Monday, December 19, 2022

MENSAGEM PASTORAL DE NATAL

"Natal é momento de comunhão e devoção. Relembramos o nascimento, alegramo-nos com a salvação e celebramos a libertação, pois Cristo, o verbo de Deus, se fez carne e habitou entre nós, cheio de Verdade e Graça.

Os cristãos devem refletir sobre o Amor, a Graça e a Verdade messiânica. Bem como, sobre as suas práticas: "Será que temos vivido o verdadeiro Natal? "

Cristo precisa ser gerado em nossos corações. Somente assim conseguiremos vencer o mal com o bem, a indiferença com o amor, a guerra com a paz, a injustiça com a equidade e a condenação com a graça.

Feliz Natal!"

Texto: Reverendo Marvel Souza @marvelsouzaoficial

Thursday, December 15, 2022

GRUPO DE ESTUDO BÍBLICO CAFE - 5º ENCONTRO

QUINTO ENCONTRO - 14/12: SALMOS DIDÁTICOS...

COMUNHÃO, AMOR, FÉ E ESPIRITUALIDADE - GRUPO DE ESTUDO BÍBLICO CAFE

O quinto e último encontro do ano de 2022 foi marcado por muitas orações, canções, meditações na palavra e testemunhos edificantes. O reverendo Marvel iniciou a reunião trazendo uma reflexão sobre comunhão, baseado no texto do salmo 133. 

Ele explicou a relação que há entre as imagens do sacerdote, do óleo, do monte Hermon e do orvalho do monte Hermon com a comunhão entre os irmãos. Segundo ele, assim como óleo estava para a consagração sacerdotal, representando um selo de santidade, a comunhão está para vida dos que são santificados por Cristo para viver um novo relacionamento com quem são, com a criação divina, com o seu próximo e com o próprio Deus. E assim como o orvalho que desce do monte Hermon se junta com várias nascentes de água que correm formando o rio Jordão, abastecendo muitas pessoas, a comunhão entre os irmãos, à medida que vai crescendo se torna forte e expansiva, superando obstáculos e levando vida a outras pessoas. 

Monte Hermon 

Consagração Sacerdotal

Em seguida, todos os presentes foram convidados a orar pela comunhão dos filhos e filhas de Deus, e encorajados a compartilhar algum testemunho de comunhão. Tendo ouvido os testemunhos, o pastor Raphael Lira conduziu um louvor sobre comunhão: "Como é precioso irmão está bem junto a ti". E orou por todos. 

Dando continuidade aos salmos didáticos, Marvel propôs a leitura do salmo 91 e trouxe uma breve explanação sobre a proteção divina, destacando a necessidade de permanecermos sob a proteção divina; o que significa estar de acordo a vontade de Deus. Ele também alertou para o perigo de uma vida inconsequente e disoluta, e convidou os presentes a orarem pedindo a Deus conformidade com a sua vontade e sabedoria na condução da vida aqui. 

Logo após, Marvel convidou todos a orar pelos pedidos de oração que foram postos na caixa de oração no início dos encontros do grupo. E todos foram presenteados por um lindo testemunho dado por uma das irmãs presentes. 

Para finalizar, Raphael cantou o salmo 139 e pediu a todos para lerem esse salmo em casa e fazerem dele uma oração. O grupo se despediu com alegria, café e um bate-papo abençoado em volta da mesa. 

Os encontros serão retomados em janeiro de 2023, a partir da terceira semana, em um piquenique no parque Bayfront, onde alguns planos do grupo para 2023 serão definidos em conjunto e o reverendo Marvel dará uma aula de rádio taiso (exercício típico japonês).  

Para fazer parte do grupo de WhatsApp dos Grupo de Estudo Bíblico CAFE, clique no link: https://chat.whatsapp.com/G49FbL1HB9eF5c65TeRanT

Ou para mais informações, envie-nos um email: marvelsouza@gmail.com 

Thursday, December 8, 2022

GRUPO DE ESTUDO BÍBLICO CAFE - 4º ENCONTRO

QUARTO ENCONTRO: 07/12 - SALMOS DIDÁTICOS...

COMUNHÃO, AMOR, FÉ E ESPIRITUALIDADE - GRUPO DE ESTUDO BÍBLICO CAFE. 

O quarto encontro do grupo foi marcado por orações e compartilhamento de experiências pessoais pautadas na história de conversão a Cristo.

Após uma breve revisão sobre as características principais dos salmos imprecatórios, o reverendo Marvel destacou que os salmos didáticos têm como marca principal a exposição de experiências pessoais de fé e construção religiosa. Para tanto, ele propôs a leitura em voz alta do salmo 23 e em seguida trouxe explicações relacionadas às experiências de vida do autor com a narrativa do texto, desde a sua formação enquanto pastor até suas experiências de fé. 

Tendo ouvido os testemunhos pessoais de cada participante, Marvel propôs um momento de oração e reflexão sobre confiança, já que o salmo lido e explicado, salmo 23, tem como foco mostrar a confiança em Deus, apesar das circunstâncias adversas. 

Em seguida, todos os participantes foram convidados a ouvir a leitura do salmo 46 e a dar atenção as explicações sobre o texto que tem como foco principal ensinar sobre fortaleza espiritual. E oraram juntos pedindo a Deus confiança e fortaleza espiritual diante das adversidades da vida. 

A pastora Audrey esteve presente e compartilhou um pouco da história e da relação dos trabalhos da Primeira Igreja Metodista Unida em função dos brasileiros que residem em Miami. Ela orou com todos e abençoou o grupo, que segundo ela, representa um novo tempo da Igreja em Miami.

O próximo encontro do grupo será no dia 14/12, às 19h30, no Residencial Elser, 398 NE 5th St, Miami Downtown. 

