61)99958-8435 🇺🇲+1(786)464 3398. 
Síganos no Instagram: @direitoafe

Tuesday, January 10, 2023

DEUS ACIMA DE TUDO, A BARBÁRIE ACIMA DE TODOS?

"Já são 10 meses longe da nossa pátria amada e da nossa querida Brasília, onde tiramos esta foto. No domingo choramos em frente a TV ao assitir as cenas das barbáries cometidas por grupos radicais pró ditadura, que não querem aceitar os resultados das eleições do ano passado, na qual o atual presente foi eleito.

Foto 2018: Pr Marvel Souza e Raphael Lira 
 
Ao assitir o que estava acontecendo ao vivo, percebi que algumas das pessoas que ali estavam carregavam bíblias e ao depredar os prédios dos três poderes, o faziam orando em voz alta e empunhando suas bíblias. Senti profunda tristeza e vergonha alheia, e ao mesmo tempo me lembrei que isso é apenas o resultado de anos de alienação política e religiosa que uma grande parcela da nossa população vive, ouvindo mentiras e acreditando naquilo que lhes é conveniente. Sempre acreditei que religião e política não devem se misturar - são duas substâncias que separadas são perigosas e juntas são catastróficas. 
A tentativa de golpe não deu certo, mas deixou uma enorme macha na política e na religião brasileira (em especial no que concerne aos evangélicos) nos ensinando que o resultado da mentira é o ódio e consequentemente a destruição de si, do próximo, da criação e do contato com o criador. Em larga escala estamos vendo o poder destruidor da mentira e a maneira de mudar isso é: VENCER O MAL COM O BEM, A MENTIRA COM A VERDADE E A RELIGIOSIDADE DOENTIA COM A PRÁTICA DO AMOR. 

Desejo paz, força, coragem, amor e fé para todos os brasileiros, independentemente de ideologia política ou partidária. Oro para que o poder conciliador e reconciliador seja operante em nossa nação. Oro para que os líderes religiosos sejam iluminados e entendam o seu papel pastoral e o cumpram. Oro por todas as lideranças políticas e as abençoo. Que haja paz sobre o Brasil e no mundo. Amém 🙏"

(Texto: Reverendo Marvel Souza)

Wednesday, January 4, 2023

O EVANGELHO E A AHUMANIZAÇÃO DO SER HUMANO

"Para além da prática religiosa, o Novo Pacto possibilita a cada pessoa uma nova visão de si e do outro, sendo por isso, um agente de transformação social".

"A salvação anunciada no Novo Testamento, em seus termos mais claros, propõe a humanização das pessoas, livrando-as de tudo aquilo que as impeçam de SER quem de fato SÃO. Isso nos remete ao papel social que o Evangelho deve desenvolver na vida e na prática dos cristãos, conduzindo-os à liberação plena do SER e à pratica das boas obras. 

Alinhado a isso, vários movimentos sociais surgiram do cristianismo protestante e católico, com o propósito de humanizar as práticas, métodos e saberes do fazer cristão. Dentre estes movimentos, podemos destacar as pastorais católicas e protestantes, as ações do exército da salvação dos protestantes metodistas e o movimento de ministros reconciliadores metodistas.

O Evangelho tem como objetivo maior apresentar o Novo Pacto, feito em Cristo Jesus. Os termos deste Novo Pacto vão desde a salvação da alma e do espírito humano até o resgate das reais potencialidades humanas, dignificando o SER criado, dando-lhe a oportunidade de um novo encontro consigo, com o próximo, com a criação e com o próprio Deus.

Por assim dizer, no processo de humanização do SER humano, a aceitação da DIVERSIDADE HUMANA é de fundamental importância para a compreensão do mesmo. Para além da questão religiosa, o Novo Pacto possibilita a cada pessoa uma nova visão de si e do outro, sendo por isso, um agente de transformação social. Ademais, sua ação regeneradora convoca os filhos e filhas de Deus a agirem como instrumentos de transformação social por meio de ações de compaixão e fé, mostrando ao mundo que o Novo Pacto anunciado e legitimado pelo Evangelho é pautado no amor incondicional e na graça plena.

No processo de humanização do ser humano não há espaço para julgamentos e indiferenças, pois a tônica da ação divina é que sejamos UM em CRISTO, independentemente de qualquer coisa".

"Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus". (Gálatas 3:28)



Texto: Reverendo Marvel Souza
Instagram: @direitoafe



A Church Alive at Every Age

  Where Are the Young People in Your Church? A Church Alive at Every Age That question often comes up, and it reaches me at a time when my ...