Para mais informações, entre em contato via whatsapp: +1(786)464 3398. Ou se quiser fazer parte do nosso grupo de WhatsApp, onde compartilhamos mensagens sobre os encontros, bem como conteúdos, clique no link abaixo: 


 

Sunday, December 4, 2022

GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS E PAZ NA TERRA

"Estamos felizes, porque Deus derramou o seu amor eterno em todos os corações. Nós glorificamos e celebramos a paz e a reconciliação entre Deus e a humanidade neste segundo domingo de advento".

O advento é a época oportuna para refletir e meditar sobre a extensão imensurável do amor de Deus e da sua Graça infinita, é o momento para louvá-lo, glorificando-o pelo envio de Seu amado Filho, Jesus. 

Glorificar a Deus nesta época significa reconhecer em seu filho amado a sua providencia para a salvação de toda a humanidade. Significa também trazer para nossa vida e prática o propósito de viver de forma justa e íntegra fazendo brilhar a nossa luz diante dos homens, para que vejam as nossas boas obras e glorifiquem a Deus que está nos céus.

Estamos felizes e gratos, porque Deus derramou o seu amor eterno em todos os corações. Nós glorificamos e celebramos a paz e a reconciliação entre Deus e a humanidade neste segundo domingo de advento.

A paz proclamada pelos anjos não é apenas a absentia belli (ausência da guerra), mas é também a disposição de deixar florescer e frutificar dentro de nós, no mais íntimo de nosso ser, a opção por uma vivência amorosa, solidária e fraterna, pautada no Evangelho da Reconciliação e Inclusão Plena de todas as pessoas, independentemente de etnia, idade, orientação sexual, gênero, identidade de gênero, status sócio econômico ou formação acadêmica. É a extinção da LGBTfobia, do racismo, do machismo, da intolerância religiosa e da violência em todas as suas horrendas e inimagináveis formas e dimensões.

Enquanto filhos e filhas de Deus devemos falar de paz e praticar a paz, exercendo a justiça sem discriminação, em benefício de todas as classes sociais, possibilitando o livre exercício do direito constitucional à segurança, à integridade física, à moradia digna, à alimentação, ao vestuário, à educação e à saúde. Devemos nos esforçar para extinguir o egoísmo, a ganância, a corrupção, a ambição e as obras da carne, deixando frutificar em nossos corações o FRUTO DO ESPÍRITO SANTO, QUE É A PAZ.

A palavra paz na língua hebraica é shalom, que pressupõe a harmonia entre a criatura e o Criador, e a amizade e conciliação entre os povos. É um estado de calma e tranquilidade, confiança no futuro, livre de agitação e discórdia, é a manutenção da ordem social sem violência, e a administração dos problemas da vida sem desespero.

Sendo inspirados pelas Boas Novas deste domingo de advento, vamos entoar, em uníssono, a sublime melodia dos anjos, conclamando a humanidade para dar Glória a Deus e difundir a Paz... 

"GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS E PAZ NA TERRA ENTRE AS PESSOAS, A QUEM ELE QUER BEM!' 

Texto: Reverendo Marvel Souza 


Saturday, December 3, 2022

LGBTQIA+ SMALL GROUP - READING CIRCLE: 2nd MEETING

BUILDING AN INCLUSIVE CHURCH: 12/02..."Those who waste their time stalking, scolding or disapproving whoever are actually doing it to themselves".

Second meeting of the LGBTQIA+ Small Group -  discussions on "Building a more inclusive Church". In this meeting we read discussed about the article "What kind of gay am I?" (  http://www.direitoafe.com/2018/12/what-kind-of-gay-am-i.html ) , prayed and shared experiences about inclusive faith. 

Our next meeting will be on December 17th (Saturday) at 5 pm. 

Thursday, December 1, 2022

GRUPO DE ESTUDO BÍBLICO CAFE - 3º ENCONTRO

TERCEIRO ENCONTRO - 30/11/2022: SALMOS IMPRECATÓRIOS E DIDÁTICOS.

COMUNHÃO, AMOR, FÉ E ESPIRITUALIDADE - GRUPO DE ESTUDO BÍBLICO CAFE...

O último encontro do grupo foi marcado por orações, leituras, reflexões, atividades práticas e louvor. O encontro começou com uma breve revisão sobre o significado dos Salmos Imprecatórios; a saber, salmos que invocam a vingança e a justiça divina sobre os ímpios e os iníquos. 

Ao explicar sobre Salmos Imprecatórios, o Reverendo Marvel ressaltou que estes não representam as verdades cristãs de fé e prática registradas nos ensinos de Jesus e dos apóstolos. 

Logo após, todos os participantes foram convidados a participar de uma dinâmica de interação sobre o significado de "agradecimento" presente no livro de Salmos: gratidão e louvor. Na dinâmica, cada participante escolheu um dos cartões que estavam espalhados sobre a mesa e disse se a palavra escrita correspondia a um agradecimento ou a um louvor. 

Em seguida, cada pessoa disse uma palavra palavra de gratidão e uma de louvor, e oraram juntas. E escreveram pedidos de oração que foram colocados na caixa de oração. 

Continuando a parte de revisão, o Reverendo fez um resumo das categorias de salmos encontrados na Bíblia: imprecatórios, didáticos, ação de graças, lamentações, quebrantamento/arrepentimiento/contrição e louvor. 

 
Em seguida, o pastor Raphael Lira convidou a todos para cantar o salmo 84, "quão amáveis são os teus tabernáculos". 

Logo após, Marvel destacou e explicou as características em comum dos salmos imprecatórios: 
  • Situações limitantes. 
  • Exaltação da santidade pessoa em contraste com a impiedade e iniquidade. 
  • Desejo de vingança e justiça. 
Para finalizar, o reverendo passou como tarefa de casa a leitura dos seguintes salmos: 23 e 46. Ele explicou brevemente o significado do próximo grupo de salmos que será estudado: Salmos Didáticos.

*O próximo encontro ficou agendado para o dia 07 de dezembro às 19h30, no seguinte endereço: Residencial Elser - 398 NE 5th St, Miami Downtown. 

*Para fazer parte do grupo de whatsapp e receber informações sobre os estudos, clique no seguinte link: https://chat.whatsapp.com/G49FbL1HB9eF5c65TeRanT

*Vídeo foto do terceiro encontro no link: https://www.instagram.com/reel/CloIc7TD-X7/?igshid=YzdkMWQ2MWU=

O LGBT QUE ESTÁ DENTRO DE VOCÊ (Texto para roda de leitura dialogada)

Para leer en español:

O LGBT QUE ESTÁ DENTRO DE VOCÊ



"Fico profundamente triste quando a Bíblia é usada para fundamentar nossos pecados e pré-conceitos. Já vi muita coisa sendo dita e escrita a favor e contra as pessoas LGBTQ+. Quando nos preocupamos demasiadamente com qualquer coisa, isso começa a demonstrar um comportamento neurótico. Ou estamos tentando esconder algo, ou nosso inconsciente está justamente nos forçando a colocar aquilo que está mal elaborado em nós para fora. O que você acha da frase: "Pessoas mal resolvidas são perseguidores em potencial"?

Aquilo que me incomoda demasiadamente em outra pessoa é meu. Essa é uma afirmação clássica na psicanálise. Cuidado! Quem se ocupa demasiadamente em perseguir, reprimir, a quem quer que seja, está perseguindo e reprimindo a si próprio. Tem algo lá dentro de si que está mal resolvido em relação àquilo que tanto nos incomoda - "Você concorda com essa afirmação?"

Posso afirmar que, em alguma medida, todos nós temos uma pessoa LGBTQ+ com quem nos relacionamos, e ela está dentro de nós. Ou nós a assumimos, ou nós a rejeitamos, ou nós convivemos numa boa, sem que ela nos transtorne. O ser LGBT é algo que está dentro de nós e não algo que possamos simplesmente dizimar da face da terra. Muita gente na História da humanidade elegeu minorias para serem dizimadas: os judeus, os índios, os negros, as mulheres e, agora, as pessoas das siglas. De fato, hoje as notícias de assassinatos de pessoas LGBTQ+ é o reflexo de sociedades que não se abriram para dialogar e refletir sobre o ser humano, sem julgamentos sobre sexualidade ou seja lá o motivo pelo qual pessoas estão sendo mortas. "O Brasil é um dos países mais perigosos para o público LGBTQ+, de acordo com o jornal The New York Times. O que podemos fazer para mudar isso?". 

Há muito pouco tempo, fazia-se a mesma discussão sobre a possibilidade de as mulheres serem sacerdotisas e bispas. Muita gente foi a favor; muita gente, contra, e ambos os lados se utilizaram da Bíblia para sustentar suas teses. O mesmo acontece com as pessoas das siglas que se submetem a viver em instituições religiosas que usam a bíblia para sustentar que elas não podem exercer plenamente a fé - (o preconceito buscando legitimidade bíblica). Você já foi vítima de discursos religiosos que se valem de interpretações equivocadas para condenar pessoas LGBTQ+? (Relate um episódio se possível)

Quem fica catando, aqui e ali, versos bíblicos para justificar suas posições preconceituosas, está com dificuldade de entender aquilo que Jesus tanto insistiu em todo o seu ministério: amar ao próximo, como a si mesmo. Nisso, disse Jesus, resume-se toda a Lei.
Muitas pessoas não estão preparadas para amar os LGBTQ+ sem julgamentos. Alguns sentem sua masculinidade ou feminilidade ameaçadas. E se o ser macho ou fêmea está sendo ameaçado, é porque essas categorias nunca foram assim tão cristalinamente definidas. Quando alguém assume uma orientação sexual ou identidade de gênero diferente do que é preconizado como normal, perturba a sociedade e seus membros individualmente. Por que a perturbação? 

Trabalhar com o LGBTQ+ que existe dentro de cada um de nós é um esforço muito mais positivo do que querer reprimi-lo fora de nós. Isso não resolverá a nossa neurose sexual. Quando eu puder abrir mão de todo o meu preconceito e abraçar um LGBTQvcomo um ser humano e conviver com ele(a), então eu terei descoberto o verdadeiro amor do qual Jesus tanto falou". "Você entende e aceita que todas as pessoas das siglas têm o direito originário de exercer a fé com liberação total do pleno exercício da cristandade e dos dons ministeriais, podendo ocupar cargos e funções diaconais, presbiterais, pastorais e episcopais?"

Monday, November 28, 2022

ALEGRIA DO PERTENCIMENTO NO NATAL

TODOS SÃO FILHOS E FILHAS DE DEUS! 

"Iniciando mais um período de celebrações ensinando e cantando sobre ESPERANÇA". 
Muitas pessoas LGBTQIA+ passam as festividades de fim de ano separadas dos seus familiares, porque enfrentam a rejeição por parte dos mesmos. O Reverendo Marvel Souza e seu esposo, pastor Raphael Lira, têm empreendido esforços para oferecer pregações e louvores que fomentam o exercício pleno da fé por todas as pessoas, em especial, por aqueles que se veem à margem do convívio religioso, social e familiar por serem pessoas LGBTQIA+.  

Nos quatro domingos que antecedem o natal, chamados de domingos de advento, que representam o período de preparação para o natal, o reverendo e seu esposo dedicarão a todas as pessoas pregações, orações e louvores que falem sobre esperança cristã no intuito de que cada pessoa encontre na família, seja biológica ou não, a alegria do pertencimento e da partilha, da comunhão e da aceitação, da fé e da esperança🙏👬🏻🌈

Em parceria com a Primeira Igreja Metodista de Miami, Marvel Souza e Raphael Lira, estão engajados na luta pelos direitos das pessoas LGBTQIA+ no que concerne ao exercício pleno da fé. 

A primeira oração oferecida pelo Reverendo Marvel está logo abaixo: 

"Oro para que o amor supere o ódio, a graça supere a injustiça e a misericórdia fortaleça os relacionamentos. Que Deus em seu infinito amor e graça, conceda paz e harmonia e acolha os que clamam por justiça. Que as famílias, sejam elas biológicas ou não, sejam lugar seguro de aceitação e celebração. Que a simplicidade e a humildade ressaltem os valores incomparáveis de cada ser humano, criados à imagem e semelhança divina, e o amor faça resplandecer a glória de todos os filhos e filhas de Deus. Amém!" 

Acompanhem no nosso Instagram as atualizações dos trabalhos que serão realizados pelos pastores: @direitoafe 

Ou contate os pastores via e-mail: marvelsouza@gmail.com

Sunday, November 27, 2022

LIVROS - MARVEL SOUZA NA AMAZON.COM.BR


O Reverendo Marvel Souza tem dez livros publicados em português, entre os quais se destaca a Bíblia comentada Graça na Graça, sendo que quatro desses livros também possuem a versão em espanhol (o Manual del Cristiano LGBT, Incluido por Gracia, o livro de Mateus Comentado e o IPEG Metodista Manual do Ministro).
Para compras on-line na Amazon Brasil, clique no seguinte link: 

Saturday, November 26, 2022

LIBROS - MARVEL SOUZA EN AMAZON.COM

El Reverendo Marvel Souza tiene diez libros publicados en portugués, entre los que se destaca la Biblia comentada Gracia sobre Gracia, y cuatro de estos libros también tienen versión en español (el Manual del Cristiano LGBT, Incluidos por Gracia, el libro de Mateo Comentado y el Manual del Ministro Metodista IPEG).

Para comprar el libro "Teología Queer" haga clic en el enlace: https://www.amazon.com/dp/B0BKS8LLRV/ref=cm_sw_r_awdo_3RW1RFA3X0W0RWZ1ZKBW_1 

Para comprar el libro "Incluidos por Gracia" haga clic en el enlace: https://www.amazon.com/dp/B089TWPXBD/ref=cm_sw_r_wa_awdb_imm_9BKVVB6DR5YPHQ34T95W 

Para comprar el libro "Evangelio de Mateo Comentado" haga clic en el enlace: https://www.amazon.com/dp/B088GJFM92/ref=cm_sw_r_wa_awdb_imm_6W3B741GJC1WT7T8S9VS




Tuesday, November 22, 2022

ESTAÇÃO LITÚRGICA DE ADVENTO

"No primeiro culto de advento, domingo 27, o Pastor Marvel Souza trará uma palavra de esperança sob o tema: "JESUS O PLANO PERFEITO - ESPERANÇA PARA TODOS OS POVOS"". 

A estação litúrgica do Advento é os quatro domingos que antecedem o Natal, é o tempo de preparação para a vinda de Jesus. Na Igreja, é tempo de meditarmos sobre os vários contextos nos quais Jesus nasceu - desde a aliança de Deus com a humanidade, baseada na promessa do Salvador até o nascimento do Emanuel, Deus conosco.  

Neste ano em que a humanidade está se recuperando do período de pandemia de corona vírus, cristãos de todos os lugares do mundo celebram o Advento na expectativa de que tenhamos um Natal repleto de paz, esperança e amor. 

A Igreja Metodista Reconciliadora IPEG em parceria com a Primeira Igreja Metodista Unida de Miami, a partir do 27 de novembro iniciará os trabalhos litúrgicos do advento em língua portuguesa, presencialmente e disponibilizará transmissões online no Facebook e YouTube. 

No primeiro culto de advento, domingo 27, o pastor Marvel Souza trará uma palavra de esperança sob o tema: "JESUS O PLANO PERFEITO". Na perspectiva de que o Jesus prometido, foi cumprido e glorificado, selando o propósito divino de oferecer graciosamente a todas as pessoas a redenção (resgate) e a remissão (perdão/purificação). Baseado no texto de Isaías 2:1-5, o pastor trará uma reflexão profunda sobre os aspectos gerais que apontavam para as necessidades humanas da época profética e o que motivou Deus a encorajar o seu povo a esperar com confiança na promessa da redenção e remissão, que se cumpriria por meio de Jesus. 



GRUPO DE ESTUDO BÍBLICO CAFE - 2º ENCONTRO

SEGUNDO ENCONTRO - 21/11: SALMOS IMPRECATÓRIOS...

Comunhão, Amor, Fé e Espiritualidade - o grupo de Estudo Bíblico CAFE se reuniu para continuar os estudos do livro de salmos. O segundo encontro iniciou com um lembrete sobre as três regras básicas do grupo: 

  1. Falamos sobre o que nos une. (Em especial, não falamos sobre política)
  2. Contamos a vitória, sem a história. (Valorizamos o tempo e democratizamos as oportunidades)
  3. Coloque sua máscara antes de tentar ajudar outros (referência a uma das regras da aviação quando o avião está com despressurização). (Damos importância a este momento e o reconhecemos como uma oportunidade de crescimento. Colocamos celulares no silencioso, evitamos conversas fora do propósito)

Após uma oração, os participantes refletiram sobre a composição de um salmo a partir das seguintes palavras: gratidão, quebrantamento, imprecação, louvor, didática/instrução e lamentação. 


Cada participante escolheu uma das palavras que segundo eles seria um dos elementos que usariam para compor um salmo, caso tivessem a oportunidade de escrever um, e explicarão o porquê. 

Em seguida, o pastor Marvel esclareceu que todas essas palavras representam a composição dos salmos, em sua totalidade ou em parte. E destacou que os salmos não são uma exclusividade da religião judaica, sendo possível encontrar salmos em outras culturas antigas. 

Logo após, os participantes foram divididos em duplas, cada dupla recebeu um salmo, tendo cada verso, sem numeração, em um tira de papel, as quais eles passaram a organizar a partir de uma lógica aleatória. À medida que as duplas foram organizando os textos, o pastor Marvel foi dando dicas do que poderia ajudar a compor uma sequência lógica texto; a saber: numeração, ordem alfabética ou coerência textual. 

Após terem concluído a tarefa, cada dupla compartilhou a leitura e viram alguns exemplos de salmos acrósticos projetados na TV, e  ouviram a explicação de que este tipo de salmos são organizados pela ordem alfabética pois representam uma composição de poesia lírica, na qual os autores usaram o alfabeto hebraico para iniciar cada parte dos seus textos, dando uma sequência lógica para as composições.  

Em seguida, o pastor Marvel esclareceu que os salmos podem servir como uma inspiração para as nossas orações e que podemos torná-los uma base para nosso desenvolvimento em fé, pois encontramos neles a expressão verdadeira de pessoas que viveram grandes experiências com Deus. No entanto, ele advertiu os presentes a tomarem cuidado quanto ao grupo de salmos imprecatórios, pois estes não representam os princípios cristãos. 

Segundo o pastor, alguns corinhos cantados em igrejas protestantes são salmos na íntegra, como é caso do salmo 100 cantado; e há vários que foram inspirados em salmos, como a música "ao Rei dos Reis consagro tudo o que sou". 

Conduzidos pelo pastor Raphael Lira todos cantaram o salmo 100 e o louvor "ao Reis dos Reis consagro tudo o que sou". 

Como tarefa de casa, o pastor Marvel pediu para que todos leiam os seguintes salmos e destaquem palavras-chave ou versículos que mais chamem a atenção: 7, 109, 137.

 
Com uma oração final e bênçãos pastorais todos foram abençoados e desfrutaram de um delicioso café, chocolate quente e alguns lanches. 

*A próxima reunião ficou agendada para o dia 30 de novembro, quarta-feira, às 19h30 no mesmo endereço.

Para fazer parte do grupo de whatsapp e receber informações sobre os estudos, clique no seguinte link: https://chat.whatsapp.com/G49FbL1HB9eF5c65TeRanT



Saturday, November 19, 2022

LGBTQIA+ SMALL GROUP - READING CIRCLE: 1st MEETING

BUILDING AN INCLUSIVE CHURCH - 11/18..."It’s important to feel included. It’s a fundamental human need, and when we feel excluded, it hurts. When we don’t feel like we belong, we tend to look for a place where we are more comfortable. We need to help everyone feel that they belong at church".

The First United Methodist Church of Miami is a Reconciling Congregation which is providing safe places for all LGBTQIA+ people. Last Friday, it was launched a Small Group to welcome LGBTQIA+ people and allies who want make their church a more inclusive place. This Small Group is under the leadership of pastor Marvel Souza and pastor Raphael Lira who have 13 years experience in leading inclusive works in Brazil. 


The first meeting started with a moment of prayer. Right after, each participant was encouraged to share experiences of inclusion. After that, pastor Marvel brought a reflection about Bible text on Acts 10:34-35: "Then Peter began to speak: “I now realize how true it is that God does not show favoritism but accepts from every nation the one who fears him and does what is right"". 

Pastor Raphael highlighted that his husband and him are experiencing real works of inclusion at the First United Methodist Church of Miami and at the Saint John's on Lake United Methodist Church. However, he recognizes that there are much more to do towards being a more inclusive church. 

Pastor Marvel spoke about his two different experiences of inclusion - one in an inclusive church which is part of the lots of other inclusive churches that were created as a way to gather LGBTQIA+ worshipers who had left their original churches due to the harmful effects of prejudice against them. His other experience of inclusion happened when he found the Reconciling Ministries Net Work which is a movement inside the United Methodist Church standing for LGBTQIA+ rights. 

After that, each participante we're encouraged to answer four questions that helped them reflecting about being a more inclusive Church: 
  1. What's the definition of inclusion? 
  2. What does it mean, to be a Reconciling Congregation? 
  3. What's the difference of politeness and full inclusion? 
  4. What are you willing to do to make the Church a more inclusive place? 
When each participant  finished sharing their concerns about the questions, pastor Marvel read out loud the Bible text of 2Corinthians 5:18-19 and asked them to read the whole text, 2Corinthians 5:1-20, as a homework. 

The next meeting will be held on December 2nd, at the same time and place. Some of the meetings will be outdoor due to the COVID-19 issues.

*To be connected with this project, click the link and be part of the Meetup Group: 

Thursday, November 17, 2022

GRUPO DE ESTUDO BÍBLICO CAFE - 1º ENCONTRO

PRIMEIRO ENCONTRO - 16/11: "SALMOS ACRÓSTICOS"...

COMUNHÃO, AMOR, FÉ e ESPIRITUALIDADE, o Grupo de Estudo CAFE contou em sua abertura com a presença de pessoas comprometidas em estudar a Palavra de Deus. Com desejo sincero e necessidade real de aprender, seis pessoas marcaram o início dos encontros que vão ser realizados até o dia 21 de dezembro de 2022. 

Com mesa preparada, e aquele cafézinho...os participantes foram recebidos na primeira reunião do Grupo de Estudo Bíblico CAFE. 


Sob a condução dos pastores brasileiros Marvel Souza e Raphael Lira, que prepararam reflexões e dinâmicas para introduzir os assuntos que serão abordados nos próximos três encontros, os participantes iniciaram os estudos colocando mãos à obra, responde três perguntas geradoras. 


Além disso, os pastores estabeleceram alguma regras para que o Grupo possa prosseguir sem contratempos: 

  1. Falamos apenas sobre o que nos une. Em especial, não falamos sobre política no grupo.
  2. Contamos vitórias, não histórias - os participantes são encorajados a serem democráticos em relação ao tempo, não falando demais. 
  3. Colocamos primeiro a nossa máscara antes de tentar ajudar outros - precisamos dar importância aos encontros, desligando-nos de situações e pessoas que possam roubar nossa atenção. 

Em seguida, após um momento de oração e louvor, o pastor Marvel trouxe explicações sobre o propósito do Grupo de Estudo CAFE e fez esclarecimentos sobre a sigla CAFE. A partir de então, os participantes foram orientados a produzir acrósticos com as seguintes palavras: oração, comunhão, amor, graça, família e bíblia. 


Então, o pastor Marvel explicou que o primeiro grupo de Salmos que serão estudados fazem parte dos que foram escritos em formato de acrósticos e por isso são chamados de Salmos Acrósticos; a saber, Salmos 25, 34, 119 e 145. E como atividade pra casa, os participantes foram instruidos a ler estes salmos. 
O primeiro encontro foi encerrado com oração e louvor (Salmo 100). A próxima reunião ficou agendada para segunda-feira, dia 21 de novembro, às 19h30. 

Para fazer parte do grupo de whatsapp e receber informações sobre os estudos, clique no seguinte link: https://chat.whatsapp.com/G49FbL1HB9eF5c65TeRanT


Sunday, November 13, 2022

CULTO METODISTA RECONCILIADOR ONLINE

Parceria entre a Igreja Metodista Unida de Miami e os pastores Marvel Souza e Raphael Lira...

A Primeira Igreja Metodista Unida de Miami disponibiliza em sua grade de atendimento ao público cultos presenciais e grupo de estudo em língua portuguesa para pessoas que residem em Miami, e a partir do dia 13 de novembro de 2022, em parceria com os pastores Marvel Souza e Raphael Lira oferecerá transmissões ao vivo no Facebook e YouTube para membros e congregados da Igreja Metodista Reconciliadora IPEG do Brasil.  
Assim como a Igreja Metodista Reconciliadora IPEG do Brasil, que desde 2016 faz parte da Rede de Ministros Metodistas Reconciliadores, a Primeira Igreja Metodista Unida de Miami no último dia 24 de outubro passou a fazer parte da rede, abrindo espaço para a Inclusão Eclesial de pessoas LGBTQIA+ à membresia e ao fortalecimento da luta pelos direitos de pessoas da sigla no exercício pleno da fé metodista.  

Com a chegada dos pastores Marvel Souza e Raphael Lira a cidade de Miami e a integração dos mesmos no projeto "Sirva Miami", o público reconciliador que já vinha sendo atendido no Brasil pelos pastores, por meio de cultos on-line, serão abençoados pelas transmissões ao vivo que passarão a ser feitas direto da Primeira Igreja Metodista Unida de Miami. Ao mesmo tempo, os pastores contribuirão com a estruturação de um novo tempo dos serviços cúlticos oferecidos aos brasileiros em Miami.  

Os cultos online serão administrados pelos pastores da Igreja Metodista Reconciliadora IPEG, Marvel Souza e Raphael Lira, pelo pastor Lucas Bonates e sua esposa, Thaís Bonates, que são líderes da Igreja Metodista Brasileira em Miami. 

Foto: Pastores Marvel Souza e Raphael Lira...

Foto: Família Bonates (Pastor Lucas Bonates, Thaís Bonates e Filha, Luna Bonates)...

Siga-nos nas mídias sociais: 

- Facebook Igreja Metodista Reconciliadora IPEG: @metodistaipeg
- Facebook Primeira Igreja Metodista Brasileira de Miami: @primeirametodistabrasileira
- YouTube Igreja Metodista Reconciliadora IPEG: ipeg.sec

Ou entre em contato para mais informações: 

🇧🇷(61)9 9958-8435 (whatsapp)
🇺🇲(786)464 3398 (whatsapp)


Wednesday, November 9, 2022

GRUPO DE ESTUDO BÍBLICO PARA FALANTES DE PORTUGUÊS EM MIAMI: CAFE

A Primeira Igreja Metodista de Miami em parceria com os pastores Marvel Souza e Raphael Lira, abrirá mais um espaço de compartilhamento, comunhão, louvor, estudo bíblico e oração na cidade de Miami: GRUPO DE ESTUDO BÍBLICO CAFE (CAFE: C, comunhão; A, amor; F, fé; E, Espiritualidade).

Os pastores estarão sob a responsabilidade de conduzir os trabalhos que têm como foco alcançar o público falante de língua portuguesa, sejam estudantes do idioma, brasileiros ou de qualquer outra nacionalidade que fale português e possam atender aos encontros presenciais que serão realizados às quartas-feiras, às 19h30, no seguinte endereço: Residencial Elser - Apt 3504, 398 NE 5th, Miami, FL 33132.

Os encontros começarão a partir do dia 08 de novembro de 2022 e obedecerão à seguinte programação de temas: 

- 16, 23 e 30/11: A Arte de Falar com Deus - Experiências transformadoras com o livro de Salmos.
- 07, 14 e 21/12: A Cultura da Mesa - Experiências de Graça e Amor. 

Cada encontro terá duração de 1h30, será em língua portuguesa e terminará com um lanche oferecido pela Primeira Igreja Metodista de Miami. E os materiais que serão utilizados, de autoría do pastor Marvel, serão publicados frequentemente aquí no site Direito à Fé e nas mídias sociais da Primeira Igreja Metodista de Miami. 

Para mais informações, entre em contato via whatsapp: +1(786)464 3398. 

Localização de onde os encontros ocorrerão: The Elser Residences Miami - 


Assista ao vídeo convite: 

Conheça um pouco da trajetória pastoral do Reverendo Marvel Souza: 

Thursday, October 13, 2022

ENCONTRO INTERNACIONAL ONLINE DE CASAIS LGBTQIA+

"É melhor serem duas pessoas do que uma, porque sendo duas soma-se a renda e se uma cair a outra levanta. Uma aquece a outra no tempo frio e juntas resistem ao mal" . 

O encontro será em uma sala de reunião virtual exclusiva para os inscritos, no dia 15/10/2022, às 20h (Horário de Brasília). O link da reunião será disponibilizado no dia do evento. 

Incrições em: https://fb.me/e/52xnzv7x8

*Lista de moderadores convidados: Rev Marvel Souza🇧🇷, Pr Raphael Lira🇧🇷, Pra Gil Santos🇧🇷, Pr João e Amy🇧🇷, Pr Kipp Nelson 🇺🇲, Pra Audrey Warren 🇺🇲, Helen Ryde 🇺🇲.

*Evento com tradução do português para o inglês e salas bilingues 🇧🇷🇺🇲.

*O evento contará con sala geral de reunião e salas temáticas sobre o tema "Estações do Amor". 

*A plataforma que será utilizada: Google Meet. 

Para mais informações, entre em contato via whatsapp (61)9 9958-8435 ou via e-mail ipeg.sec@gmail.com

Incrições em: https://fb.me/e/52xnzv7x8


Thursday, October 6, 2022

OUSADO AMOR



Desde março de 2022 o Pastor Raphael Lira tem contribuído com os trabalhos de Inclusão Eclesial Plena de pessoas LGBTQIA+ ao pleno exercício da fé na Igreja Metodista Saint John's em Miami Beach e na Primeira Igreja Metodista de Miami Downtown. 

Para contactar o Pastor Raphael Lira: ipeg.sec@gmail.com

Friday, September 30, 2022

COMPRENSIÓN BIBLICA SOBRE LA HOMOSEXUALIDAD

"LOS TEXTOS BIBLICOS NO HABLAN SOBRE HOMOSEXUALIDAD, PERO SI, SOBRE COMPORTAMIENTOS SEXUALES ADULTEROS, INCESTUOSOS, INMORALES (DEGENERADOS, PROSTITUTOS), PERVERSOS (PEDOFILOS Y VIOLADORES), SEAN PRACTICADOS POR HETEROSEXUALES U HOMOSEXUALES".  


"Generalmente son utilizados 14 textos bíblicos en la discusión sobre la homosexualidad:
  • Genesis 1:27-28 e 2:18-25;
  • Genesis 19;
  • Levitico 18:22 e 20:13;
  • Deuteronomio 23:17;
  • 1Reyes 14:24; 15:12; 22:47; 2Reyes 23:7;
  • Romanos 1:18-32;
  • 1Coríntios 6:9-11;
  • Efesios 5:33;
  • 1º de Timoteo 1:10.
Algo muy importante en esta discusión:

No hay registro en la Biblia Sagrada de que Jesús o cualquiera de uno de los profetas del Antiguo Testamento tengan utilizado cualquier referencia a las personas LGBTQIA+.
Genesis 1 y 2
  • Genesis 1 (relato posterior): describe el objetivo de la unión entre Adan y Eva como siendo la multiplicación y el dominio sobre la tierra;
  • AGenesis 2 (relato mas antiguo): describe la relación entre Adán y Eva en el sentido de destinarse al compañerismo total.
En el Antiguo Testamento la procreación era LA DIRECTIVA PRINCIPAL, el mandamiento principal. La primera directiva fue: “Fructificad, multiplicaos y llenad la tierra”. La no procreación perjudicaría a la humanidad, a la economía, a la familia, a la herencia de las tierras, etc. Si fueras gay, aún estarías obligado a procrear. Tan importante era la procreación que si tu hermano moría sin herederos, era tu deber tener sexo con su esposa para darle un heredero a tu hermano... y ese era tu deber, aunque tuvieras esposa, debías cumplirlo. . Una vez más, la procreación era una necesidad moral, social, familiar y económica. Entonces, en ese momento, las concubinas y/o tener varias esposas se consideraba apropiado y aceptable debido al mandamiento primordial sobre la procreación.

Genesis 19:
  • V.4: la reacción de las personas de aquella ciudad revelaba un de los motivos por los cuales todas fueron exterminadas: la falta de hospitalidad, en especial, en lo que se refiere a los mensajeros de Dios. Por esto, Jesús usa el ejemplo de Sodoma para proferir condena sobre las ciudades impenitentes que no recibieron bien a su predica – leer: Mateo 11:20-24. La hospitalidad era tan importante que, según la ley mosaica, todos los judíos deberían practícala – Leer: Éxodo 22:21
  • V. 5-8: Traiga-los para fuera para que los conozcamos – significa una violación colectiva a dos hombres, que seria realizado por un grupo de hombres, algo que es condenado por toda y cualquier religión y por todo y cualquier código moral de que se tiene conocimiento.
  • V.5- el termino “Conocer” es empleado por varias veces en el Antiguo Testamento refiere al hecho sexual. Por esto, Lot ofrece sus dos hijas para que fuesen violadas en el lugar de los ángeles. (V. 8). Para que los conozcamos – esta frase significa la violación colectiva que los hombres de aquella ciudad quisieran hacer con los huéspedes de Lot, posiblemente por medio del coito anal. Es importante entender que ninguna forma especifica de actividad sexual es única de una orientación sexual, sea ella heterosexual u homosexual – parejas hacen sexo anal, vaginal, oral, por medio del tacto, masturbación, manipulación del (a) compañero (a) y besos, sin importar la orientación sexual. Así siendo la narrativa bíblica, revela como Dios se comporta delante de pecadores impenitentes que no reciben su palabra, sean ellos heterosexuales u homosexuales.
  • V. 8 – El hecho de Lot ofrecer sus dos hijas para ser violadas, refleja el carácter machista de las sociedades antiguas, en que las mujeres eran consideradas una subcultura.
  • V. 9 – él es extranjero – evidencia el porque de querer abusar a los huéspedes de Lot: eran extranjeros, así como Lot, también .
Levítico 18:22 y 20:13
  • Para los hebreos, el hombre era la imagen y semejanza directa de Dios (Genesis 1:27), pero la mujer era considerada propiedad del hombre (Éxodo 20:17). Entonces, acostarse con un hombre, como si fuera una mujer, significaba reducir la imagen de Dios a una propiedad (mujer) que debería ser dominada. Esto era algo común en las practicas idolatras que no reconocían la soberanía del Dios de los hebreos. O sea, la condena aquí esta relacionada a una cuestión litúrgica en que Dios prohíbe a su pueblo prestarle cultos, como habían aprendido adorar los dioses paganos, en la tierra de Egipto.
  • Estos textos no hacen referencia a la homosexualidad, pero a un comportamiento sexual prohibido entre los hombres que vivían un matrimonio heterosexual (por esto el uso del termino varón – 18:22 (versión bíblica: Almeida Revista e Corrigida), indica un individuo casado). Por este prisma hay una preservación divina del matrimonio, y no una condena a la homosexualidad, transexualidad o travestismo.
  • Otro aspecto importante se refiere al cumplimiento de la primera directiva divina que fue la reproducción: "multiplicaos, llenad la tierra". Los hebreos creían que el hombre poseía las semillas de la vida.
Deuteronomio 23:17
  • Tanto en la cultura de los egipcios como en la cultura de los cananeos eran comunes los cultos a los dioses de la fertilidad. En estos cultos las personas, además de presentar ofrendas de alimentos y sacrificios de animales, también ofrecían sus cuerpos, en referencia a la procreación humana. En rituales, infantes e adultos se involucraban en orgias sexuales.
  • En los templos paganos, era común la presencia de prostitutas del templo. Además, la palabra “abominación (tôebhah)” esta relacionada en especial, a las practicas de idolatria asociadas al acto sexual.
1 Reyes 14:24; 15:12; 22:47; 2 Reyes 23:7
  • Relatos sobre la instalación y abolición de la prostitución en el templo en diversas épocas durante el periodo de la monarquía.
  • Estos textos no hacen referencia alguna a la homosexualidad, transexualidad o travestismo
Romanos 1:18-32
  • El texto se refiere nuevamente al sexo relacionado a las acciones idolatras.
  • El texto condena el rechazo de la orientación sexual.
  • En la época no había una concepción formada sobre opción sexual, condición sexual u orientación sexual.
  • El contexto no se refiere a las relaciones homoafetivas, basadas en el amor, complicidad, fidelidad y santidad.
1Corintios 6:10
  • Los términos “afeminados” y “sodomitas” son empleados en algunas versiones bíblicas, tendenciosas, para corresponder a las palabras griegas “Malakoi” e “Arsenokoitai”, que significan respectivamente en una traducción pura y coherente con las sagradas escrituras: “imorales” y “perversos”, o sea, el texto de 1Corintios 6:10 no hace referencia a homosexuals, pero a todos aquellos que son sexualmente inmorales y perversos.
  • Incluso en el grupo de perversos todos aquellos que violen sexualmente a otra persona (pederastas, pedofilos, violadores).
  • En el grupo de los sexualmente inmorales: degenerados (as), promiscuos y prostitutos (as).
Efesios 5:33
  • Se aplica a la afirmación de la relación entre Cristo y su cuerpo, la iglesia, y la relación entre el esposo y la mujer.
  • Se este texto estuviera hablando a la relación hombre-mujer como la única posible para los cristianos, la consecuencia seria que el celibato igualmente es pecaminoso. Algo que el propio Apóstol Pablo enseñó – 1Corintios 7:8.
1º de Corintios 6: 9-10 y 1º de Timoteo 1:10:

La palabra griega que aparece en estos pasajes, que generalmente se traduce como “homosexual” es arsenokoites (1º de Corintios también incluye la palabra griega malakos). Traducir estas palabras como “homosexual”, un término que no existió hasta finales del siglo XIX, llevó a muchos a la conclusión de que los homosexuales no heredarán el reino de Dios. Pero los arsenokoites y los malakos no se refieren a lo que ahora llamamos una relación homosexual íntima.

Malakos significa literalmente “suave”, un término que se usa en la literatura antigua para referirse a “niños afeminados”. También podría ser una referencia a una relación de pederastia, donde un hombre asume la posición pasiva de una mujer o la “suave”.

No debemos olvidar nunca que Pablo escribe en el contexto social grecorromano. Cometemos una injusticia con la Biblia cuando leemos las Escrituras con una comprensión moderna de la intimidad sexual en comparación con el espíritu cultural existente en su propio tiempo. En el mundo griego antiguo, la pederastia, una relación sexual entre adultos y niños, a menudo era común y se practicaba ampliamente como un tipo de ritual de iniciación masculina. Las costumbres sexuales griegas influyeron en la cultura romana, con la condición de que las relaciones entre personas del mismo sexo entre romanos generalmente tenían lugar entre un amo y su esclavo. Es a este mundo grecorromano donde Pablo escribe sus cartas.

Arsenokoites es más difícil de traducir porque el término parece haber sido acuñado por Pablo, y no aparece en otra literatura antigua ni es usado por autores posteriores. Arsenokoites denota el papel pasivo que adopta la prostitución masculina. Si tenemos en cuenta que había más de mil prostitutos y prostitutas trabajando en Corinto en el templo de Afrodita y que la prostitución masculina se practicaba ampliamente en Grecia, 1º de Corintios y 1º de Timoteo podrían estar refiriéndose a estos prostitutos, ¿específicamente prostitutos masculinas que todavía eran niños?

Lo que estos pasajes bíblicos condenan, por lo tanto, es la pedofilia y la prostitución masculina (en comparación con la prostitución femenina que parece darse por sentada), no una relación de amor entre hombres.

LOS TEXTOS BIBLICOS NO HABLAN SOBRE HOMOSEXUALIDAD, PERO SI, SOBRE COMPORTAMIENTOS SEXUALES ADULTEROS, INCESTUOSOS, INMORALES (DEGENERADOS, PROSTITUTOS), PERVERSOS (PEDOFILOS Y VIOLADORES), SEAN PRACTICADOS POR HETEROSEXUALES U HOMOSEXUALES".  

Texto: Reverendo Marvel Souza

Encontrarás más explicaciones bíblicas en el libro Teología Queer. Para comprarlo, haga clic en el siguiente enlace: https://a.co/d/f32c3PI

Bible Study Recap - October 1

📖 Bible Study Recap – October 1 Matthew 14–15: Grace that Provides, Heals, and Transforms On October 1, our Bible Study at Jason Lee Mem...